quarta-feira, 10 de abril de 2013

Comissão começa a organizar a Conferência da Educação




Com a representação de dezessete segmentos ligados ao setor educacional, movimentos sociais e de entidades da sociedade civil organizada, foi instalada na última terça-feira, 9, a Comissão Organizadora da II Conferência Municipal de Educação de Itabuna – COMED 2013. Além de formalizar e instalar a comissão, durante a reunião ocorrida no campus da FTC, os participantes definiram os dias 05, 06 e 07 de junho como a data para a realização da COMED. 

             Coordenando o encontro, a professora Tânia Macedo apresentou sinteticamente o Documento-Referência da Conferência Nacional de Educação (CONAE) e orientações sobre as várias etapas das conferências municipais, intermunicipais, estaduais e distrital que antecedem a CONAE, esta última marcada para fevereiro de 2014. Ela explicou que o documento também norteará os trabalhos da comissão organizadora e a realização da Conferência Municipal da Educação.

            Tânia ressaltou que a perspectiva do Fórum Nacional de Educação é que o Documento-Referência possa contribuir para a construção de políticas de Estado, em que, de maneira articulada, níveis, etapas e modalidades da educação, em sintonia com os marcos legais e ordenamentos jurídicos (Constituição Federal de 1988, LDB/1996, PNE, dentre outros), expressem a materialização do direito social à educação, com qualidade social para todos. 

            Após a formalização da Comissão Organizadora, foram eleitos a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Lúcia Bittar Santos, coordenadora; a professora Rita Amâncio, vice-coordenadora;  a professora Indiara Célia, secretária executiva; e o professor João Santos, 2º secretário.  Dando sequência à pauta da reunião, foram criadas e apresentadas as atribuições das subcomissões de Secretaria, Sistematização, Articulação e Mobilização, Logística e de Divulgação.

            A primeira reunião de trabalho da Comissão Organizadora e das Subcomissões está marcada para o próximo dia 18 de abril, às 14 horas, no campus da FTC. Como nas demais conferências, as discussões da COMED Itabuna estarão centradas no tema “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.
            A expectativa é que a Conferência Municipal de Educação conte com a participação de 250 a 300 delegados escolhidos entre o segmento educacional, entidades da sociedade civil organizada e organizações governamentais das esferas municipal, estadual e federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário