sábado, 8 de junho de 2013

Professora brasileira afirma se sentir como uma rainha ensinando na Finlândia, país nº1 em educação



Luciana Pölönen, professora brasileira de 26 anos, dá aulas há três na Finlândia, país considerado, segundo diversos rankings - como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), o primeiro lugar em educação no Mundo. É formada em letras pela UFBA. Sua experiência no país europeu pode, em muito, contribuir para esclarecer pontos falhos na educação brasileira, cuja necessidade de reforma é substancial e emergencial. Recentemente, o Brasil ocupou o penúltimo lugar em um ranking de educação envolvendo 40 países.

Segundo Luciana, "Eu me sinto como uma rainha ensinando aqui. Ser professor na Finlândia é ser respeitado diariamente, tanto quanto
qualquer outro profissional! Aqui na Finlândia o sistema é outro, o professor é o pilar da sociedade. No Brasil só dei aulas em cursos, mas estudei em escola pública, sei como é. Sofriabullying, apanhava porque falava o que via de errado e os professores não tinham o respeito dos pais". Para a mesma, segundo afirmado ao G1, o destaque do sistema consiste no treinamento e na liberdade concedidos aos professores. Ainda que haja metas a serem cumpridas, com prazos estabelecidos, o modo de execução é de escolha do professor responsável.

Segundo ela, dá-se destaque ao cultivo da honestidade e da cooperação entre professores, comunidade, alunos e governo, prezando pelo respeito. Os alunos "aprendem o respeito desde pequenos, a honestidade vem em primeiro lugar. As pessoas acreditam umas nas outras e não é necessário mentir. Um professor quando adoece pode se ausentar até três dias. Funciona muito bem."

Quanto à violência e ao bullying, assere que os casos são raríssimos, atribuindo isso a um tratamento individualizado na educação:  "Foram cinco casos de violência no ano, mas para eles é um absurdo, não deveria acontecer. Eles sempre têm um plano para cada tipo de aluno, não é uma única forma para a classe inteira. No final, todos alcançam o mesmo objetivo".

Luciana recebe o equivalente a R$6500,00 por mês. Além do salário, há cursos de aperfeiçoamento sem custo, descontos em diversos estabelecimentos com o uso do "cartão professor", seguro viagem, entre outros.

O que tais informações podem trazer para aclarar problemas típicos do Brasil e de suas escolas, como o bullying, o racismo, as gangues, as drogas, o défice de aprendizado, analfabetismo funcional, desrespeito, desmoralização, evasão escolar e professoral, entre outros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário