segunda-feira, 4 de maio de 2015

Ministro da Educação afirma não ter verba para novos contratos do Fies

O ministro Renato Janine Ribeiro, afirmou nesta segunda-feira (4) que o Ministério da Educação não tem verba para novos contratos doFundo de Financiamento Estudantil (Fies).  Segundo o MEC, os R$ 2,5 bilhões destinados para novos contratos do programa já foram utilizados em 252.442 novas adesões. Segundo O Globo, o número representa cerca de 52% das adesões ao financiamento efetivadas no primeiro semestre de 2014, quanto aproximadamente 480 mil alunos entraram no programa.
Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, divulga balanço do primeiro semestre de 2015 do Fies  (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
A redução do número é um reflexo do ajuste fiscal feito pelo Governo Federal. O número de alunos que concorreram ao financiamento ano foi de cerca de 500 mil, segundo o MEC. Porém, diferentemente do ano passado, quanto praticamente todos os pedidos eram atendidos, somente um em cada dois alunos foram contemplados.
O ministro afirmou que o MEC trabalha com a possibilidade de abrir uma nova seleção para o segundo semestre de 2015, contudo, ainda não sabe se será possível."Depende da disponibilidade orçamentária. Estamos trabalhando nisso, mas não podemos prometer algo que não temos certeza", afirmou Janine Ribeiro.
Inscrições prorrogadas
As inscrições para o Fies foram encerradas na quinta-feira (30), após alguns problemas técnicos no sistema de cadastro. A Justiça do Mato Grosso determinou, então, que o prazo fosse prorrogado em todo o país. No entanto, o ministro afirma que não há sentido em reabrir as inscrições, se não há verba para receber novos alunos. "Entendemos que, não havendo mais recursos, a reabertura do sistema seria meio inútil. De qualquer forma, nós ainda não fomos notificados, mas vamos recorrer", afirmou ele em entrevista coletiva, segundo o G1.
Apesar da determinação da Justiça, o sistema de inscrições no Fies mostra que inscrições acabaram no dia 30 de abril (Foto: Reprodução)
Segundo o ministério, dos 1,9 milhão de contratos existentes, só faltam 148.757 para serem aditados. A pasta afirma desde o começo do ano que todos conseguirão renová-los, mesmo assim, alunos têm enfrentado problemas técnicos. Por isso, para quem já tem um contrato, a renovação pode ser feita até o dia 29 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário