sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Programa Habitacional é um dos principais fatores de geração de emprego em Itabuna

Programa habitacional abre postos de trabalho em Itabuna - Foto2 Pedro Augusto 

Programa habitacional abre postos de trabalho em Itabuna - Foto3 Pedro Augusto

Além do efeito direto na redução do déficit habitacional e de proporcionar a oportunidade da casa própria a milhares de famílias de baixa renda, em especial aquelas que moram em áreas de risco, o programa habitacional em execução em a Itabuna também é um dos principais responsáveis pela geração de emprego e aquecimento da economia local.

Só os conjuntos habitacionais São José, Jubiabá e Gabriela empregam cerca de 1.500 operários, entre pedreiros, ajudantes, operadores de máquina, carpinteiros, porteiros, dentre outros profissionais. A maior parte desses trabalhadores é formada por moradores de Itabuna. A informação foi passada pelos responsáveis pelas empreiteiras que realizam as obras ao prefeito Claudevane Leite durante vistoria feita ontem pelo Chefe do Executivo e representantes da Caixa Econômica Federal.
A importância dos projetos do Minha Casa Minha Vida para a geração de empregos em Itabuna pode ser medida ao se verificar os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Emprego e Trabalho em Itabuna. Nos dez primeiros meses deste ano foram criados 1.266 empregos formais no município, com destaque para a construção civil, que foi responsável pelo saldo de 558 vagas.

De acordo com o Ministério do Trabalho, este foi o segundo melhor saldo de empregos com carteira assinada nos últimos dez anos. E isso se deve, principalmente, às novas contratações pelas empresas que estão construindo as unidades habitacionais pelo Programa do Governo Federal.

Durante a visita às obras, o prefeito de Itabuna também foi informado de que as construtoras contratarão pelo menos mais 200 operários nos próximos meses, sendo que metade para o Itabuna Parque, no bairro São Roque. Atualmente são 115 operários trabalhando na construção das 496 unidades habitacionais daquele conjunto habitacional.
Além disso, ainda no primeiro semestre de 2015 serão criados entre 200 e 250 empregos com a construção de mais 750 unidades nas proximidades dos bairros Maria Matos (Rua de Palha) e Jorge Amado. O edital de concorrência pública para a contratação da empresa que executará a obra será publicado nos próximos 45 dias. O total investido em habitação em Itabuna neste ano é de R$ 224,8 milhões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário