domingo, 31 de março de 2013

ANATEL AUTORIZA BLOQUEIO DOS TELEFONES PIRATAS A PARTIR DE 2014




A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações autorizou, nesta quinta-feira (26) o bloqueio de chamadas originadas de aparelhos celulares piratas. Com a autorização em mãos, as operadoras desenvolverão, no decorrer do ano de 2013, as tecnologias necessárias para que o bloqueio seja realizado. Em síntese, a tecnologia não permitirá que uma chamada seja feita de um telefone “não cadastrado”.
Segundo informações da própria Anatel, todos os aparelhos originais fabricados no Brasil e no mundo possuem um código IMEI, assim como o chip possui também um código IMSI. Ao realizar uma chamada, automaticamente as operadoras conseguem identificar o código IMSI que faz a discagem e o código IMEI utilizado para realizá-la. O sistema de bloqueio irá cruzar os dados da chamada, a partir do IMEI, com os códigos cadastrados no sistema internacional de IMEI’s autorizados. Como o código IMEI de um celular pirata não estará no banco de dados de IMEI autorizado, o sistema bloqueará automaticamente a ligação.
O sistema não bloqueia chips. Se o usuário retirar o chip de um telefone pirata e colocar num celular certificado pela Anatel, a ligação será completada normalmente. Os bloqueios se iniciarão em janeiro de 2014.

Jovem é preso com arma pela terceira vez em 2 meses




Na sexta-feira (29), Renilson Francisco da Silva Junior, de 20 anos, foi preso mais uma vez pela polícia militar de Itabuna. O jovem estava com um revólver calibre 38 municiado. A ação aconteceu na Avenida Princesa Isabel, no bairro São Caetano.
Esta foi a terceira vez que Renilson foi preso no período de dois meses. No dia 01 de fevereiro, ele foi preso com outras três pessoas no bairro Conceição. Na ocasião, o grupo estava com uma pistola 380 e um revólver calibre 38 e estava sendo acusado de atirar em 4 pessoas no bairro Banco Raso.
No dia 08 de março, Renilson foi preso mais uma vez com um revólver na praça da Catedram no centro da cidade. Nas duas ocasiões, ele pagou fiança e foi liberado. Desta vez, o jovem foi encaminhado ao presídio. 



Alerta Total no Meio do Povo – 9° edição







































O significado da Páscoa...

wpe1.jpg (25964 bytes)



A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas.


A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!



 Vamos ver agora como surgiu o chocolate...

Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.
Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.

Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.

 E o coelho?
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!

 Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".
De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.


FELIZ PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA

Vendaval derruba casas em Vitória da Conquista



Mais de 10 casas foram derrubadas pela força dos ventos que atinge Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, neste fim de semana. De acordo com o Blog do Anderson, o vendaval – aliado à chuva – afetou principalmente o povoado de Cabeceira da Jiboia, onde árvores, paredes e telhados foram ao chão. Moradores reclamaram, conforme o site, da ausência de assistência do Poder Público no local. Segundo eles, a Defesa Civil esteve presente, mas não tomou providências. O órgão mandou engenheiros à área e fez o levantamento das ações necessárias, mas aguarda a chegada do prefeito Guilherme Menezes (PT), que está em Brasília, para implementá-las. A estrada de acesso à localidade permanece parcialmente bloqueada. Não houve vítimas no incidente.

sábado, 30 de março de 2013

CORPO DE HOMEM DESAPARECIDO É ENCONTRADO BOIANDO NO RIO JEQUITINHONHA EM ITAPEBI


Conforme informações de populares o corpo é do deficiente mental conhecido como “Ivan Louco” desaparecido nos últimos 15 dias.

Fonte: Itapebi Acontece



Na tarde desta sexta-feira (29), um corpo de um homem aparentando 45 anos, desaparecido nos últimos quinze dias, foi encontrado boiando no rio Jequitinhonha no município de Itapebi próximo ao antigo porto, conhecido como “Porto de Zé de Panta”, na cidade baixa.




O corpo estava em avançado estado de decomposição e não foi possível esclarecer a causa da morte.“ Conforme informações de populares o corpo seria de um homem de nome José Osvaldo Araújo, conhecido como” Ivan Doido” desaparecido  em torno de quinze dias.



Um morador da região avistou o corpo boiando e chamou a guarnição da  PM com os Soldados  Aurich e Romildo, que aciononaram a delegacia de policia civil para que autorize a remoção do corpo para o Instituto médico legal, (IML), da cidade de Eunápolis.





Esse rapaz era do povoado de Ponto Central e costumava sempre frequentar a cidade Baixa em Itapebi, pois tinha alguns parentes que residiam no local.

sexta-feira, 29 de março de 2013

BARRA DO ROCHA: POLÍCIA MILITAR APREENDE ARMA E PÉS DE MACONHA EM RESIDÊNCIA

Dois pés de maconha foram encontrado no quintal da residência.

A apreensão foi feita nesta quarta-feira.


Nesta quarta-feira (27) policiais militares da Barra do Rocha apreenderam durante operação de rotina, um revólver calibre 32, municiado, um recipiente contendo pó branco, suspostamente cocaína, e dois pés de maconha cultivados no quintal da casa do suspeito de tráfico de drogas, Marcelo Santos Souza Filho. 

Os policiais receberam a denúncia e com a autorização da mãe do rapaz, foi possível fazer a apreensão dentro do imóvel. A guarnição da PM realizou buscas na cidade para prender Marcelo, mas não conseguiu localiza-lo. O trabalho de intensificação das rondas e abordagens seguirá na cidade, seguindo a orientação do Comandante da 55ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Raimundo Nonato.

Eduardo Moscovis deve protagonizar próxima novela de Aguinaldo Silva



Afastado das novelas desde 2005, Eduardo Moscovis volta a ser sondado. Seu nome é esperado para a novela de Aguinaldo Silva, que estreia no segundo semestre de 2014. Resta saber se o artista aceitará o convite.

Atualmente, Moscovis protagoniza a série "Louco por Elas". 

Susana Vieira grava suas primeiras cenas de "Amor à Vida"





  • Susana Vieira e Mateus Solano gravaram nas ruas de São Paulo as primeiras cenas de "Amor à Vida", nova novela da Globo das 9. Na trama, de Walcyr Carrasco, eles serão mãe e filho. Na foto, os atores posam ao lado de Mauro Mendonça Filho, o diretor geral da novela. Ainda nesta semana, eles embarcam para gravações no Peru.

    No elenco do folhetim ainda estão Antônio Fagundes, Paolla Oliveira, Malvino Salvador, Juliano Cazarré, Klara Castanho e outros grandes talentos.

Nota de Esclarecimento sobre a Seleção Simplificada na Secretaria da Educação



A Prefeitura Municipal de Itabuna informa aos inscritos na seleção pública simplificada para contratação temporária na secretaria da Educação que, em cumprimento a decisão do Excelentíssimo Juiz de Direito Ulysses Maynard Salgado, da 1ª Vara da Fazenda Pública (prolatada nos autos do Mandado de Segurança Coletivo de nº 0500155-29.2013.8.05.0113), e procurando observar orientações do Ministério Público Estadual, publicou no Diário Oficial do Município (www.itabuna.ba.io.org.br/diarioOficial) e na sua página na internet (www.itabuna.ba.gov.br) retificações ao Edital 001/2013, para incluir vagas para portadores de necessidades especiais, alterar o cronograma, acrescentar itens no modelo de curriculum vitae indicado no Anexo IV e substituir o barema de avaliação constante do Anexo V. De acordo com a retificação as inscrições para as vagas exclusivas de pessoas portadoras de necessidades especiais poderão ser feitas nos dias 8 e 9 de abril, das 8h30min às 14 horas, no prédio da Prefeitura de Itabuna, à avenida Princesa Isabel, 678, São Caetano. No ato da inscrição, os portadores de necessidades especiais deverão entregar laudo médico indicativo da Classificação Internacional de Doenças (CID), atestando o caráter permanente da deficiência. Os candidatos já inscritos, em virtude, da modificação do barema, e dos itens dos curricula vitae constantes dos Anexos IV (Modelo de Curriculum Vitae) e V (Tabela de Pontos), poderão dirigir-se, impreterivelmente, nos mesmos dias, horário e local, munidos de número de inscrição, novo curriculum vitae e títulos e documentos que julgarem necessárias à avaliação. Ainda segundo a retificação, a relação dos classificados para a segunda etapa será divulgado no dia 17 de abril no átrio do Centro Administrativo e na homepage da Prefeitura de Itabuna. Já as entrevistas serão realizadas por profissionais habilitados na Vila Olímpica de Itabuna nos dias 18 e 19 de abril, das 8 as 18n horas. A Prefeitura esclarece ainda que definiu pela realização de seleções simplificadas em razão da necessidade emergencial de contratações para o funcionamento de algumas áreas da Educação. Por isso, o prefeito Claudevane Leite determinou à secretaria mencionada a agilização do processo, facilitando ao máximo o acesso dos interessados na seleção, buscando garantir que os serviços públicos sejam mantidos e melhorados, atendendo ao direito da população de Itabuna.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Ex de Bárbara Evans vive amante de vilão gay na próxima novela das 21h

Jean Paulo Campos, o Cirilo de Carrossel, se prepara viver Michael Jackson em musical - 1 (© AgNews)


Parece que chegou a hora da grande oportunidade de Lucas Malvacini! O bonitão, conhecido por ser o ex-namorado de Bárbara Evans, garantiu um papel na próxima novela das 21h da TV Globo.
O modelo, que também detém o título de Mister Brasil, fará sua estreia nas novelas em “Amor à Vida”, interpretando um dos amantes do vilão gay, vivido por Mateus Solano. 
O personagem de Lucas está previsto para aparecer nos primeiros capítulos da trama, mas pode voltar no decorrer da trama, que estreia em 20 de maio. Malvacini conseguiu o papel por meio de testes e teve sua atuação bem avaliada na Globo.

Velório de gato chama atenção de moradores do interior de Minas Gerais

Velório do gato Cristiano movimentou a pequena cidade de São João do Manteninha, no Leste de Minas Gerais (Foto: Patrícia Aparecida Coutinho / VC no G1)

Um velório inusitado chamou a atenção dos moradores de São João do Manteninha, no Leste de Minas Gerais. Uma moradora da cidade resolveu velar o gato da filha.
No velório do gato Cristiano, realizado na noite dessa terça-feira (26), uma fila foi formada. A mãe da dona do gato ofereceu até um lanche para as 200 pessoas que foram dar adeus ao bichano.

Patrícia Aparecida Coutinho Lages é colega da dona do gato e enviou fotos do velório . Ela conta que o gato tinha 13 anos e sua morte causou muita tristeza à dona. “Ela encontrou uma forma de prestar seus sentimentos ao gatinho tão amado por ela, comprou então um caixão, e fez o velório do seu estimado animal. Foi o comentário da cidade”, conta a internauta.

Uma funerária preparou o corpo do felino que foi coberto por flores brancas em seu pequeno caixão.  O corpo do gato só não foi enterrado no cemitério na cidade, porque não teve autorização da Polícia Militar.
 
 Polícia Militar não permitiu que o gato fosse enterrado no cemitério do município. A PM alega que o enterro não foi permitido, pois isto seria um desrespeito com os parentes dos mortos enterrados ali.

Usar o computador em um ambiente claro protege a visão




O computador faz parte do dia a dia da maioria das pessoas, seja para trabalhar, estudar ou até mesmo para o lazer.
Porém, o mau uso desse aparelho pode prejudicar principalmente os olhos e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados. Uma dica importante é optar por ambientes mais claros e com a luz mais difusa na hora de se conectar para agredir menos os olhos e proteger a visão.
Isso acontece porque a claridade faz a pupila se fechar e ficar mais protegida, melhorando a visibilidade. Além disso, com o ambiente todo iluminado, a luz direcional do computador se torna menos agressiva – manter janelas abertas e luzes acesas são algumas medidas que ajudam a criar esse espaço, por exemplo. No entanto, o oftalmologista Emerson Castro alerta para os focos de luz que não devem estar virados diretamente aos olhos, assim como os aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores.
Entre os problemas que o uso do computador pode causar, está o olho seco. Porém, o alerta vai para o uso de colírio, que deve ser apenas o de lágrima artificial indicado pelo médico. O uso de colírios sem orientação pode até piorar o problema e, por isso, é bom evitar a automedicação. (Fonte G1).

ORELHÕES DA OI JÁ ESTÃO FAZENDO LIGAÇÕES DE GRAÇA




A operadora "Oi" está sendo obrigada a completar gratuitamente as ligações entre orelhões e números de telefones fixos dentro do mesmo DDD. Imagem: Reprodução.
Há cerca de 40 dias, os telefones públicos (“orelhões”) da operadora “Oi” estão fazendo ligações gratuitas para telefones fixos. As ligações podem ser feitas para qualquer número fixo que pertença à mesma área DDD onde se localiza o aparelho. Além da Bahia, a medida beneficia também os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.
A disponibilização de serviço de telefonia fixa gratuita foi uma das formas que a Anatel encontrou para punir a operadora “Oi” por falhas nos serviços prestados.

O Significado da Semana Santa e a Paixão de Cristo

semana santa, sexta paixao, domingo pascoa, sabado aleluia, jesus cristo, significado paixão cristo


A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. O Domingo de Ramos é a data que abre os sete dias de orações, hinos e procissões. Este é um dos períodos religiosos mais importantes os católicos e é indicado para que as pessoas corrijam velhos costumes e hábitos e transformem sua vidas.
Por que Domingo de Ramos?
Segundo relatos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os seus discípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho - o símbolo da humildade, ele foi recebido com ramos de palmeiras e muitos fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira nas procissões deste dia, o que originou o nome da celebração. 
Segunda-feira Santa
Este é o segundo dia da Semana Santa. A Segunda-Feira Santa é marcada como o dia em que Maria ungiu Cristo. Nesse dia realiza-se a o ofício de trevas.
Terça-feira Santa
No terceiro dia, são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. Neste dia a figueira foi amaldiçoada e é marcado pelo encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário.
Quarta-feira Santa
No quarto dia é celebrado o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.
Quinta-feira Santa
Este dia é marcado pelo gesto de humildade que Jesus ao lavar os pés dos seus doze discípulos e comendo com eles na Última Ceia, também conhecida como Sêder de Pessach. 
Sexta-feira Santa
Prisão, julgamento, tortura, condenação à morte e crucificação, estes são os acontecimentos deste dia. Na sexta não se celebra a missa em todo o mundo e o altar é iluminado sem cruz, sem velas e nem adornos. As pessoas costumam, em sinal de respeito, não comer carne.
Sábado Santo 
É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias. É um dia de oração e do jejum, onde os cristãos passam a noite rezando, esperando o grande dia: a Páscoa.
Domingo de Páscoa
É o dia da ressurreição de Jesus, e a comemorações mais importantes do cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus. 
Encontre o equilíbrio emocional, a paz e a serenidade para tomar decisões importantes em sua vida no amor e no trabalho

Quantos Gatos Cabem em um Coração?




Mesmo com várias notícias ruins circulando o país, como médicos usando dedos de silicone para bater o ponto, estudante de psicologia jogando braço de ciclista em canal e manicure psicopata, encontramos em Itabuna uma iniciativa que nos faz manter a fé na humanidade.
Trata-se do projeto “Pata Amada”, iniciativa da itabunense Viviane Rocha, caixa de uma loja de celular que, cansada de ver gatos abandonados nas ruas da cidade, resolveu alugar um imóvel com ajuda de amigos para acolhê-los. O projeto tem como objetivo reabilitar, tratar e cuidar dos filhotinhos de rua para estarem saudáveis para adoção e também castrar os gatos adultos para controle de natalidade.

Atualmente são 25 gatos, sendo dois separados por conta de problemas de pele e quatro recém-nascidos. Mas o projeto precisa de doações para se manter, seja para alimentação e tratamento dos animais. Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato pelo telefone (73) 9122-8123.

Vale lembrar que para doar você não precisa gostar de gatos, basta ser daqueles que se sente indignado sempre que vê um animal sendo maltratado nas ruas de Itabuna. 

O uso de anabolizantes e suas consequências




As pessoas estão frequentando as academias cada vez mais cedo, os jovens estão preocupados com a aparência e fazendo uso de diferentes drogas (anabolizantes, medicamentos fabricados a partir do hormônio masculino testosterona) para adquirir o corpo definido, força e resistência física em menos tempo, podendo trazer graves conseqüências para a saúde, alterando e até deformando o corpo por causa do uso dessas drogas.
Esses medicamentos, em geral, utilizados em tratamentos de algumas disfunções hormonais ou desgaste muscular. Porém está sendo usados por pessoas que desejam um corpo musculoso, os adolescentes que praticam esportes e freqüentam academias acabam adquirindo os medicamentos nas farmácias veterinárias ou de forma ilícita através do mercado negro, podendo, muitas vezes, serem falsificados. O que aumenta o risco devido à finalidade de ser manipulado em seres humanos.
Essas drogas são conhecidas popularmente como “bombas”, podem ser encontradas em forma de cápsulas, comprimidos e injeções intramusculares. Seus efeitos colaterais são imediatos podendo geralmente ter efeitos adicionais como uma possível elevação na pressão arterial, estimulação das glândulas sebáceas (acne), alteração dos níveis de colesterol (LDL e HDL) aumentando os riscos de ocorrer doença cardiovascular ou da artéria coronariana, além de poder causar hiperplasia gengival (crescimento da gengiva).
Os efeitos específicos nos homens são: impotência sexual, infertilidade temporária, atrofia testicular levando a uma inibição da espermatogênese e ginecomastia (crescimento das mamas). Já nas mulheres são: crescimento dos pêlos, diminuição dos seios, engrossamento da voz e ciclos menstruais reduzidos. Em ambos os sexos estes efeitos trazem sérios danos e podendo levar a morte.
Nos adolescentes o abuso compromete ocrescimento dos ossos, acelerando a maturação óssea trazendo um individuo com baixa estatura, sexualidade precoce, aumento das ereções, aumento exagerado de pelos (púbicos, barba e o resto do corpo), desenvolvimento extremo das características sexuais. Causando traumas e deformações durante toda a vida.
Alguns atletas fazem uso das drogas buscando reduzir os níveis de gordura no corpo e melhorar seu desempenho nas competições. Os atletas que são flagrados nas competições através do exameantidoping são automaticamente eliminados e punidos pelo órgão responsável o COI (Comitê Olímpico Internacional) visto que este proibir os atletas de usarem essas drogas.
Existem várias maneiras de conseguir um corpo bonito e saudável através de uma boa alimentação, exercícios físicos, acompanhados por suplementos alimentares, sendo este um produto que não prejudica o nosso organismo. Tais suplementos devem ser usados como complemento nutricional para atletas e pessoas que praticam esportes no intuito de suprir o gasto de energia durante as atividades. Com hábitos saudáveis e bom treinamento em uma média de 1 a 2 anos é possível ter um corpo definido, e acima de tudo, com saúde.