quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Ilhéus: Empresa de transporte São Miguel renova frota dentro de padrões da modernidade

A empresa de transporte coletivo São Miguel promove mais uma vez a renovação da sua frota, com a finalidade de oferecer melhores serviços aos usuários de toda Ilhéus e de introduzir veículos dentro dos padrões da modernidade. Foram adquiridos 10 carros equipados com carroceria Marcopolo e motores Blue Tec 5, da Mercedes Benz, que utilizam o combustível S-10, com menor teor de enxofre, considerado vital para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, e uma solução redutora de NOx (óxido de nitrogênio), chamada Arla 32.
Para atender à norma Proconve P-7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), equivalente ao padrão Euro 5, praticado da Europa, a nova frota com essa tecnologia possibilita a redução da emissão de óxidos de nitrogênio em 60% e material particulado em 80%, contribuindo para a preservação do Meio Ambiente.

O óxido de nitrogênio é um gás que reage na superfície terrestre e forma o gás ozônio, que contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida, além de atacar o sistema respiratório do homem e causar males à vegetação. Mas, segundo a ONG WWF – Brasil (participante de uma rede internacional voltada para a conservação da natureza), nas alturas entre 25 e 30 km acima da superfície, o ozônio é um filtro a favor da vida e sem ele, os raios ultravioleta emitidos pelo Sol poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.
Em circulação desde a segunda-feira, os novos veículos são na cor branca, com detalhes em laranja e amarelo, características da nova identidade visual dos ônibus da Transporte Urbano São Miguel de Ilhéus Ltda, pertencente ao Grupo Duarte, sediado em Minas Gerais, e que opera 50% das linhas do transporte urbano do município desde o ano 2000, gerando mais de 400 empregos diretos.
Os novos carros também possuem design inovador e aerodinâmico, com extensa área envidraçada, faróis e iluminação interna em led, e elevadores mais modernos para acessibilidade de pessoas com deficiência; as poltronas são estofadas, com revestimento geométrico azul vermelho; o painel de comando é digital; e o itinerário eletrônico tem mais visibilidade através de quatro pontos: frente, laterais e parte traseira do veículo. Além disso, estão equipados com câmeras de monitoramento do percurso e uma câmera de reconhecimento facial, com a tecnologia Sigom Vision, que serve para identificar o direito de uso da gratuidade total ou parcial nos cartões de usuários do Sistema Inteligente de Transporte da cidade de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário