sexta-feira, 7 de junho de 2013

FALTA DE CRIATIVIDADE: Record a emissora que mais copia a Globo

record-x-globo1



record x globo jornalismo

48941_36


EsporteFantasticoEF


No primeiro post dessa série nós falamos sobre dois programas da Record que possuem grandes semelhanças em seus formatos com alguns programas da Rede Globo. Hoje falaremos sobre outras atrações que possuem semelhanças gritantes e que não podem serem deixadas de lado.
Um dos programas que mais possui semelhantes entre as duasemissoras são seus principais jornais: o Jornal Nacional e o Jornalda Record. Os dois se parecem em tudo, desde o modo de apresentação e chamada de matérias e até mesmo na parte gráfica, que mostram que houve claramente uma cópia, pois tudo é parecido.

Outra atração que certamente teve inspiração na Globo, foi a folhetim adolescente Alta Estação, que tentou lutar contra a clássica novela teen Malhação. Infelizmente a aposta da Record não rendeu frutos e logo foi descontinuada graças a pouca criatividade e aos atores de baixo nível que faziam parte do elenco


Outro programa que chama a atenção pela similaridade é o Esporte Fantástico (note semelhança no nome: Esporte Espetacular). A atração da Record, que tinha a antiga apresentadora do programa da globo como âncora, apresentava o mesmo foco e passava no mesmo horário de seu concorrente, porém jamais teve a mesma audiência o que forçou uma mudança de horário, pois caso o contrario ele teria que ser cancelado, pois até mesmo o SBT estava tendo maiores índices de audiência.

1


Um dos muitos exemplos dessas “cópias” é o Repórter Record, uma clara alusão ao famoso Globo Repórter. Apesar de todo o esforço daemissora, seu programa não conseguiu atingir o sucesso esperado, pois as reportagens não eram muito originais, normalmente com temas requentados e já abordados pela emissora rival. Isso fez com que o programa acabasse sendo cancelado em meados de 2010, devido a baixa audiência e os custos de produção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário