sábado, 31 de maio de 2014

PROVA PARA AGENTE DE ENDEMIAS É ADIADA

Concurso contratará 139 agentes (Foto Waldyr Gomes/Arquivo).

A prova da seleção pública para contratar agente de endemias em Itabuna foi adiada para o próximo dia 8. O prazo foi alterado devido a problemas no prazo para pagamento da inscrição. Inicialmente, o exame estava programado para o dia 1º.
A empresa contratada pelo município para arrecadar a taxa de inscrição e aplicar a prova, a Excellence, enfrentou dificuldades logísticas, gerando atrasos no andamento da seleção pública.
Cerca de seis mil candidatos se inscreveram para a seleção que contratará 139 agentes que atuarão, principalmente, no combate à dengue.

Grávidas são induzidas a fazer cesárea durante gestação, diz estudo

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.0i7r-QgwwM

Gestantes brasileiras são convencidas a realizarem cesarianas para dar à luz. A constatação é do estudo Nascer no Brasil – Inquérito sobre Parto e Nascimento, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz. Segundo o levantamento, divulgado nesta quinta-feira (29/05), entre as mulheres que esperavam o primeiro filho e foram atendidas em hospitais pagos, o índice que desejava cesárea era de 36% no início da gestação. No final da gravidez, essa proporção havia subido para 67%.
De acordo com o Estadão, ainda que um terço das mulheres preferisse o parto normal, 89,9% tiveram seus filhos por cirurgia. Em relação às mulheres atendidas na rede pública, 15% queriam a cesárea tanto no início quanto no fim da gestação – 44% tiveram seus bebês dessa forma. A pesquisa entrevistou 23.894 mulheres em 266 hospitais de médio e grande porte, localizados em 191 municípios brasileiros. Ainda segundo o levantamento, realizado em 2011, do total das mulheres ouvidas, 72% queriam parto normal logo que engravidaram, no entanto as cesarianas ocorreram em 52% dos casos.
Fonte: Bahia Notícias

Prisco chega a Salvador na segunda-feira

prisco

O vereador Marco Prisco (PSDB), que teve a prisão revogada na sexta-feira (30/05), chega em Salvador na próxima segunda, dia 2 de junho. Segundo o advogado Vivaldo Amaral, “depende só do pagamento de fiança, cuja transferência bancária será efetivada na segunda. Ele sai pela mannhã e chega a tarde”, revelou o jurista.

A prisão preventiva foi substituída por medidas cautelares. A prisão revogada pelo juiz substituto da 17ª Vara Federal, Fábio Roque, a pedido do corpo jurídico que o acompanha. Preso desde o dia 18 abril, o líder da greve dos policiais militares da Bahia de 2012, aguardava junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a decisão sobre o pedido de Habeas Corpus.

Quatro crianças morrem em incêndio de barraco em Itabuna


Quatro crianças morreram na noite desta sábado (30) após um incêndio atingir um barraco na cidade de Itabuna, a cerca de 440 quilômetros de Salvador. Três das vítimas do caso eram irmãos e o quarto menino envolvido era primo deles.

Segundo informações da delegacia de Itabuna, o caso aconteceu por volta de 22h de ontem, no bairro de Serradas. Tiago de Oliveira Santos, 12 anos, Horberam Santos Costa, 10 e Orleans Santos Costa, 9, estavam dentro do imóvel e não conseguiram escapar do incêndio.

A polícia ainda investiga o que teria provocado o fogo no barraco, localizado em um lixão de Itabuna. Familiares das vítimas foram reconhecer os garotos na manhã deste domingo (31), no Departamento de Polícia Técnica). Os corpos ainda não foram liberados.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Caio Castro perde contrato fixo com a Globo


Depois de recusar papéis em quatro novelas e de chegar atrasado em gravações, a Globo não demitiu Caio Castro, 25, como chegou a ameaçar. Mas, segundo o jornal "Folha de S.Paulo", ele não renovou o contrato fixo com a emissora.

O ator tentou negociar um novo contrato de três anos com o canal, mas não teve sucesso. Agora, os contratos de Caio Castro serão por obra. No entanto, ele é funcionário da Globo garantido até 2015, quando fará parte do elenco de "Lady Marizete". A novela será exibida no horário das 18h.

A regra na Globo atualmente é buscar uma otimização do seu elenco e não aceitar mais desculpas e recusas de papéis por seus atores.

Galvão Bueno recebe o maior salário da Globo


Galvão Bueno, 63, é o funcionário com o maior salário da TV Globo. O narrador esportivo recebe todo mês a quantia de R$ 5 milhões.

De acordo com informações do colunista Leo Dias, do jornal "O Dia", o apresentador ganha quase que o dobro de Fausto Silva, 64, o segundo colocado no ranking dos mais afortunados da emissora carioca.

Vale ressaltar que esse valor citado seria apenas com relação ao ordenado que Galvão embolsa da Globo, fora os ganhos com publicidade, merchandising e eventos.

Após iniciar a carreira no rádio, o locutor esportivo estreou no canal em 1981. No ano seguinte, já cobriu a Copa do Mundo. Também em 1992 saiu da Globo e foi para a CNT. Em 1993 retornou à Globo e se firmou como a principal voz do esporte no canal.

Programa solo - De contrato renovado, o narrador esportivo e jornalista Galvão Bueno manterá suas atividades atuais e ainda quer mais obrigações na Globo.

Segundo o jornalista Lauro Jardim, da revista Veja, o novo vínculo, que vai até 2018, prevê que Galvão continua como o principal narrador do canal, fazendo os jogos da Seleção Brasileira, da Fórmula 1, e alguns importantes para clubes brasileiros, como finais do Mundial de Clubes, por exemplo.

Galvão, porém, quer emplacar há anos um programa nos moldes do "Bem, Amigos", mesa redonda que comanda no SporTV. Mas a direção da emissora, que ainda está avaliando o projeto que foi entregue no ano passado, não deu uma resposta para o narrador até agora, fazendo muita gente acreditar que a emissora carioca estaria empurrando o fato com a barriga. É que a rede não encontra, em sua grade, um espaço para o possível programa, e a prioridade, como se sabe, é do setor de dramaturgia.

Mas Galvão Bueno não desistirá tão fácil. Ele, como se sabe, será o principal nome da Globo na cobertura da Copa. A partir do próximo dia 2 de junho, comandará o "Jornal Nacional", juntamente com Patrícia Poeta, de qualquer lugar que a Seleção Brasileira estiver.

Copa muda programação da Globo


O início da Copa do Mundo vai movimentar a grade de programação da Globo. Para a novela das sete, “G3R4ÇÃO BR4S1L”, vai trazer a oportunidade de desenvolver uma ação inovadora, bem no espírito da história. De 13 a 21 de junho, a novela ficará fora do ar por oito capítulos. Nesse período, serão exibidas na programação pílulas de três minutos e ações de interatividade continuarão no site www.gshow.com/geracaobrasil. Através de um app, o público poderá participar também do concurso “G3R4ÇÃO BR4S1L”, com missões e desafios diários.

Por conta da Copa do Mundo, a temporada de “Malhação” que está no ar termina na terça-feira, dia 11 de junho, véspera da abertura do Mundial. A nova temporada, “Malhação-Sonhos”, estreará no dia 14 de julho, dia seguinte à final.

A exibição do “Programa do Jô” também será interrompida entre os dias 9 de junho e 13 de julho. Em seu lugar, será exibida a terceira temporada de “Revenge”.

Batista Lima sai da Banda Limão com Mel para seguir carreira solo

Batista Lima saia da Banda Limão com Mel para seguir carreira solo.

Agora é oficial. Através de um comunicado em seu perfil no facebook, na tarde desta segunda-feira (26), o empresário e proprietário da lcmoficial, Ailton Souza, emitiu uma nota direcionada aos fãs confirmando o início de uma nova fase profissional de Batista Lima, a partir de julho em carreira solo.
Leia abaixo na íntegra o comunicado que oficializa a informação que todos esperavam.
“Nas últimas semanas ocorreu uma grande discussão nas redes sociais e em vários sites de notícias de forró que movimentaram até hoje as rodas de conversas, sobre a saída do vocalista Batista Lima da Limão com Mel. Como proprietário e empresário da banda venho confirmar e oficializar a partir desta nota direcionada aos fãs, a procedência de tal fato.
Foi uma decisão bem pensada em vir a público para confirmar e esclarecer o início da carreira solo dele. A experiência assemelha-se a decisão de um filho, que ao ganhar a maturidade resolve sair de casa com a permissão dos pais, garantindo total apoio para o que der e vier com grandes laços de cumplicidade e respeito. Ao longo de mais de 20 anos, dei plena confiança para este grande artista liderar a equipe e a produção musical da minha banda. A admiração, o apoio e a confiança continuará neste novo trabalho. Até porque Batista Lima estará saindo da Limão com Mel, mas fidelizará um novo projeto solo ao meu lado como seu empresário na Talismã Produções. Eu continuarei com ele e ele comigo em total sintonia de credibilidade.
Comunico ainda aos fãs e amigos contratantes que Batista Lima cumprirá todos os shows com a LCM durante o mês de junho com a agenda de São João. No mês seguinte (julho), ele realizará os últimos shows em nome da Limão e já segue em carreira solo neste nosso novo projeto. Como amigo familiar, compadre, futuro empresário e parceiro nesta nova fase profissional, desejo-lhe muita sorte, conquistas, realizações e que sua luz de sucesso brilhe cada vez mais forte. Quero contar com o apoio de todos os fãs neste momento tão importante na nova trajetória de Batista, abraçando junto com a gente esta nova iniciativa empreendedora. ”

Menina de 6 anos morre por suspeita de dengue hemorrágica

Mosquuito_dengue

Itabuna – Na manhã desta quinta-feira (29/05), uma menina de 6 anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica. A criança que era moradora do bairro Banco Raso, estava internada no Hospital de Ilhéus desde o último sábado (24/05).
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna confirmou a morte e informou que é o primeiro caso de dengue grave com óbito com vítimas na cidade. A pasta ainda afirmou que técnicos da Divisão de Vigilância Epidemiológica fizeram pesquisas de campo na local onde a criança morava e no trajeto de sua casa até a escola. Foram encontrados um foco da doença e um esgoto com uma pequena quantidade de larvas do mosquito Aedes Aegypti. As amostras coletadas foram encaminhadas para o Laboratório Central, em Salvador, e o resultado deve sair em 30 dias. Em 2014, Itabuna já teve mais de 707 casos de dengue.

Adolescente é morto após sair da praça do Pontalzinho



Mais um assassinato foi registrado em Itabuna. O palco para o crime foi a rua Bartolomeu Mariano, localizada no bairro Pontalzinho, onde um jovem identificado como Rafael Rocha, de 17 anos, foi morto a tiros por volta das 23h40min desta quinta-feira (29).
Informações preliminares relatam que, o adolescente estaria com amigos na praça do bairro onde comeu alguns espetinhos de carne. Após deixar os amigos retornava para casa, quando foi rendido por criminosos que estavam em um carro Fiat – Strada, cor: vermelha, sendo que o carona efetuou vários tiros que atingiram Rafael em várias regiões do corpo. Cerca de seis tiros foram contabilizados.

Informações: Blog do Tom











quinta-feira, 29 de maio de 2014

Homem morre eletrocutado em torre de rádio ilheense


Um homem morreu na tarde de hoje (29), no Parque de Transmissores da rádio Cultura de Ilhéus, no Alto do Nerival, em Ilhéus. Apesar do local existir placas indicativas de perigo, mas muitas pessoas não se preocupam e transitam pelo local. O levantamento cadavérico foi efetuado pelo delegado Luis Adriano. O nome da vítima não foi revelado. (Ednei Bonfim )

Número de vagas da Zona Azul foi ampliado para 1.600

70 da pintura vertical e horizontal nas avenidas ruas e transversais já  feitos - Pedro Augusto 4

Itabuna – No dia 07 de junho será o inicio das atividades do estacionamento rotativo Zona Azul, que disponibilizará 1.600 vagas de estacionamento, sendo 1.520 para carros e 80 motos, em todas as áreas no perímetro central da cidade. O projeto é informatizado e pioneiro na Bahia, porque vai permitir que o usuário que optar pela reserva da vaga por meio do site ou pelo aplicativo fornecido pela empresa saiba exatamente onde existe uma vaga disponível, mesmo estando em casa. Quem optar pela reserva online poderá baixar o aplicativo “Minha Vaga”, acessando o site itabuna.minhavaga.com.br, fazer o cadastro de usuário e pagar antecipadamente por meio de cartão de crédito, boleto bancário ou débito automático e com isso controlar o gasto. Além disso, serão implantados 25 pontos de vendas de crédito também na área central.
A empresa responsável pela implantação do estacionamento rotativo informou que cerca de 70% da pintura vertical e horizontal nas avenidas, ruas e transversais na área beneficiada já foram feitos e a previsão de conclusão dessa etapa dos serviços é até o próximo dia 2, segunda-feira. De acordo com o diretor da empresa, Marcos Vasconcelos, o próximo passo será o treinamento das 75 pessoas que irão atuar no projeto Zona Azul. Os monitores vão orientar, cadastrar, se o usuário desejar, e também receber o pagamento pela vaga ocupada daquele que prefere pagar no local.
O secretário Clodovil Soares disse que os benefícios de um estacionamento rotativo em Itabuna são incalculáveis não apenas para a comunidade que terá uma melhor fluidez no trânsito, como também para o comércio local que na opinião dele, poderá resgatar o movimento característico de outras épocas.

Garoto morre esmagado por caminhão em Ilhéus

IMG-20140529-WA0000



Ilhéus – Na manhã desta quinta-feira (29/05), uma criança morreu atropelada no bairro Nossa Senhora da Vitória.
Segundo populares, o garoto que estava numa bicicleta, perdeu o equilíbrio e foi atropelado por um caminhão “de cimento”. O jovem ficou preso na estrutura do veículo pesado, que estava em movimento, esmagando parte do corpo da criança.

Informações: Radar Notícias

Confira 10 atitudes negativas que te prejudicam no ambiente de trabalho


Passar muito tempo navegando pelas redes sociais ou agir de forma pouco diplomática são atitudes que pesam, e muito, no desenvolvimento da carreira de um profissional. “Agir deliberadamente e ter pouco espírito de equipe são atitudes que pesam negativamente na avaliação de quem atua em uma empresa. É por isso que as pessoas precisam ter clareza de que o ambiente de trabalho é constituído para objetivos comuns e profissionais. Portanto, é necessário ter muito respeito com quem se convive diariamente”, explica Erica Isomura, especialista em Recursos Humanos na VAGAS Tecnologia. Conheça abaixo 10 atitudes prejudiciais ao desenvolvimento da carreira de um profissional:

1) Ficar muito tempo nas redes sociais - não pega bem investir tempo e energia nas redes enquanto há uma série de atividades que precisam ser entregues. 

2) Deixar o celular com toque alto - especialmente quando você esquece e toca aquela música muito alta e dançante. Essa atitude não é adequada: o mais indicado é que no ambiente de trabalho o celular fique na função "vibrar ou silencioso” ou com um toque mais discreto.

3) Colocar os dois fones de ouvido com música alta e ignorar o ambiente externo - por mais que você tenha uma atividade com pouca interação com as pessoas, o ambiente de trabalho pede contato e relações humanas.

Imagine o quanto é desagradável para o outro tentar obter a sua atenção enquanto você curte sua música em alto e bom tom.

4) Defender verdades “absolutas”, desconsiderando a opinião alheia – você pode parecer um ditador de ideias e conceitos.

Assuntos polêmicos como política, religião e futebol (opa, olha a Copa aí) merecem muito cuidado, pois facilmente um desencontro de opiniões podem acalorar ânimos e colocar em risco uma relação profissional.

O debate deve ser saudável e enriquecedor para todos. Portanto, aprenda a ouvir e considerar novas ideias.

5) "Nossa você não sabe quem está saindo com o fulano, que é casado!" - fofoca não é legal em lugar nenhum, ainda mais no ambiente de trabalho. O que você ganha falando mal da vida alheia?

Dica: se não tem nada de bom para falar de uma pessoa, não fale, simples assim. Pessoas com fama de fofoqueiro costumar ser mal avaliadas pela liderança. Portanto, não faça parte desse time.

6) "Eu não ganho para isso" - esta não é uma frase tão profissional, vamos combinar? Desafios são importantes na vida, oportunidades poderão surgir frente a situações em que você "não ganha para isso". Busque fazer o melhor sempre pois o resultado vem como consequência.

7) "Sempre foi assim e você não mudará isso" -demonstra a dificuldade de um profissional em lidar com o novo ou para tentar compreender o que há de aprendizagem ou oportunidade além do que você consegue perceber.

Uma das habilidades que se busca nos profissionais é a habilidade de ser "agente de mudança" em um cenário de constante ruptura. Dizendo isso, você certamente não estará preparado para esse novo cenário.

8) "Eu tenho razão" - ter razão não pode ser mais importante que o resultado. Hoje prevalecem atitudes e busca por soluções. Discutir quem tem razão está “fora de moda”.

9) "Esta empresa não tem jeito, nada dá certo, tudo está errado, nunca vai mudar" - frases negativas como esta não dão espaço para um clima positivo de trabalho. Parece sutil, mas adotar uma postura positiva no trabalho ajuda no conforto e na resolução de problemas e conflitos.

10) "Fulano é um babaca mesmo, aquele é um idiota" – disparar duras palavras ao ar demonstram imaturidade profissional e despreparo emotivo de uma pessoa.

Só sai perdendo quem age dessa forma. Conflitos e divergências profissionais precisam ser resolvidas de forma equilibrada, sem partir para campo emocional/pessoal. (Voz da Bahia)

Funcionários da Nestlé fazem parada de advertência


Os 120 funcionários da Nestlé, unidade Itabuna, fizeram uma parada de advertência, na manhã desta quinta feira (29). Segundo Eduardo Sodré, representante da CUT Regional, uma 2ª paralisação está programada para o próximo dia 2 de junho. A categoria quer revisão no reajuste salarial e participação na isenção de impostos que a empresa recebe durante os 33 anos de instalação em Itabuna.

Ator de 'Hulk' divulga vídeo após boatos de sua morte


O ator Lou Ferrigno divulgou nesta quarta-feira (28) um vídeo para negar boatos sobre sua morte. Famoso por interpretar o super-herói Hulk, ele brincou na mensagem em sua página no Facebook: "Ainda vou sobreviver por muito tempo"

"Oi todo mundo, é o Lou Ferrigno. Estou indo ao banco, é uma ótima quarta-feira, bonita e ensolarada. Não estou morto, continuo vivo. Não acredite em tudo que ouve ou lê. Amo vocês, obrigado pela preocupação. Ainda vou sobreviver por muito tempo", disse o ator em vídeo.

Os boatos sobre a morte de Lou Ferrigno se espalharam em redes sociais nesta quarta-feira. Uma notícia falsa foi publicada em um site que simula ser do jornal norte-americano "USA Today".

A matéria site que simula ser do jornal norte-americano "USA Today", disse que o ator Lou Ferrigno, havia morrido nesta quarta-feira (28) em um acidente de carro. De acordo com a publicação, Ferrigno teria se envolvido em um acidente em uma estrada entre Santa Barbara e Goleta, nos Estados Unidos e que o carro do ator teria capotado diversas vezes, levando o ator a óbito na hora. O acidente teria envolvido o carro de Ferrigno, que estaria em alta velocidade, e uma caminhonete.

Lou Ferrigno ficou conhecido pela série de TV "O incrível Hulk", de 1978 a 1982, e de 1996 a 1997. Ele também estrelou filmes para a TV sobre o herói dos quadrinhosnos anos 80 e fez participações especiais nas adaptações para o cinema em 2003 e 2008.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Mataram ‘Big Zoi’ no bairro Fátima

capa_homicidio_fatima_itabuna
Alexandre Rocha Melo, o “Big Zoi” foi assassinado na noite de hoje (28) na Rua Francisco Ferreira, próximo ao colégio CISO, no bairro de Fátima, em Itabuna.
Homens chegaram em uma moto e atiraram contra o rapaz. Segundo informações policiais, Big Zoi tinha várias passagens pela polícia. Não há informações sobre a autoria do crime.
INFORMAÇÕES: PLANTÃO ITABUNA / OZIEL ARAGÃO
capa_homicidio_fatima_itabuna2capa_homicidio_fatima_itabuna3capa_homicidio_fatima_itabuna4capa_homicidio_fatima_itabuna6capa_homicidio_fatima_itabuna7capa_homicidio_fatima_itabuna8

ALERTA: SISTEMA DO SISU SÓ RECONHECE “UFESBA”

Sede da UFSB na BR-415, em Itabuna (Foto Pimenta).

O Ministério da Educação (MEC) reacendeu o debate sobre qual a sigla oficial da Universidade Federal do Sul da Bahia.
O reitor Naomar Almeida defende o uso da sigla UFSB e até foi autor de artigo publicado aqui, no PIMENTA, para explicar o porquê (relembre aqui). “Gramaticalmente, trata-se de um acrônimo perfeito”, escreveu.
Desde o ano passado, após conclusão de uma enquete, esta tem sido a identificação da universidade federal, mas o MEC não a reconhece. Ou, pelo menos, não a utiliza no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O estudante terá dificuldade para localizar as vagas oferecidas pela instituição no Sisu se utilizar “UFSB”. O sistema do MEC reconhece apenas “Ufesba”.
O PIMENTA fez as duas simulações para localizar o quantitativo de vagas da universidade. Estes foram os resultados.
Quando se faz a opção pela sigla, UFSB dá negativo.
Quando se faz a opção pela sigla, UFSB dá negativo.
sitema
Sistema somente reconhece a sigla UFESBA.

PREFEITURA DE ITABUNA INICIA SEGUNDA ETAPA DE MELHORIAS NO SÃO CAETANO

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Itabuna iniciou na terça-feira a segunda etapa do Programa Permanente de Recuperação e Manutenção de Vias no bairro São Caetano. A primeira etapa dos serviços beneficiou diversas artérias a exemplo das ruas Santo Antônio, Potamiano, Carlos Teixeira Barreto, Cosme e Damião e Vitória.

Já nesta segunda etapa o trabalho começou pela Rua Dom João - Foto Divulgação 1
Já nesta segunda etapa o trabalho começou pela Rua Dom João. Além dessa via, vão receber nova pavimentação asfáltica as ruas Olívia Torres, José Bonifácio, Santa Luzia e Travessa Floresta. A previsão da Prefeitura de Itabuna é recuperar todas as ruas do bairro São Caetano nos próximos 90 dias.
O trabalho vai melhorar a qualidade de vida de pessoas como a professora aposentada Rita Maria dos Santos. "Essa rua recebeu pavimentação há 25 anos e nunca tinha recebido a manutenção. A nossa situação era horrível. Quando chovia era muita lama e quando fazia sol o sofrimento era com a poeira", afirma a aposentada Maria Rita.
Moradores da Rua Dom João há 40 anos, o protético César Roberto Freitas das Virgens e o ex-bancário Paulo Henrique dos Santos (Paulo Cabeça) comemoraram com a execução das obras. "Por causa da poeira, muita gente sofria com complicações respiratórias. Aqui é uma rua em que moram muitos idosos e o estado ruim de conservação da via dificultava o deslocamento dessas pessoas", diz Paulo.
Chico Reis tem dialogado frequentemente com o prefeito Claudevane Leite a quem reivindica que os serviços tenham continuidade, de forma a beneficiar o maior número de vias e de pessoas. Segundo o vereador: "Os moradores do bairro São Caetano foram abandonados pelos últimos prefeitos. Mas o prefeito Vane, atendendo a um pedido nosso, está fazendo um trabalho de qualidade".

Duas Escolas municipais de Itabuna abrirá mais 400 vagas


Com o investimento de R$ 150 mil em recursos próprios, a Prefeitura de Itabuna dá sequência às obras de ampliação do Grupo Escolar Professor Everaldo Cardoso, no bairro São Caetano, e da Escola Sementeira, no bairro de Fátima, que integram a Rede Pública Municipal de Ensino. Assim que os serviços forem concluídos, as duas unidades escolares, juntas, passaram a oferecer outras 400 vagas para alunos residentes em áreas densamente povoadas da Cidade. De acordo com a Secretaria da Educação (SEC), as obras estão sendo executadas por duas empresas selecionadas através de licitação pública promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). No Grupo Escolar Everaldo Cardoso estão sendo construídos quatro novas salas de aula, refeitório e conjunto de sanitários masculino e feminino. Já a Escola Sementeira ganhará além quatro novas salas, uma área coberta para atividades recreativas. Na Sementeira, as intervenções para a melhoria da qualidade educacional foram iniciadas em 2013, quando a escola passou por uma ampla reforma.

Obras ampliam salas do Everaldo  Cardoso - Foto Wilson Oliveira 1



Atualmente, nesta unidade são atendidos 127 alunos. No Grupo Escolar Everaldo Cardoso, as 280 novas vagas que serão abertas com a construção das novas salas ampliará, consequentemente, o atendimento para as famílias dos bairros São Caetano, Novo São Caetano, Fonseca, Novo Fonseca, Pedro Jerônimo e Jardim Vitória. Hoje, a escola atende 720 alunos nos três turnos – matutino, vespertino e noturno – com o Ensino Fundamental I e II, do 1º ao 9º ano. Numa segunda etapa, a previsão da SEC ampliar também a Escola Municipal Maria Creuza Oliveira, no bairro Urbis IV.

Obras ampliam salas do Everaldo  Cardoso - Foto Wilson Oliveira 2

Juiz autoriza agentes a entrar em imóveis


O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna, Ulysses Maynard Salgado, atendeu a um pedido do Ministério Público Estadual e concedeu alvará para que os agentes de endemias tenham acesso a imóveis fechados. O magistrado autorizou também a entrada do servidor em imóveis nos quais os proprietários criem dificuldade de acesso. A medida visa facilitar as ações para reduzir o índice de infestação predial do mosquito da dengue. Nos últimos anos, ele têm ficado acima de 20% na cidade. O último levantamento do índice de infestação predial, de março, em 3.713 imóveis, indicou que 21,3% tinham larvas do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. O magistrado também definiu o prazo de validade do alvará. Até novembro do próximo ano, os agentes de combate à dengue podem ter acesso aos imóveis fechados ou àqueles nos quais os donos impeçam o acesso. (A Região)

Professores universitários param hoje


Os alunos das 4 universidades estaduais baianas não terão aula nesta quarta-feira. Os professores da Uesc, Uefs, Uneb e Uesb fazem protesto contra o governo no Dia Nacional de Luta em Defesa das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior. O movimento cobra mais recursos financeiros e autonomia para as universidades. Ele quer, pelo menos, 7% das receitas líquidas aplicadas no ensino superior. Hoje, na Bahia, esse percentual é de 5%. Os professores também afirmam que houve redução de R$ 12 milhões nas verbas destinadas às universidades pelo governo baiano. Os professores programaram protestos às 9h e às 15h, em Salvador. A primeira manifestação será na Assembleia Legislativa. A segunda, à tarde, na Secretaria Estadual de Educação. O governo baiano emitiu nota para contestar a afirmação de que houve queda no custeio das universidades. De acordo com a nota, os repasses para as universidades mais que dobrou nos últimos 8 anos, saltando de R$ 460 milhões para pouco mais de R$ 1 bilhão e 21 milhões.

Estudantes têm até hoje para pagar taxa de inscrição no Enem


Os estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) esta quarta-feira, 28, para pagar a taxa de inscrição de R$ 35. Com o pagamento, quem não é isento da taxa confirma a inscrição no exame. São isentos os estudantes de instituições da rede pública e os candidatos que se declarem financeiramente carentes. A taxa pode ser paga nas agências do Banco do Brasil e também nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais Banco do Brasil, formada pelos correspondentes bancários dessa instituição em estabelecimentos comerciais. E a edição desse ano teve recorde, registrando 9,519 milhões de inscritos, representando um aumento de 21% em relação ao ano passado. O dado ainda é preliminar, pois também depende do pagamento da taxa de inscrição. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio acontecem nos dias 8 e 9 de novembro e 1.699 municípios brasileiros .

Ilhéus tem telefone para denunciar som


Os moradores que se sentirem incomodados com o alto volume de som em eventos públicos, em Ilhéus, devem entrar em contato com o setor de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). O telefone é o 8846-4900. Os agentes encontram-se de plantão, sempre a partir das 18 horas, durante todos os dias da semana. Os cidadãos também podem informar sobre outros danos ao meio ambiente através do número. Após receber a denúncia, os plantonistas se deslocam ao local, verificam a situação, notificam e aguardam até que se resolva o problema. Os agentes ficam até o volume ser diminuído. Se houver resistência, o aparelho será apreendido. Os interessados em promover eventos em local público, como a Avenida Soares Lopes, devem obedecer às determinações do decreto 113/2012, da Lei Municipal 3.652/2012. Ela especifica as condicionantes para a realização de festas privadas nos espaços públicos. Os produtores devem solicitar a licença pelo menos 15 dias antes do evento.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Inscrições para o Sisu do meio do ano começam dia 02?06



As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2014 começam na próxima segunda-feira. O programa oferece vagas em universidades públicas para estudantesque fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 e não tiraram nota zero na redação. As inscrições devem ser feitas exclusivamente na página do Sisu. Como nas edições anteriores, o candidato poderá indicar duas opções de cursos de graduação. Elas podem ser alteradas até o fechamento das inscrições, às 23h59 da próxima quarta-feira. A consulta à oferta de vagas pode ser feita a partir desta quarta-feira, também na página do Sisu. A partir da abertura das inscrições, o sistema vai divulgar diariamente atualizações sobre as notas de corte dos cursos. A primeira chamada será divulgada em 6 de junho, com matrículas nos dias 9, 10, 11 e 13. A segunda chamada, prevista para 24, terá matrículas nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho. Na primeira edição do Sisu deste ano, o número de candidatos inscritos no sistema bateu recorde, superando a marca de 2,4 milhões e ultrapassando o total de 2013 - 1.949.958. (Veja)