quinta-feira, 6 de junho de 2013

Conferência apontará caminhos para a Educação em Itabuna

Secretária-Dinalva-Melo-abriu-debates-da-COMED-2013---Foto-Pedro-Augusto


Numa solenidade marcada por manifestações artísticas, cívicas e, sobretudo, por discursos em defesa de uma educação de melhor qualidade social, teve início na noite de quarta-feira e prosseguiu durante todo esta quinta-feira, a II Conferência Municipal de Educação (COMED) de Itabuna, preparatória para a II Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014). A abertura oficial da COMED reuniu no auditório da FTC autoridades, delegados conferencistas e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada, principalmente estudantes e trabalhadores da Educação.
Antecedendo a abertura oficial, houve apresentação de coreografia dos alunos com necessidades educacionais especiais e declamação de poesias com o ator Ramon Vane, seguido do seu pronunciamento de abertura feito pela secretária municipal da Educação, Dinalva Melo do Nascimento. Dinalva Melo considerou a II COMED um marco histórico na construção e para a consolidação das políticas públicas educacionais no município. Lembrando a dedicação com a qual os organizadores preparam a Conferência, a secretária afirmou que a razão de tal desvelo é algo que vai além de convicções pessoais, ou seja, "são pessoas que acreditam na Educação como alicerce de toda e qualquer sociedade".
Fazendo referência à história da educação brasileira, Dinalva Melo ressaltou que desde a década de 1970 já se falava da construção de um Sistema Nacional de Ensino, porém, muito pouco se avançou neste sentido. "Agora, é imprescindível debatermos, sugerirmos e construirmos um Sistema para além da esfera federativa e do estado. Portanto, é preciso que o Plano Nacional de Educação, em tramitação no Congresso Nacional, assegure a sociedade brasileira um Sistema unitário sem diferenças entre o Sul e o Norte e, principalmente, que garanta um maior financiamento para o setor", destacou.
A secretária disse ainda que para o governo municipal a II COMED é algo muito singular, não só por possibilitar o debate democrático de ideias, mas principalmente por validar as proposições dos atores sociais, particularmente daqueles que fazem acontecer a Educação. "Tais percepções e propostas nos ajudaram a planejar estrategicamente a Educação Grapiúna levando em conta este olhar coletivo e plural da sociedade itabunense", elucidou Dinalva.

Secretária-da-Educação---Dinalva-Melo---convoca-participantes-a-debater-sugerir-e-construir-sistema-de-educação---Foto-Pedro-Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário