sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Jovem que morava na Itália é achado morto em Itacaré



Um jovem de 25 anos foi encontrado morto na Vila Camboinha, na cidade de Itacaré, sul da Bahia. De acordo com o delegado da região, Emanuel Matos, o corpo da vítima foi achado sem roupas e com marcas de tiros na cabeça na última quarta-feira (29). Segundo familiares, Ruan César de Oliveira Vieira era garçom na Itália e visitava a família no Brasil há quatro meses. Ele voltaria para a Europa em novembro. Segundo o delegado, o corpo foi liberado por familiares na quinta-feira (31), do Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus. "Estou aguardando que os parentes, a mãe, o pai, entrem em contato conosco para saber o que de fato houve. Não sabemos se ele estava desaparecido. A única informação que tenho, por meio da rede social dele, é que ele não estava indo para Itacaré. Então, espero o contato da família para ajudar nas investigações", disse Matos. O corpo do jovem será enterrado nesta sexta-feira (30), às 17h, no município de Pintadas, no sertão da Bahia, onde mora a maior parte da família. Não há mais detalhes sobre o caso. Informações do G1.

'Patrícia Poeta' sai do 'Jornal Nacional': Hoje, 31/10/2014


No Instagram a apresentadora deixou uma mensagem sobre sua saída do JN:

‘‘Nos últimos três anos trabalhei com essa equipe generosa, parceira, amiga. Com a ajuda dos meus colegas, pude dar ao lado do Bonner centenas de ‘Uma boa noite pra você’ ao fim de cada edição do JN, com aquela sensação de dever cumprido. A todos, minha eterna gratidão. Aprendi muito com vocês. Valeu! Até breve, amigos! A gente se encontra pela vida! 31/10/ 2014 – um dia inesquecível pra mim’’.

Renata Vasconcellos assume a vaga, a partir desta segunda, 3 de novembro.


Patrícia Poeta deixa

A noite desta sexta-feira (31) entrará para a história do "Jornal Nacional". O noticiário mais visto do país atravessa por mais uma mudança importante e deixa de ter Patrícia Poeta como âncora ao lado de William Bonner.
Patrícia Poeta deixa o "JN" com menos de três anos à frente da função. O período é bastante curto se comparado aos quase 14 anos da antecessora Fátima Bernardes ou aos 18 que William Bonner já acumula.


A partir da próxima segunda-feira (03), o posto de Patrícia será ocupado por Renata Vasconcellos, até então no "Fantástico".  Ela será substituída pela repórter Poliana Abritta.
Também de segunda-feira em diante, Patrícia Poeta continuará frequentando a Globo normalmente ainda que com um outro objetivo. Ela se dedicará às etapas de produção de seu novo programa.


Patrícia Poeta em seu primeiro dia de "JN", em 2011

Diferente de quando Fátima Bernardes deixou o "JN" em 2011, desta vez não há praticamente nada relacionado ao novo programa de Patrícia Poeta. O formato começará a ser discutido do zero. Há dúvidas até mesmo em relação ao horário e dia de exibição. Rumores indicam para caminhos bem opostos, como um semanal nas tardes de sábado ou um diário no lugar da "Sessão da Tarde".
Ao longo de quase três anos à frente do "Jornal Nacional", Patrícia Poeta teve neste o ano de maior repercussão e de desafios. Ela teve participação direta na cobertura da Copa do Mundo, inclusive com aparições fora do estúdio.




Ainda neste ano, a âncora também entrevistou a Presidente da República Dilma Rousseff enquanto candidata. Aécio Neves e Marina Silva também foram entrevistados. O destaque do período eleitoral, no entanto, foi a entrevista feita com Eduardo Campos, que teve nesta sua última aparição na TV aberta antes de falecer em um acidente aéreo em Santos, no litoral de São Paulo.
Diferente do que circula pela imprensa, Patrícia Poeta não deixa o "Jornal Nacional" por interferência de William Bonner.
A apresentadora, inclusive, ganhou uma festa de despedida em um restaurante no Leblon, no Rio de Janeiro, na qual o parceiro e diversos colegas participaram.




Em entrevista para o jornal O Globo, Patrícia disse que está se sentindo desafiada por mudar de área, mas afirmou que ir para o entretenimento era algo que estava se preparando há muito tempo: "Estou muito feliz com a mudança. O sentimento é de desafio. Me sinto desafiada. Vou me dedicar a algo que planejo há muito tempo. O caminho novo está apenas começando".

A jornalista também ressaltou que é normal que especulações sobre o seu futuro sejam feitas, já que o projeto ainda não está muito claro para as pessoas. Ela ressalta ainda que vai sair do "JN", mas não vai deixar de trabalhar: "Eu estou deixando uma posição de muita visibilidade para me dedicar a algo que as pessoas ainda não sabem o que é. Por isso, é natural que, por um momento, haja especulações. Mas já passou. Tenho alguns dias de férias em novembro. Tempo para dar uma descansada e ajudar meu filho a se preparar para os exames finais da escola. Vai ser ótimo. Também em novembro já me apresento no Projac".

PEDALADA AZUL MOBILIZA PARA MUTIRÃO DO DIABÉTICO EM ITABUNA

Ciclistas dão abraço em área verde da Rótula Tancredo Neves, no S. Caetano.

Amanhã, sábado (1º) será dia da 2ª Pedalada Azul em Itabuna. A atividade integra as ações de mobilização do Mutirão do Diabético. Os participantes saem da Praça Rio Cachoeira (Beira-Rio), às 9 horas. Os ciclistas retornam à praça para momento de confraternização, após percorrer vários pontos da cidade.
De acordo com os organizadores, a Pedalada Azul contará com apoio dos grupos de ciclismo Pedal Bom, Amigos das Trilhas e Clube do Ciclismo de Itabuna. A intenção, com o evento,é chamar atenção para a importância da atividade física no controle do diabetes.
– É importante essa mobilização da sociedade em torno da prevenção de uma doença que pode causar graves danos à saúde se não for detectada e tratada a tempo – afirma o médico Rafael Andrade, do Hospital de Olhos Beira Rio e coordenador do Mutirão do Diabético de Itabuna.
O Mutirão do Diabético deste ano será realizado em 15 de novembro, na Praça Rio Cachoeira, com detecção de diabetes, tratamento e outros serviços em saúde.

Anatel: Mais 5 Estados adotarão nono dígito em celulares, Bahia está inclusa



Após os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, mais cinco unidades da Federação adotarão o nono dígito nos números de celulares a partir do próximo domingo, 02. Todas as linhas móveis do Pará (DDDs 91, 93 e 94), Amazonas (DDDs 92 e 97), Roraima (DDD 95), Amapá (DDD 96) e Maranhão (DDDs 98 e 99) acrescentarão o algarismo “9” antes nos números atuais. A mudança afeta 453 municípios, com cerca de 20 milhões de linhas habilitadas, e deve custar cerca de R$ 58 milhões para as operadoras. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), haverá um período de transição até o dia 11 de novembro, durante o qual as chamadas realizadas com oito dígitos ainda serão completadas. Depois desse prazo, os clientes que não discarem o nono dígito receberão mensagens de orientação até o dia 9 de fevereiro de 2015. Após essa fase, nenhuma chamada com oito dígitos será completada nessas regiões. “Pode haver alguma instabilidade no primeiro dia, mas, a partir daí, o sistema voltará ao normal, sem nenhum problema”, garantiu o presidente da Anatel, João Rezende.Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte adotarão o nono dígito em 31 de maio de 2015. Minas Gerais, Bahia e Sergipe farão a mudança em 11 de outubro do próximo ano. Já as Unidades da Federação restantes da Região Norte e as todas as localizadas no Centro-Oeste e Sul devem fazer a migração até o fim de 2016. “Temos uma demanda aquecida por linhas de celulares em todo o País e novas aplicações máquina a máquina e de internet também exigem o aumento da numeração. Acrescentar o nono dígito aumenta de 30 milhões para cerca de 100 milhões a quantidade de números em cada código de acesso (DDD)”, afirmou o superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel, Marconi Maya. “Apenas o Estado de São Paulo já se aproximava desse limite, mas já estamos padronizando todo o País”, completou.

Campinas usará água de esgoto tratada para consumo



Em meio à maior crise hídrica da história do Estado de São Paulo, Campinas será a primeira grande cidade do país a usar água tratada de esgoto para consumo humano. A medida foi anunciada nesta quinta-feira pela prefeitura e pela Sanasa, empresa responsável pelo fornecimento de água para a cidade de 1,1 milhão de habitantes, e deve atingir 7% da população. A água produzida atualmente a partir de esgoto tratado é de qualidade, mas não é potável. O produto é usado apenas em jardins e para lavar praças da cidade. No entanto, a construção de um sistema adutor estimado em 12 milhões de reais, em parceria com o Aeroporto Internacional de Viracopos, que já consome água de reúso para limpeza e outros serviços, vai permitir o consumo humano. A obra será concluída em um ano e meio. O novo sistema adutor, com 19 quilômetros de extensão, levará a água da Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR) para a área de captação do Rio Capivari. Esse volume poderá elevar em até 290 litros por segundo a vazão do rio e incrementar em até 600 litros por segundo a capacidade de fornecimento do Rio Atibaia. Os dois rios integram a Bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e são abastecidos pelo Sistema Cantareira, que no interior atende 5,5 milhões de pessoas. "Esta medida traz dois ganhos: eliminação de odor e aumento da oferta de água na captação do Rio Atibaia, por meio da recarga do manancial com água de altíssima qualidade, com 99% de pureza, resultante da operação da EPAR", disse o prefeito Jonas Donizette (PSB). A água de reúso será adicionada ao volume do rio e passará por um novo tratamento, o que permitirá o fornecimento à população. "Os técnicos disseram que a água de reúso, que sai da estação de tratamento de esgoto, é mais limpa que a água do Rio Capivari", assegurou o secretário de Comunicação de Campinas, Luiz Guilherme Fabrini. A Sanasa informou que troca 123 quilômetros de rede por ano, mas pretende chegar a 140 quilômetros. De acordo com a empresa municipal, a cidade é que tem o menor índice de perdas no país - 19,2%. Entre outras ações anunciadas, está a criação de um programa de pagamento por serviços ambientais que prevê incentivos fiscais para pequenos proprietários, como a manutenção de mata ciliar. Além disso, a prefeitura vai tornar mais rigorosa a lei contra o desperdício de água. (Estadão)

ITABUNA: ASSASSINATO NO LOTEAMENTO 7 DE SETEMBRO


Na noite de quinta-feira (30), por voltas das 21h30min, mais uma pessoa foi vítima de homicidas em Itabuna. Josimar Gonçalves Guedes, iria completar 37 anos no dia 18 de novembro, foi assassinado com requintes de crueldade, ele foi atingido por armas de fino, e grosso calibre.

O crime aconteceu no Loteamento 7 de Setembro, próximo ao antigo motel Carinhoso, na BR 101. No dia 26 de abril de 2013, o mesmo sofreu um acidente de trabalho onde teve uma das mãos amputada quando trabalhava como gari.

Na localidade ninguém viu nem sabe de nada, Josimar Gonçalves foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna e aguardará há chegada de familiares para fazer a liberação do corpo.

Verdinho Itabuna







Globo define fim de "Império" e estreia de "Babilônia"



A Globo já tem definido os dias de exibição do último capítulo de "Império" e o da estreia de sua sucessora "Babilônia" na faixa das 21h.

Segundo o jornalista Flávio Ricco, "Império" ficará no ar até o dia 13 de março. Com este número estabelecido, a novela de Aguinaldo Silva se encerrará com pouco mais de 200 capítulos, sendo mais que os 143 da antecessora "Em Família", mas menos que os 221 de "Amor à Vida".

Já no dia 16 de março, a Globo estreia "Babilônia", de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga. A produção deverá ficar no ar até o fim do segundo semestre, quando será substituída por "Favela Chique", de João Emanuel Carneiro.

As primeiras gravações de "Babilônia" devem ser iniciadas dentro de poucas semanas. Haverá viagens ao exterior (Paris e Dubai), além das gravações normais no Rio de Janeiro.

"Favela Chique", por sua vez, deve começar a ser gravada já no início do ano que vem.

Globo abre as portas das novelas para Lucélia Santos



Lucélia Santos, 57, agradou à cúpula da Globo durante sua participação na !Dança dos Famosos", do "Domingão do Faustão".

A atriz teve as portas abertas para retornar às novelas da emissora.

Os autores da casa já foram liberados para convidar a atriz.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ITABUNA: PREFEITO QUER REVISÃO URGENTE DOS VALORES DA PLENA

Claudevane-Leite-prefeito-de-Itabuna-foto-de-Pedro-Augusto

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, está em Salvador, onde, mais uma vez, discute com o Governo do Estado a urgência da atualização dos valores repassados para os procedimentos de alta e média complexidade oferecidos na Rede Municipal de Saúde e pelos prestadores de serviços do SUS. Pela manhã, o prefeito reuniu-se com técnicos da superintendência de regulação da secretaria estadual de Saúde e à tarde com o secretário Washington Couto.

Nos dois momentos, Vane demonstrou que não há condição de o Município continuar respondendo pelo Comando Único da Saúde sem que os valores repassados sejam revistos, pois estão abaixo do que foi comprometido pelo governo baiano. Para atender à demanda, sempre crescente, da população pelos serviços de saúde de média e alta complexidade, oferecidos pelos prestadores de serviço contratados e pelo Hospital de Base, o repasse teria que ser de pelo menos R$ 9 milhões, quando hoje está em torno de R$ 7 milhões e 300 mil.

Itabuna conseguiu a devolução do comando único no final do ano passado, após cinco anos de suspensão por causa de irregularidades na administração dos recursos. Antes do retorno da Plena, os repasses passavam de R$ 9 milhões e 400 mil. O valor atual significa um déficit de cerca de R$ 2 milhões todos os meses, o que acaba comprometendo o atendimento ofertado à população de Itabuna e dos mais de 100 municípios que utilizam o sistema de saúde do município.

O déficit acumulado no ano chega a quase R$ 21 milhões. A reivindicação apresentada pelo prefeito é de que o reajuste dos valores seja retroativo ao período que o Município recebeu a menos, desde que a Plena voltou.

Ex do cantor Moreno do Caprixo se defende e revela que foi agredida pelo cantor

larissa

10743267_570697649697039_695238293_n

10743735_572023996231071_282272449_n

Larissa Villaça, acusada de ter esfaqueado seu ex-marido, o cantor Moreno do Caprixo, usou a sua página dofacebook para se manifestar em relação ao que ocorreu na última sexta (24) entre o ex casal. Segundo Larissa, ela feriu Moreno para se defender e que essa não foi a primeira vez que foi agredida pelo ex-marido:
“As pessoas que realmente me conhece sabem o quanto esta cendo dificil pra mim posta essas fotos nao aguento mais ser amecada de morte e defafamada .Deus sabe que foi em legitama defeza se nao fosse eu teria postado a milhares de vez apanhei e fiquei com rosto todo deformado so na boca levei 11 pontos. Tem tudo isso registrado no hospital de base em itabuna e tam tem resgistrdo dua facadas que ele mesmo se deu.”  RADAR NOTÍCIAS

EXTINÇÃO DA CESTA DO POVO?...

cesta do povo

Rui Costa, governador eleito, disse ontem não considerar correto o investimento de dinheiro público na Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), que administra as lojas da Cesta do Povo.
Durante o anúncio da equipe de transição de governo, Rui disse que encomendou estudo para que a Ebal se torne autossustentável. Não deixou claro se privatizará a Cesta do Povo, que foi encontrada em 2007 com um rombo superior a R$ 600 milhões.
A fala de Rui deu margem a boatos, alguns deles diziam que o novo governador acabará com a Cesta do Povo. A assessoria desmente.
A possibilidade de extinção da Cesta – se boato ou não – já provoca reações em Buerarema. Lá, existem loja da Cesta do Povo e uma central de distribuição da empresa, que geram em torno de 200 empregos diretos e indiretos. Quem apoiou Rui, já era alvo de “elogios” desde ontem à noite, quando veiculada entrevista na TV Bahia. Rui não disse, mas a emissora falou que a Cesta poderá ser extinta.

Inflação afeta a carne bovina e o churrasco fica mais caro também na Bahia



Com a instabilidade no mercado financeiro sobrou até para o churrasco. Segundo um levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de outubro de 2013 a setembro de 2014, o preço dos produtos do churrasco subiu 12,08% — quase o dobro da inflação acumulada de 6,97% no mesmo período.


Na Bahia, os amantes de churrasco também estão gastando mais para apreciá-lo. O assistente de treinamentos em Recursos Humanos Hamilton Gomes Silva, de 47 anos, notou, principalmente, o aumento do preço das carnes. “A carne tem que ser de primeira. Normalmente compro filé especial, alcatara ou até mesmo a picanha”, contou ele, que faz churrasco em casa para a família ao menos duas vezes ao mês.

“Hoje compro o quilo do filé especial por R$ 19. Há um ano pagava R$ 13,90 pela mesma carne. Já pela picanha pago R$ 21. No ano passado ela custava R$ 14,90”, acrescentou. Para Hamilton, os preços de outros ingredientes, como tomate e cebola, são muito variáveis, mas como nem sempre são essenciais para um churrasco baiano, eles não pesam no seu bolso.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE ITABUNA PROMOVE REDE DE TROCAS E MOSTRA LITERÁRIA

Com o objetivo de levar à comunidade educacional e à sociedade os resultados das ações implementadas na Rede Pública Municipal de Ensino, ancoradas no projeto "O Lugar da Leitura na Escola Grapiúna", a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna realiza no período próximo de 12 a 14 de novembro o Seminário Rede de Trocas 2014 e a 1ª Mostra Literária, que acontecerão no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e na Praça José Bastos.
Secretaria da Educação de Itabuna promove Rede de Trocas e Mostra Literária - FOTO Wilson Oliveira 1
Para o Seminário de Trocas 2014 foram selecionados 22 trabalhos de estudantes da rede Pública Municipal e que foram estimulados pela política de incentivo e de formação de leitores críticos e contumazes adotada pela SEC para o ano letivo de 2014. Já para a Mostra Literária sete escolas estarão participando com apresentação de trabalhos nas categorias de escrita, artes visuais, fotografias, contação de histórias e educação inclusiva.
Secretaria da Educação de Itabuna promove Rede de Trocas e Mostra Literária - FOTO Wilson Oliveira 2
A programação foi discutida na manhã desta quarta-feira, 29, por técnicos do Departamento de Educação Básica e os dois eventos devem reunir centenas de educadores e estudantes. Os trabalhos que farão parte do Seminário e da Mostra Literária foram desenvolvidos desde o segmento creche até à educação de jovens e adultos. Na seleção dos projetos foi considerada a abordagem da temática "O Lugar da Leitura na Escola Grapiúna" feita a partir de dois recortes: "Literatura Grapiúna" e "Literatura Afro-Brasileira".

terça-feira, 28 de outubro de 2014

PARABÉNS SERVIDOR PÚBLICO!!

Caldeira do restaurante popular explode em Itabuna

10743305_733766883375444_601896300_n
O cozinheiro chefe Adilson Bispo informa que 20 pessoas estavam trabalhando para abrir o restaurante quando uma das caldeiras explodiu. Não houve feridos.
caldeirasite5

A nossa equipe teve acesso ao Restaurante Popular após a explosão, na área interna, muito arroz lançado para teto, paredes e o no chão. Segundo Bispo, cozinheiro chefe, sua equipe estava almoçando quando a caldeira explodiu. “Foi uma correria grande, uma colega passou mal, mas ninguém ficou ferido”, informa.  O chefe da  Defesa Civil, Roberto, isolou o local e revelou que o estabelecimento ficará fechado até os técnicos analisarem o dano causado e a causa da explosão.

Plantão Itabuna: Oziel Aragão
caldeirasitecaldeirasite2caldeirasite3caldeirasite4

ITABUNA: MATADOR ADOLESCENTE FOI APOREENDIDO PELA POLÍCIA



A policia de Itabuna, prendeu na noite de ontem (27) um adolescente de 17 anos, que confessou ter matado pelo menos três pessoas. "Tutu" como é conhecido foi detido quando populares que o conheciam acionaram a polícia, no momento em que ele transitava com uma moto roubada que ficou sem combustível no bairro Nova Itabuna. "Tutu" confessou que matou o sindicalista Moisés, a menor Brenda e de um indivíduo conhecido como "A Morte".

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Duas cidades de SP têm diferença de apenas 1 voto entre Dilma e Aécio


Dois pequenos municípios do interior de São Paulo tiveram as votações mais apertadas do país no segundo turno da eleição presidencial: Ipuã e Narandiba. Em ambas, o vencedor contou com apenas um voto de vantagem. 

Em Narandiba, município com 4.031 eleitores situado na divisa com o Paraná, a 580 km a oeste da capital paulista, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) obteve 1.546 votos, contra 1.545 do candidato do PSDB, senador Aécio Neves

A vitória petista foi uma virada. No primeiro turno, o tucano havia vencido na cidade, com uma diferença de 241 votos. 

Em Ipuã, com 10.830 eleitores e 411 km ao norte da capital, perto da divisa com Minas Gerais, o tucano ganhou neste domingo por 4.121 votos a 4.120. No primeiro turno, Aécio também havia triunfado no município, mas com uma vantagem de 149 votos. 

Em três municípios do país, a diferença foi de apenas dois votos. Dilma ganhou por 1.777 votos a 1.775 em Porto Walter, no Acre, e por 1.092 a 1.090 em Brunópolis, em Santa Catarina. Em Serranos (Minas Gerais), Aécio venceu por 709 votos a 707. 

Proporcionalmente, a diferença ficou a 0,01 ponto percentual do empate em Ipuã e em outros três municípios. Com 41.014 votos, a petista venceu com 50,01% em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro. O tucano ganhou com 50,01% em Fazenda Rio Grande (24.327 votos), no Paraná, e em Vera Cruz, no Rio Grande do Sul(7.728 votos).

RUI VOTA E ANUNCIA EQUIPE DE TRANSIÇÃO NA TERÇA

Rui Costa anuncia equipe de transição na terça (28).

O governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), votou na manhã deste domingo, 26, por volta de 9h50, no Colégio Duque de Caxias, na Liberdade.
Acompanhado da mulher Aline, o petista não levou nem cinco segundos na urna eletrônica e, em seguida, fez o sinal da vitória para os fotógrafos.
Rui segue para o bairro do Rio Vermelho para a votação da esposa. Os dois vão acompanhar a apuração dos resultados em casa, no bairro de Alphaville.
Na próxima terça-feira, 28, o governador eleito anuncia a equipe técnica que irá trabalhar durante a sua gestão. Informações D´A Tarde.

DILMA VENCE EM 11 DOS 13 MAIORES COLÉGIOS ELEITORAIS DA BAHIA

Dilma Rousseff durante comício em Feira de Santana, onde obteve quase 70% dos votos (Foto Vaner Casaes/BAPress).

A presidente Dilma Rousseff obteve 70,16% dos votos na Bahia e venceu em quase todos os 13 maiores colégios eleitorais do Estado, conforme levantamento feito pelo PIMENTA.
Salvador e Feira de Santana, controladas pelo DEM, aliado de Aécio Neves (PSDB), deram vitória expressiva a Dilma. Em Salvador, a presidente abocanhou 67,28% dos votos válidos, enquanto Aécio teve 32,72%. Já em Feira, Dilma alcançou 66,73% dos votos ante 33,27% de Aécio.
Vitória da Conquista, administrada há quase 20 anos pelo PT, registrou vitória apertada de Aécio (50,59% a 49,41%). Dilma também foi derrotada em Eunápolis: 51,95% a 48,05%.
Dilma venceu por margem apertada em Itabuna – 52,52% ante 47,48% do adversário tucano. Acompanhe os números nos principais colégios eleitorais.
Salvador
Dilma – 918.160 (67,28%)
Aécio – 446.487 (32,72%)
Feira de Santana
Dilma – 196.907 (66,73%)
Aécio – 98.167 (33,27%)
Vitória da Conquista
Aécio – 84.693 (50,59%)
Dilma – 82.732 (49,41%)
Camaçari
Dilma – 70.085 (61,65%)
Aécio – 43.595 (38,35%)
Itabuna
Dilma – 56.381 (52,52%)
Aécio – 50.974 (47,48%)
Juazeiro
Dilma – 80.611 (74,76%)
Aécio – 27.212 (25.24%)
Ilhéus
Dilma – 52.546 (59,77%)
Aécio – 35.371 (40,23)
Lauro de Freitas
Dilma – 57.596 (70,31%)
Aécio – 24.317 (29,69%)
Jequié
Dilma – 53.735 (70,70%)
Aécio – 22.269 (29,30%)
Teixeira de Freitas
Dilma – 36.935 (55,59%)
Aécio – 29.504 (44,41%)
Porto Seguro
Dilma – 34.131 (61,72%)
Aécio – 21.166 (38,28%)
Simões Filho
Dilma – 46.045 (80,48%)
Aécio – 11.165 (19,52%)
Eunápolis
Aécio – 26.128 (51,95%)
Dilma – 24.163 (48,05%)

ITABUNA FARÁ CAMINHADA DA VITÓRIA

Caminhadas e concentração na Olinto Leone marcaram festa ontem (Foto Ricardo Ribeiro/Pimenta).

Aliados fazem caminhada, nesta segunda (27), para festejar a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). A concentração começa às 15h, no Jardim do Ó, seguindo pela Avenida do Cinquentenário.
Participarão do ato político o deputado Geraldo Simões, o suplente de deputado Davidson Magalhães, o prefeito Claudevane Leite e o presidente da Câmara de Vereadores, Aldenes Meira, dentre outros políticos.
A presidente Dilma Rousseff venceu também em Itabuna com 52,52% dos votos válidos (diferença de 5.407 votos). A festa da vitória se concentrou na Praça Olinto Leone e no Pontalzinho, ontem à noite.

Dilma recebe 70,16% dos votos na Bahia contra 29,84% de Aécio


Apesar da votação apertada nacionalmente, a presidente Dilma Rousseff venceu com maior folga na Bahia, com 70,16% dos votos. O candidato Aécio Neves (PSDB) recebeu apenas 29,84%. 

A abstenção no estado foi de 24,81%. Em todo o país, a disputa ficou em 51,64% para a petista e 48,36% para o tucano. Dilma foi mais votada nos estados do Nordeste e Norte, com exceção Acre, Roraima e Rondônia. 

Aécio obteve a maioria no Sul e Sudeste, exceto o estado do Espírito Santo.  Em Salvador, Dilma garantiu 67,28% dos votos, contra 35,53% do tucano. 
A petista também liderou na segunda maior cidade do estado, Feira de Santana, com vantagem ligeiramente menor de 66,73%, contra 33,27% de Aécio.

domingo, 26 de outubro de 2014

Homem incendeia urna eletrônica com gasolina em Porteirinha, MG

Urna foi incendiada em Porteirinha (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Um homem de 42 anos foi preso por atear fogo em uma urna eletrônica na seção eleitoral em que vota, na Escola Estadual Miguel José da Cunha, em Porteirinha, no Norte de Minas Gerais. O crime foi por volta das 10 horas, neste domingo (26).
Segundo informações da Polícia Militar, João Milton Pereira entrou na seção com um garrafinha de refrigerante, contendo gasolina, e ateou fogo na urna.
Ainda segundo a polícia, ele já havia colocado fogo na sala de espera da agência da delegacia do INSS de Porteirinha, em 2013.
De acordo om informações da assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, 67 pessoas já haviam votada na urna. A mídia onde os dados ficam armazenados não sofreram danos, foi retirada e imediatamente colocada em outra urna. A votação continua normalmente.
Ainda segundo o TRE, o homem que ateou fogo na urna pode responder pelo crime de ''promover desordem que prejudique trabalhos eleitorais", com detenção de até dois meses e pagamento de multa. Ele foi preso em flagrante.

Ao lado de Tarso Genro, Dilma vota em Porto Alegre e toma chimarrão



A presidente Dilma Rousseff (PT), que concorre à reeleição, votou por volta de 8h45 deste domingo (26) na escola Santos Dumont, que fica na Vila Assunção, zona sul de Porto Alegre.
A candidata estava acompanhada do governador do Rio Grande do Sul e candidato à reeleição, Tarso Genro (PT)que concorre com José Ivo Sartori (PMDB).
Vestindo um terninho vermelho, Dilma cumprimentou os mesários e levou cerca de 15 segundos para votar dentro da cabine. Em seguida, tomou chimarrão e posou para fotos com o comprovante de voto, ao lado de Tarso.
Antes de votar, em sua última entrevista antes do final do segundo turno das eleições, a presidente disse que a campanha deste ano teve "momentos lamentáveis" e fez um apelo para que a população comparecesse às urnas.
"Acho que teve momentos lamentáveis. O uso de forma de tratamento indevidas e inclusive acredito que isso foi rejeitado pela população", afirmou a candidata. A declaração foi dada durante entrevista coletiva realizada em um hotel de Porto Alegre onde ela se reuniu com correligionários.
Visivelmente abatida, Dilma pediu que os eleitores comparecessem às urnas e disse acreditar que o Brasil continuará sendo uma "das maiores nações democráticas do mundo". 
"Eu faço mais uma vez o mesmo apelo que eu fiz ontem para que as pessoas compareçam pra votar, que elas exerçam o direito do voto, e que isso signifique mais um fortalecimento da nossa democracia porque é nesse exercício do voto que as pessoas podem externar suas opiniões", afirmou.
"O Brasil mudou para que as pessoas crescessem (…) eu tenho certeza de que o Brasil é e será, é e continuará sendo, uma das maiores nações democráticas desse planeta", disse a presidente.

Dilma volta a Brasília

Dilma embarcou diretamente para Brasília logo após votar em Porto Alegre. Ela não passou na casa do ex-marido, Carlos Araújo, como fez no primeiro turno das eleições, no dia 5 de outubro.
Em Brasília, Dilma deverá acompanhar o fim da votação e a apuração dos resultados no Palácio da Alvorada. A previsão é que ela conceda uma entrevista coletiva quando os votos forem totalizados.
Dilma e Aécio Neves (PSDB) chegam ao final do segundo turno na disputa presidencial mais acirrada desde 1989, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputou a Presidência com Fernando Collor de Melo, à época, no PRN. ).
Segundo o instituto Datafolha, a diferença de quatro pontos percentuais entre Dilma (52%) e Aécio Neves (48%) na avaliação dos votos válidos apontada pela pesquisa divulgada no último sábado é a mesma verificada em 1989 a véspera da disputa entre Lula e Collor de Melo. À época, Collor estava na frente e venceu a disputa.

Aécio Neves vota em Belo Horizonte acompanhado da mulher.



O candidato do PSDB à Presidência da RepúblicaAécio Neves, votou neste domingo (26) às 10h30 em escola do bairro de Lourdes, na região central de Belo Horizonte. O presidenciável compareceu ao local acompanhado da mulher, Letícia Weber.

Aécio cumprimentou eleitores e mesários na sala de votação e posou para fotos fazendo um "45" com as mãos e sinalizando um "V", de "vitória". Ele levou menos de 10 segundos para votar.

A previsão é que o Aécio conceda entrevista coletiva ainda nesta manhã em hotel próximo à escola onde votou. Ele deverá passar o dia na capital mineira para acompanhar a apuração dos votos.

O presidenciável vota na Escola Estadual Governador Milton Campos, conhecida como Estadual Central. O colégio é o mesmo onde sua adversária, Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, estudo em sua juventude, quando morava na capital mineira.

Eleições deste domingo prometem ser bastante acirradas e futuro do país ainda está indefinido


As duas últimas pesquisas da sucessão presidencial, divulgadas cerca de 12 horas antes do início da votação, deram um tom de imprevisibilidade à disputa eleitoral. Apesar da vantagem numérica da presidente Dilma Rousseff (PT) sobre o candidato tucano Aécio Neves, mantida nos levantamentos finalizados ontem pelo Datafolha e o Ibope, os resultados deixaram no ar mais dúvidas do que certezas.

Ao contrário dos percentuais que apontaram, na quinta-feira, a dianteira de Dilma fora da margem de erro de dois pontos, os índices do Datafolha colocaram ambos de volta ao patamar de empate técnico, com ligeira oscilação positiva para Aécio. Em votos válidos, o tucano saiu de 47% para 48%, enquanto Dilma foi de 53% para 52%. Em informe ao jornal Folha de S.Paulo, o Datafolha deixou claro que a maior parte das 19.318 entrevistas foram feitas na sexta-feira e que, por isso, não foi possível captar eventuais mudanças de opinião no sábado. O que inclui movimentos que podem ter surgido depois do debate da noite de anteontem na TV Globo.

Ainda de acordo com o Datafolha, Dilma tem 47%, contra 43% de Aécio. Nulos e brancos somam 5%, percentual idêntico aos que dizem não saber em quem votar. A pesquisa do Ibope, embora mantenha a vantagem de Dilma fora da margem de erro, também aponta uma leve reversão na curva detectada em levantamento anterior, no qual Aécio aparecia em tendência de queda. Na sondagem de ontem, segundo o Ibope, Dilma passou de 54% para 53%, enquanto Aécio oscilou de 46% para 47%. Com isso, a diferença entre ambos, que era de oito pontos percentuais, caiu para seis. Considerando os votos totais, Dilma manteve 49% das intenções, enquanto Aécio oscilou de 41% para 43%. Brancos e nulos foram 7% para 5% e indecisos se mantiveram nos mesmos 3% de antes.

Na avaliação do Ibope sobre o desempenho por regiões, as modificações também elevam o grau de imprevisibilidade na disputa. Aécio teve recuperação no Sudeste, no Sul e no Norte/Centro-Oeste. No Sudeste, Aécio subiu de 47% para 50%, enquanto Dilma manteve os 39% de antes. No Sul, Aécio oscilou de 45% para 47%, enquanto foi de 46% para 43%. No Norte/Centro-Oeste, Aécio subiu de 45% para 48%. Já Dilma oscilou de 47% para 45%. No Nordeste, houve pouca alteração, segundo o Ibope. Dilma manteve 68%, ao passo que Aécio oscilou de 26% para 27%.

Nos recortes feitos pelo Datafolha, mais incertezas. Em relação à classe social, Aécio pulou de 64% para 70% entre os que têm maior poder aquisitivo, faixa em que Dilma caiu de 36% para 30%. Entre os mais pobres, o tucano oscilou de 33% para 35%; Dilma de 67% para 65%. Nas três faixas da classe média (alta, intermediária e baixa), os números são os mesmos, com Aécio melhor na primeira e Dilma, nas outras duas.

Após a divulgação dos números, as análises feitas por especialistas à imprensa apontavam para a mesma direção: as pesquisas indicam uma possível tendência de alta de Aécio nos dois últimos dias antes da votação. Parte das avaliações atribuía a movimentação ao debate, parte às novas denúncias sobre a Petrobras, ou ainda à mistura dos dois fatos. Ainda assim, não há quem arrisque dizer qual dos dois vai levar hoje.

sábado, 25 de outubro de 2014

Na véspera do 2º turno, SP tem passeatas pró-Aécio e pró-Dilma

Na véspera de eleição, Grande São Paulo tem passeatas pró-Aécio e pró-Dilma  (Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo/Carla Carniel/Frame/Frame/Estadão Conteúdo)

Grupos pró-candidatos à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), fizeram caminhadas na Grande São Paulo neste sábado (25). Na véspera do segundo turno das eleições, o tucano visitou o túmulo do seu avô, o ex-presidente Tancredo Neves, em São João del Rei (MG), e a petista participou de ato em Porto Alegre (RS).
 2º TURNO
Notícias sobre as eleições 2014.
Durante a manhã deste sábado, apoiadores de Dilma caminharam pelo Centro de São Bernardo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da passeata, que durou cerca de duas horas. O grupo saiu do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e foram até a Praça da Matriz da cidade. A Polícia Militar (PM) não divulgou balanço do número de pessoas que compareceram ao ato.
Já simpatizantes do candidato Aécio Neves caminharam da Praça do Patriarca até a Praça da República, no Centro da capital paulista, também durante a manhã. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) acompanhou a passeata.
A tarde, um grupo pró-Aécio também se concentrou em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, e iniciou outra caminhada. A via chegou a ser bloqueada nos dois sentidos. Segundo a PM, 1 mil pessoas participavam do ato às 18h.

PESQUISA IBOPE E DATAFOLHA PARA PRESIDENTE

Ibope: Dilma tem 53%, e Aécio, 47%
Petista tem vantagem de 6 pontos e está muito próxima da reeleição, diz instituto.
Ibope: Dilma tem 53%, e Aécio, 47% (Ibope: Dilma tem 53%, e Aécio, 47% (Ibope: Dilma tem 53%, e Aécio, 47% (Ibope: Dilma tem 53%, e Aécio, 47% (Editoria de Arte/G1))))
Datafolha: Dilma tem 52%, e Aécio, 48%
Situação é de empate técnico, segundo o instituto, com Dilma numericamente à frente.
Datafolha: Dilma tem 52%, e Aécio, 48% (Datafolha: Dilma tem 52%, e Aécio, 48% (Editoria de Arte/G1))