quinta-feira, 28 de março de 2013

O uso de anabolizantes e suas consequências




As pessoas estão frequentando as academias cada vez mais cedo, os jovens estão preocupados com a aparência e fazendo uso de diferentes drogas (anabolizantes, medicamentos fabricados a partir do hormônio masculino testosterona) para adquirir o corpo definido, força e resistência física em menos tempo, podendo trazer graves conseqüências para a saúde, alterando e até deformando o corpo por causa do uso dessas drogas.
Esses medicamentos, em geral, utilizados em tratamentos de algumas disfunções hormonais ou desgaste muscular. Porém está sendo usados por pessoas que desejam um corpo musculoso, os adolescentes que praticam esportes e freqüentam academias acabam adquirindo os medicamentos nas farmácias veterinárias ou de forma ilícita através do mercado negro, podendo, muitas vezes, serem falsificados. O que aumenta o risco devido à finalidade de ser manipulado em seres humanos.
Essas drogas são conhecidas popularmente como “bombas”, podem ser encontradas em forma de cápsulas, comprimidos e injeções intramusculares. Seus efeitos colaterais são imediatos podendo geralmente ter efeitos adicionais como uma possível elevação na pressão arterial, estimulação das glândulas sebáceas (acne), alteração dos níveis de colesterol (LDL e HDL) aumentando os riscos de ocorrer doença cardiovascular ou da artéria coronariana, além de poder causar hiperplasia gengival (crescimento da gengiva).
Os efeitos específicos nos homens são: impotência sexual, infertilidade temporária, atrofia testicular levando a uma inibição da espermatogênese e ginecomastia (crescimento das mamas). Já nas mulheres são: crescimento dos pêlos, diminuição dos seios, engrossamento da voz e ciclos menstruais reduzidos. Em ambos os sexos estes efeitos trazem sérios danos e podendo levar a morte.
Nos adolescentes o abuso compromete ocrescimento dos ossos, acelerando a maturação óssea trazendo um individuo com baixa estatura, sexualidade precoce, aumento das ereções, aumento exagerado de pelos (púbicos, barba e o resto do corpo), desenvolvimento extremo das características sexuais. Causando traumas e deformações durante toda a vida.
Alguns atletas fazem uso das drogas buscando reduzir os níveis de gordura no corpo e melhorar seu desempenho nas competições. Os atletas que são flagrados nas competições através do exameantidoping são automaticamente eliminados e punidos pelo órgão responsável o COI (Comitê Olímpico Internacional) visto que este proibir os atletas de usarem essas drogas.
Existem várias maneiras de conseguir um corpo bonito e saudável através de uma boa alimentação, exercícios físicos, acompanhados por suplementos alimentares, sendo este um produto que não prejudica o nosso organismo. Tais suplementos devem ser usados como complemento nutricional para atletas e pessoas que praticam esportes no intuito de suprir o gasto de energia durante as atividades. Com hábitos saudáveis e bom treinamento em uma média de 1 a 2 anos é possível ter um corpo definido, e acima de tudo, com saúde.








Nenhum comentário:

Postar um comentário