sexta-feira, 7 de junho de 2013

PREFEITO PARTICIPA DE ATO OFICIAL DE CRIAÇÃO DA UFESBA

vane dilma deputado


“A implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia será um dos marcos mais importantes na história de Itabuna e região. Representa para o desenvolvimento do município importância similar, ou até maior, que a chegada da rodovia BR-101 e da Ceplac”. A análise foi feita pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, que na tarde de quarta-feira, 5, participou da cerimônia de assinatura pela presidenta Dilma Roussef da lei que cria a UFESBA, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Projeção feita por especialistas aponta uma modificação significativa na renda, aumento entre 9% a 10% da população em dez anos e a consolidação de Itabuna, definitivamente, como pólo educacional e prestação de serviços. O prefeito de Itabuna prevê que os efeitos serão sentidos, positivamente, também no entorno do município, com benefícios sociais, culturais e econômicos para uma região que compreende cerca de 100 municípios.
Claudevane Leite disse que o projeto pedagógico da nova universidade, incluindo os colégios universitários chamou a sua atenção. “Temos certeza de que a chegada da universidade federal vai proporcionar a formação de uma nova geração de jovens, com melhores condições de crescimento pessoal e profissional, com impactos na sociedade e no desenvolvimento econômico regional,” assinalou.
Vane também destacou que a instalação da UFESBA é uma das mais importantes prioridades da atual administração municipal. "Determinei à Comissão Interna de Acompanhamento da Implantação que apresente as opções de terrenos mais viáveis no máximo até o fim deste mês. Para a nossa administração é muito importante que Itabuna mantenha o protagonismo nesse processo e a nossa parte será cumprida em tempo hábil.”  
O governo municipal já colocou dois imóveis à disposição para o funcionamento provisório da reitoria da UFESBA. A decisão final sobre o local mais apropriado será da coordenação de implantação, que tem à frente o professor Naomar Almeida Filho, ex-reitor da UFBA, universidade tutora da UFESBA. O prédio público para funcionamento do Instituto de Humanidades será definido até o início do primeiro semestre, também em entendimento da Prefeitura de Itabuna com a comissão e a universidade tutora.
O campus definitivo deve ser construído em terreno que o município de Itabuna colocará à disposição da universidade.  Com esse objetivo, a Prefeitura lançou um edital de chamamento com o fim de receber propostas de doação ou venda de áreas compatíveis – terreno plano, com acesso fácil e medindo 100 hectares, etc.
Uma comissão interna da Prefeitura, tendo à frente a secretária da Educação, professora Dinalva Melo, e o secretários de Planejamento, Wenceslau Júnior, está concluindo os estudos para a definição da melhor modalidade para a aquisição do terreno, incluindo a desapropriação. Existem duas opções consolidadas e a escolha da área ideal será da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário