segunda-feira, 11 de março de 2013

PROGRAMA GARANTE REMÉDIO GRATUITO

Programa garantirá remédio de graça (Foto: Pedro Augusto)
A Secretaria de Saúde de Itabuna, em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde da Bahia, vem assegurando atendimento na rede pública para 2.500 pacientes idosos cadastrados no Programa de Saúde do Idoso (Prosi), que conta com uma equipe formada por médicos geriatras, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, assistente social e técnico de enfermagem.
O programa oferece atendimento especializado para pessoas com doenças como Mal de Parkinson, Osteoporose, Alzheimer e depressão. Atualmente são quase 400 pacientes em situação mais grave que recebem tratamento completo e muitos deles têm acesso a remédios gratuitos no Centro de Saúde José Maria de Magalhães, no centro de Itabuna. Mas a Secretaria de Saúde já está providenciando um novo espaço para ampliar o leque de serviços.
A equipe assegura atendimento para 161 pacientes com Mal de Alzheimer, 83 com Parkinson e 151 em tratamento de osteoporose. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Renan Oliveira, a prioridade, por enquanto, é para as pessoas já cadastradas que tiveram o atendimento suspenso na gestão passada, que deixou o programa sem sede e sem profissionais de saúde.
Mais pacientes serão cadastrados nos próximos meses e o Prosi, além de atendimento clínico, vai ofertar também terapias corporais, oficina terapêutica e atividades recreativas. “Estaremos oferecendo um atendimento humanizado e completo em um espaço físico exclusivo para atendimento dos pacientes do programa”, disse Renan Araújo. O novo espaço está previsto para ser inaugurado nos próximos dois meses. A partir daí, serão cadastrados novos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário