terça-feira, 16 de abril de 2013

Centro de Anemia Falciforme será inaugurado nesta terça

Foto:


A partir de quarta-feira (17), cerca de 1.100 pacientes de mais de 50 municípios das Diretorias Regionais de Saúde de Itabuna, Ilhéus, Jequié e Eunápolis, voltam a receber atendimento de equipes especializadas e remédios gratuitos no Centro de Referência em Doença Falciforme de Itabuna (CERDOFI), que teve os serviços interrompidos no ano passado pelo governo anterior. A unidade será reinaugurada às 14 desta terça-feira (16), com as presenças do prefeito Claudevane Leite, do secretário Renan Araújo e do secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla.
O CERDOFI, que recebeu o nome da médica Maria Conceição Benigno Magalhães, falecida no ano passado, foi reformado com recursos do município e vai contar com atendimento de especialistas como neurologistas, farmacêuticos, hematologistas, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e nutricionista. A unidade de referência atenderá cerca de 500 pacientes com doença falciforme, 400 com traço de falciforme e 200 casos de outras hemoglobinopatias.
O secretário de Saúde Renan Araújo destaca que Itabuna é um dos poucos municípios do interior do país a contar com equipes para atender os portadores da doença falciforme. “A reabertura do CERDOFI vai facilitar o diagnóstico precoce da doença e melhorar qualidade do tratamento dos pacientes” observou Araújo, acrescentando que a unidade está abastecida dos medicamentos necessários.
 A doença 
A anemia falciforme é uma doença hereditária causada por mutação genética, responsável pela deformidade dos glóbulos vermelhos. Entre os sintomas da anemia falciforme estão dores articulares, fadiga intensa e palidez. Ela é mais comum em pessoas da raça negra, sendo que a Bahia é o primeiro estado brasileiro em número de casos.
O Centro de Referência em Doença Falciforme Dra. Maria Conceição Benigno, localizado na rua Miguel Calmon, no centro de Itabuna,  funcionará das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.  Na unidade, os pacientes contarão com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, exames laboratoriais específicos e receberão orientação farmacêutica, com distribuição de remédios, conforme a rede de seu município.
Além do CERDOFI, serão reinauguradas nesta terça-feira, a partir das 15 horas, as unidades básicas de saúde Dr. Alberto Teixeira Barreto, no Califórnia, e uma hora depois, a U.B.S Calixto Midlej, no bairro Nova Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário