quinta-feira, 21 de março de 2013

ITABUNA: SECRETÁRIO DE SAÚDE DETERMINA ABERTURA DE AUDITORIA




O secretário de Saúde de Itabuna, Renan Araújo, afirmou nesta quinta-feira, 21, que determinou a abertura de uma auditoria para investigar o destino de R$ 2,4 milhões repassados em 2012 pelo Ministério da Saúde para o Programa de Requalificação das unidades básicas de saúde no município. Renan disse que o dinheiro foi depositado nas contas da Prefeitura no ano passado, mas as obras de reforma e ampliação dos postos de saúde sequer foram iniciadas.
As denúncias do secretário foram feitas durante audiência pública promovida pelo Ministério Público Estadual, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), para debater problemas da Saúde no Município. Renan Araújo observou que o desvio de dinheiro da saúde em Itabuna ocorrido no passado pode comprometer repasses de programas financiados com recursos federais.
O dinheiro deveria ter sido usado para obras nas unidades de Saúde da Família Simão Fitterman, no bairro São Pedro; Aurivaldo Peixoto Sampaio, no São Lourenço; Corbiniano Freire, no Santa Inês; Cândido Pereira, no Maria Pinheiro; Jorge Amado, no Rua de Palha; Ubiratan Moreira, no distrito de Itamaracá; João José Soares, no bairro João Soares; João Monteiro, no Pedro Jerônimo; Élson Duarte, no Urbis IV; Manoel Rodrigues, em Ferradas; e Emanoel Leão, no bairro Emanoel Leão.
De acordo com o secretário Renan Araújo, as obras nessas unidades de sequer foram iniciadas pelo governo passado. Renam observou que esse tipo de desmando prejudica seriamente o atendimento na rede da atenção básica, que foi encontrada completamente sucateada.
Renan Araújo informou que a Secretaria da Saúde também está investigando o destino de R$ 100 mil do Programa Nacional Telessaúde Brasil, mas nada foi feito. O dinheiro deveria ser usado para implantação do programa de informatização das unidades básicas. O resultado da auditoria repassadas para a Procuradoria Geral do Município para adoção de medidas judiciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário