quinta-feira, 4 de abril de 2013

Itabuna discute em Brasília a volta da gestão plena da saúde




O secretário de Saúde de Itabuna, Renan Araújo, se reuniu na terça-feira, 2, com o diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC) do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, para discutir a devolução do comando único da saúde para Itabuna. Também participaram do encontro o Secretário de Saúde da Bahia (Sesab), Jorge Solla, e o Superintendente de Regulação do Estado, Andres Alonso.

O secretário Renan Araújo fez um balanço das medidas que estão sendo adotadas para atender as exigências e para que Itabuna tenha de volta a gestão plena da saúde. “Com a parceria com a Sesab e com o Ministério da Saúde, estamos preparando toda a rede de saúde para resgate da gestão plena para o nosso município”, afirmou.

Renan Araújo avaliou que a reunião significou um passo importante para a retomada da gestão plena, pois o Ministério da Saúde tomou conhecimento do incremento no financiamento do Estado nas ações de saúde, de 2008 até hoje, e comprometeu-se a realizar estudos e responsabilizar-se pela recomposição do teto financeiro do município, com a retomada do comando único por Itabuna.

Avanços
Durante o encontro em Brasília, o secretário Jorge Solla lembrou os motivos que determinaram a perda da gestão plena por Itabuna. Dentre outros pontos, ele citou o não cumprimento de contratos com os prestadores de serviços, a má gestão do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, a baixa cobertura de serviços e eficiência na rede de atenção básica. 

Solla registrou ainda que a nova gestão tem se empenhado em dar novos rumos à saúde de Itabuna e destacou a reestruturação da equipe da secretaria, a reforma e reabertura de unidades básicas e do Centro de Referência em Doenças de Anemia Falciforme de Itabuna (CEDORFI), a reforma do pronto socorro do Hospital de Base, retomada da negociação com os prestadores de serviços e a parceria com a Sesab para a abertura da Central Regional de Regulação de Leitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário