terça-feira, 31 de julho de 2012

Complexo Escolar Polivalente de Belmonte totalmente abandonado pelo governo do Estado. Alunos e professores sofrem com vários problemas na estrutura





A única Escola Estadual do Município de Belmonte , funcionando hoje em dois turnos (matutino e noturno), atendendo aproximadamente 600 alunos nas séries do ensino médio (antigo 2º Grau), nunca passou por uma reforma total em seu prédio desde a construção que foi entre 1971 e 1972.
Com mais de quarenta anos em funcionamento, em alguns períodos em três turnos, o prédio da escola foi se destruindo com a ação do tempo, pelo abandono dos governos estaduais, além do vandalismo de alguns alunos que por pura diversão destroem ainda mais o patrimônio do Estado e do Município, ou seja, seu próprio patrimônio, visto que, assim como seus pais usaram o prédio para estudar, amanhã serão seus filhos e netos também.
Procuramos a nova diretoria do Polivalente, a primeira escolhida pelos votos de alunos, pais e professores, para obter alguns esclarecimentos e fomos recebidos pelo vice-diretor Alexandre Magnavita, que nos informou, que um dos fatores que impossibilitam a fiscalização e a identificação dos alunos que depredam, soltam bombas, em fim, destroem a escola, é a falta de funcionários, como porteiros, vigias e agentes administrativos. “A situação seria bem pior se a Prefeitura Municipal não houvesse cedido alguns funcionários para dar um apoio”, acrescentou Alexandre. “O diretor Carlos Alberto e eu, juntamente com os professores e demais funcionários, estamos criando medidas para conscientizar, identificar e punir administrativamente dentro da lei a minoria que ainda insistem em praticar estes atos.” Concluiu o vice-diretor.
Com tudo isso, a escola vem enfrentando já há alguns anos graves problemas, como goteiras que alagam as salas em dias de chuva, vazamentos e infiltrações por todos os lados, além de problemas elétricos, banheiros danificados, a quadra de esporte e o campo de futebol totalmente abandonados e destruídos.
Segundo o vice-diretor, a pequena verba que o governo enviou no inicio do ano, mal deu pra reformar duas salas, recuperar algumas carteiras e reparar as partes mais críticas do telhado. Alexandre também relatou que somente a verba para a merenda escolar é recebida em dia, e com isso, a merenda é servida todos os dias para os alunos.
Mesmo com todos estes problemas, as aulas continuam acontecendo normalmente, os alunos estão todos uniformizados e o corpo docente empenhado em manter, dentro das condições, o cronograma letivo previsto para este ano.
Agora é preciso que o Governo Estadual tome uma iniciativa, para tentar sanar, ou ao menos amenizar ao máximo os problemas enfrentados pela escola, para que os alunos possam ter um ambiente digno e agradável para estudar.

Mulher tenta entrar com maconha na vagina em presídio





Uma mulher, Janaira Santos, 26 anos, foi presa na manhã desta terça-feira (31), após tentar entrar com drogas no presídio de Itabuna. Ela estava com 163 gramas de maconha dentro da vagina.
Em depoimento a polícia, Janaira afirmou que estava indo visitar o namorado no Conjunto Penal, quando outra visitante pediu que ela levasse a droga para uma presa. Em troca, ela receberia R$150. Segundo ela, não chegou a receber o dinheiro, uma vez que não concluiu a tarefa. Com Janaira, estavam R$300 em espécie, que ela afirma ser do Bolsa Família.
 

Secretaria da Educação realizará pagamentos do Universidade para todos nesta quarta

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informou, através de nota, que a Secretaria da Fazendo do Estado repassará nesta quarta-feira (1º) os recursos para a Universidade Estadual da Bahia efetuar os pagamentos dos professores que atuam no Programa Universidade para Todos. Os docentes estão sem receber desde maio, quando as aulas do projeto começaram. 




Professores do Universidade para Todos denunciam atraso no pagamento de salários

Professores do Universidade para Todos denunciam atraso no pagamento de salários

Professores do Universidade Para Todos (UPT), programa que tem o objetivo de preparar estudantes egressos da rede pública de ensino para enfrentar o vestibular, denunciam o atraso no pagamento de salários pelo governo do Estado. As aulas são ministradas por alunos de graduação e pós-graduação, contratados através de parceria da Secretaria da Educação (SEC) com universidades estaduais e federais. Apesar de as aulas do curso pré-vestibular terem começado no mês de maio, os docentes alegam não terem recebido nenhum vencimento até esta terça-feira (31), mais de dois meses após a aula inaugural. Contatada pelo Bahia Notícias, a Pró-reitoria de Extensão (Proex), órgão da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) responsável pela intermediação entre a SEC e os educadores, informou que ainda não há previsão de pagamento.

Universidades federais rejeitam proposta do governo: greve continua

Universidades federais rejeitam proposta do governo: greve continua

De acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), até as 11h30 desta terça-feira (31) 48 de 57 assembleias de docentes das universidades, institutos e centros tecnológicos federais rejeitou a segunda proposta de reajuste e reestruturação de carreiras, apresentada pelo governo na última terça-feira (24). As unidades votaram a favor da continuidade da greve. Na quarta-feira (1), professores se reúnem às 21h com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, a fim de dar uma resposta oficial à proposta da União. O governo federal ofereceu reajuste de 25% a 40% a ser aplicado em três anos ao salário dos docentes, em lugar dos aumentos a partir de 12% inicialmente sugeridos. O movimento argumenta que reivindicações importantes acerca de progressão de carreira, gratificações e avaliação de desempenho não foram contempladas. “Ele [Ministério do Planejamento] está aguardando nossa avaliação. Até o momento, a maioria das instituições está rejeitando a proposta. Vamos sistematizar esses resultados e redigir uma posição oficial até o fim do dia de hoje”, explicou Marinalva Oliveira, presidenta da Andes. Em salvador, professores e funcionários da Universidade Federal da Bahia participaram de um protesto no centro da cidade na manhã desta terça. 

Após 112 dias de greve, professores pedem intermediação do MPT- BA

Professores mantêm greve e dizem que sairão de assembleia (Foto: Reprodução/ TV BA)



O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) encaminhou na manhã desta terça-feira (31) um pedido ao Ministério Público do Trabalho na Bahia para que o órgão intermedeie as negociações junto ao governo do estado. Os professores da rede estadual de ensino já estão em greve há 112 dias. O coordenador geral do sindicato, Rui Oliveira, informou que a categoria já havia se reunido com representantes do MPT-BA na sexta-feira (27) para conversar sobre a greve da categoria.
De acordo com informações da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região, a solicitação foi recebida e o órgão tenta manter contato com representantes do governo, para que possam iniciar as negociações. Procurado pelo G1, o secretário de Comunicação, Robinson Almeida, afirmou que o governo já está ciente da solicitação dos professores junto ao Ministério Público do Trabalho e que está disposto a sentar-se à mesa de negociação com os professores grevistas.
Entretanto, ele ressalta que o governo tem como parâmetro a proposta que foi apresentada pelo Ministério Público e Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Ao ser questionado sobre mudanças no documento que foi apresentado, ele afirmou que as alterações devem ser sugeridas pelos professores. "Tem uma proposta na mesa e para nós continua sendo válida. O sindicato é que tem que reavaliar sua posição” afirmou Robinson Almeida.
Rui Oliveira informou que os professores se reúnem em assembleia na tarde desta terça-feira e que a categoria poderá elaborar uma nova proposta para ser apresentada ao governo durante as negociações com o Ministério Público do Trabalho. Ele também ressaltou que a proposta do Ministério Público e do Tribunal de Justiça não foi aceita pelos professores, pois a categoria não está de acordo com o conteúdo proposto. Segundo Rui, caso seja elaborada uma nova proposta, ela deverá ser votada em uma nova assembleia que ainda não tem data definida..


Cantor Léo Santana assume usar 'hormônio masculino'




O cantor Léo Santana contou com exclusividade ao jornalista Léo Dias que utiliza hormônio masculino para ficar mais forte, e inclusive recomenda o uso.
O cantor de mais de 2 metros de altura e que atualmente pesa 115kg disse que antes da fama pesava 70Kg.
O moço ainda afirmou que no passado jamais pensaria que conseguiria ficar com alguém como Nicole Bahls.
Na minha terra, 'hormônio masculino' é anabolizante!



Divulgação / Fred Pontes/'

Programação de shows foi encerrada com festividades para as crianças





A programação festiva dos 102 anos de emancipação política e administrativa de Itabuna foi encerrada na tarde de domingo (29), com apresentações da Turma da Alegria, Uz Bananóides, As Sapekas e a Banda Biscuit, na Praça Rio Cachoeira, especialmente voltadas para o público infantil. Entre os pequenos, não faltaram alegria e muita disposição para as brincadeiras e distribuição de brindes.
Os palhaços Tody e Tdey, juntamente com uma das integrantes das Sapekas, iniciaram a programação interagindo com as crianças. Logo depois foi a vez de Uz Bananóides agitarem o público com performances de músicas já conhecidas, seguidos pelas animações das Sapekas e da Banda Biscuit.

Prefeitura entregou mais 14 casas populares no Daniel Gomes



A Prefeitura de Itabuna entregou na última sexta-feira (27) mais 14 casas populares no bairro Daniel Gomes, do total de 280 unidades habitacionais que serão construídas na localidade. O projeto faz parte do Programa de Urbanização e Melhorias Habitacionais e é fruto do investimento de R$ 16 milhões, do Ministério das Cidades, com uma contrapartida de R$ 1,2 milhão do município. O investimento tem como objetivo erradicar habitações em áreas de risco.

ntre os contemplados com a casa própriaestá a dona de casa Ana Cláudia Pereira de Carvalho“Estou muito alegrepoisconsegui realizar esse sonho”declarou a moradoraAo todo foram entregues 21 casas popularessendo que o projeto incluiainda os serviços de pavimentaçãodrenagemesgotamentosanitárioconstrução de uma escadariaquadra poliesportiva,crechecentro multifuncionalcontenção de encostas eregularização fundiária.
“O esgotamento sanitário  está pronto, o próximo passo será a pavimentação”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabuna, José Alencar.  O vice-presidente da Associação de Moradores do bairro, Wilson Soares Santos, disse que vê com entusiasmo o grande avanço na comunidade. “Na minha rua não passava carro, mas agora o bairro todo estásendo valorizado”, salientou.
Para o próximo mês, o diretor de Projetos da Sedur, Marcos Alan Ribeiro de Farias, antecipou que  está prevista a entrega de mais 23 casas populares. Os imóveis são divididos em sala, dois quartos, banheiro e área de serviço.
Ação social
De acordo com o secretário de Assistência Social, Acles Dantas, em paralelo ao trabalho de infraestrutura e habitação, o projeto inclui ainda o fortalecimento da parte social, por meio de oficinas de flores, computação, corte e costura, que visam à geração de emprego e renda entre os moradores.
“Além de oferecer moradia e infraestrutura, a Prefeitura se preocupa em garantir o desenvolvimento social para as famílias do bairro”, enfatizou.

Microsoft lança serviço que vai substituir o Hotmail



Começou a funcionar nesta terça-feira (31) o novo portal de e-mail da Microsoft, o Outlook.com, que segundo a empresa irá unir serviços como o Hotmail, Skydrive e Messenger.

Nenhum dos usuários ou senhas dos serviços da Microsoft foi alterado, a intenção da empresa e convergir os serviços para um só produto. O Outlook.com também oferece recursos de compartilhamento e uso on-line da linha office, algo parecido com o que o Gmail oferecia pelo Google Docs. Os arquivos vão ficar armazenados no Skydrive, que oferece 7 GB de memória gratuitamente.

O novo serviço também busca oferecer maior interação com as redes sociais, como o Twitter e o Facebook, a página já está disponivel em português. Todas as informações do antigo Windows Live e das contas dos outros produtos foram centralizadas nas contas do usuário. Caso o usuário opte por criar um novo endereço ele continuará recebendo os e-mails da conta anterior e terá todos os contatos transferidos.

Ao fazer o login nos antigos sites o usuário já é altomaticamente direcionado para o Outlook.com. A Microsoft usou a identidade visual do Windows 8 para o novo site. A intenção é que com um design simplificado seja mais fácil o uso tanto em desktops, celulares ou tabletes.



CASAL ESMAGADO POR CAMINHÃO


Um casal em uma moto foi morto após ser atropelado por um caminhão. De acordo com testemunhas, o casal vinha numa moto quanto bateu em um ônibus que estava parado pegando passageiros.
Após colidir com o ônibus, a moto caiu na faixa da esquerda  e um caminhão  que vinha atrás não conseguiu parar e passou por cima do casal. Caso aconteceu em Cruz das Armas - PB.
O caminhão esmagou as cabeças de Silvano Costa de Oliveira, 24 anos e de uma jovem não identificada que estava de carona. O Motorista do caminhão fugiu do local.

Apresentadora está grávida aos 50



A apresentadora Márcia Goldschmidt colocou em seu Twitter que só voltará à TV depois que suas filhas gêmeas nascerem. Ela, que vive em Portugal, está no quinto mês de gestação e postou algumas imagens da barriga.

No Twitter também, ela agradeceu o carinho dos fãs e prometeu mais novidades em breve. Márcia não é a única que engravidou depois dos 45: a atriz Solange Couto deu à luz aos 54, mas a maternidade tardia pode não ser a melhor opção.

Aulões vão reforçar estudos para Enem em Itabuna

Foto: Agecom/Ilustrativa


Estão abertas as inscrições para os Aulões Enem em Itabuna, um reforço na preparação dos estudantes das escolas estaduais para o ingresso na Educação Superior. Podem se inscrever os estudantesconcluintes do 3º ano do ensino médio e do 4º ano da Educação Profissional Integrada. As inscrições vão até o dia 9 de agosto, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
Os Aulões Enem acontecerão no Colégio Ciso (Fátima), sempre aos sábados, a partir do dia 4 de agosto. São oferecidas 800 vagas para os estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio e do 4º ano da Educação Profissional Integrada.
Cada estudante vai participar de uma série de 16 Aulões com foco em 32 temas nas áreas de matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas. As abordagens interdisciplinares serão ministradas por professores especialistas nas diversas áreas do conhecimento. Paralelo às aulas, está prevista uma série de atividades complementares, como grandes revisões e aplicação de simulados.
Além de Itabuna, os Aulões Enem acontecem em outras 23 localidades, sendo 13 bairros de Salvador e 10 municípios do Estado, sempre às terças ou quintas ou sábados. A série começa no dia 4 de agosto e prossegue até o mês de novembro. Quando fizer a inscrição, o próprio estudante escolhe o local onde quer assistir aos Aulões. 
Para os estudantes dos demais municípios, a Secretaria da Educação vai transmitir os Aulões Enem em tempo real, por videoconferência, para turmas nas sedes das Diretorias Regionais de Educação (Direc). Além disso, os Aulões serão gravados e transmitidos pela TV Educativa e ficarão disponíveis para acesso a qualquer hora no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
Início: 4 de agosto (sábado)
Dia da aula: sempre aos sábados
Local: auditório do Colégio Ciso - Rua Francisco Silva, Nº 76, Fátima
Horário: 14 às 18 horas
Ilhéus
Em Ilhéus, acontecerá o mesmo, nas mesmas datas e horários. O local será o CEEP em Logistica, Transporte e Produção Industrial (bairro Malhado).

Gestantes são beneficiadas com kits de enxovais





Um grupo 56 mulheres que são atendidas pelo Programa de Proteção à Gestante Ei Mamãe, numa iniciativa da Secretaria de Assistência Social, foi premiado com kits de enxovais nesta segunda-feira (30). A coordenadora do Ei Mamãe, Cíntia Cruz, revela que as mães beneficiadas já estão no nono mês de gravidez e, desde o início da gestação, foram acompanhadas por uma equipe formada por psicólogo, pedagogo, enfermeira e assistente social. Antes da entrega dos kits, as mães que participam do projeto Ei, Mamãe Maternidade foram acompanhadas por uma enfermeira para conhecer as instalações da unidade hospitalar onde darão à luz. De acordo com a coordenadora, o conhecimento das instalações deixa as mulheres mais seguras e, portanto, influencia positivamente nesse momento. Após a visita às maternidades, foram entregues os enxovais, compostos por objetos de uso do recém-nascido, como fraldas, lençóis, toalhas, travesseiro e banheira. Para a estudante Ariane Prado, que terá seu primeiro filho, o acompanhamento dos profissionais foi importante durante a gestação, pois lhe permitiu ter maiores esclarecimentos sobre como cuidar de um recém-nascido.

Morre "Pescoço de Mola"



O sanfoneiro Pescoço de Mola faleceu nesta segunda, 30, vítima de complicações clínicas. O corpo do músico foi sepultado às 14h no cemitério Campo Santo, em Itabuna. Na foto cedida gentilmente por Luiz Carlos Júnior, Pescoço de Mola se apresenta numa das edições do Forró dos Comerciários, em Itabuna. O corpo do músico foi velado no SAF, ao lado do Campo Santo. Clériston, filho de Pescoço de Mola, afirmou que o pai passou cerca de cinco meses entre hospital e residência. Ele havia perdido um dos pulmões e era também cardíaco. Itabunense de nascimento, “Pescoço” tinha 62 anos e foi registrado como Manoel Messias Nunes de Souza.
http://www.pimenta.blog.br/

PSD fica com Juçara



A candidata petista Juçara Feitosa vai ganhar 1min56s de rádio e TV do PSD por programa, além das inserções. A questão foi resolvida durante audiência entre representante do PSD, o juiz da 28ª Zona Eleitoral, André Dantas Vieira, e representante do Ministério Público Eleitoral.

Após apresentar ata em que coligava com Vane do Renascer (PRB), o diretório local protocolou pedido em que informou ter a maioria dos filiados ter feito opção pela petista. O protocolo foi apresentado ontem, 30, mesma data de publicação da sentença do juiz André Vieira no mural do cartório da 28ª Zona.

A coligação do candidato Vane do Renascer informou ao PIMENTA, por meio da assessoria, que não irá recorrer da decisão. No prazo final de registro das coligações e candidaturas, no início do mês, a direção do PSD local havia feito escolha por Vane, mas a direção estadual impôs o nome de Juçara.

Gêmeos são brutalmente assassinados e esquartejados na Paraíba








O interior paraibano acompanhou nesse domingo (29), um dos mais bárbaros crimes já registrados nos últimos anos.
Por volta das 08:40h da manhã a polícia foi informada de que um cadáver havia sido encontrado enterrado às margens do açude do governo, nas proximidades do Bairro Procanô, na cidade de Mari. Chegando ao local, os policiais encontraram a cena de um crime cometido com requintes de crueldade. De um lado do açude foram encontrados, pelo menos 5 cápsulas de balas de pistola .380, massas encefálicas espalhadas pelo chão, dentes e partes de um crânio. Do outro lado do açude era possível ver partes de um corpo enterrado e algumas vestes, incluindo um cordão de prata. A área foi isolada pela polícia e uma equipe de peritos foi chamada para o local.


Por volta das 10:00h, quando os peritos chegaram e começaram a cavar o local onde dava para ver partes de um cadáver veio a surpresa: dois corpos foram encontrados, esquartejados, um sobre o outro. De imediato as vítimas não foram identificadas, pois suas cabeças não estavam juntas dos corpos, mas populares encontraram um saco sujo de sangue ao lado de um par de tênis, dentro do mato, também às margens do açude. Os peritos foram chamados e ao abrirem o saco encontraram as duas cabeças juntas. Ao verem as cabeças, algumas pessoas entre os curiosos reconheceram as vítimas apenas pelos apelidos: Willian e Kekê, residentes naquelas proximidades.


Moradores das proximidades onde ocorreu o fato, disseram ter ouvidos alguns disparos de arma de fogo, mas como estavam soltando fogos de artifícios por lá, não desconfiaram de nada.
A polícia agora trabalha para tentar identificar quem pode ter praticado um duplo homicídio tão bárbaro.




Jovem é baleado no bairro Fonseca

Joanderson Nascimento Fagundes, 21 anos, foi baleado na manhã desta terça feira (31), no Fonseca. A vítima foi atingida com um tiro de raspão na cabeça, quando estava na rua Carlos Silva, naquele bairro. Ninguém quis comentar sobre o assunto e a família agiu de forma brusca com a imprensa. Joanderson, que estava consciente, foi socorrido pelo Samu e encaminhado para o Hospital de Base.

NAMIR MANGABEIRA PRIMEIRA PREFEITA DE ITABUNA





Quem conhece a história de Itabuna nota um grave equívoco da candidata a prefeita pelo PT, Juçara Feitosa, que em seus discursos afirma que a cidade jamais foi governada por uma mulher. Não é verdade.
Itabuna já teve uma prefeita, ainda que por breves 28 dias. Foi a contabilista Namir Mangabeira, que em 1966 substituiu Félix Mendonça, então titular do cargo, do qual se afastou para disputar cadeira na Assembleia Legislativa.
O memorialista Nilton Ramos era servidor da Prefeitura à época e conta que Namir Mangabeira aproveitou o pouco tempo no poder para regularizar a situação salarial dos servidores. “Era uma mulher alta, elegante e inteligente”, lembra o ex-funcionário.
Namir faleceu em 1968, vítima de câncer, e entrou para a história por ter governado a cidade em um tempo no qual a política era dominada pelos homens. A candidata do PT, lamentavelmente, desconhece o fato. De http://www.cenabahiana.com.br/v1/

Se eleita juçara não será a primeira prefeita de Itabuna

O publicitário Afonso Dantas, em seu blog chama a atenção para um fato muito importante, não observado pela equipe de marketing da candidata a prefeita pelo PT Juçara Feitosa.
Ele relata que no material de campanha de Juçara, um erro histórico é cometido, quando ignora, segundo Afonso, a primeira prefeita de Itabuna, a ex vereadora Rosalina Molffi de Lima que a época, era presidente da câmara, e como não havia vice prefeito, assumiu a prefeitura em substituição a José Oduque Teixeira.
O publicitário, alfineta, dizendo que “talvez pelo fato da escolha de uma agência de fora da região, possa explicar tamanho erro e indelicadeza com a ex-prefeita e com a história”, e finaliza com a recomendação de consulta a Adelindo Kfouri e os livros de José Dantas de Andrade, o Dantinhas.
Ricardo Ribeiro, no Cena Bahiana contestou a informação dizendo que a primeira prefeita foi a contabilista Namir Mangabeira, que em 1966 substituiu Félix Mendonça, então titular do cargo, do qual se afastou para disputar cadeira na Assembléia Legislativa. O memorialista Nilton Ramos era servidor da Prefeitura à época, e observou o fato.
Afonso Dantas, consultou Adelindo Kfouri, e o historiador confirmou que na verdade  Juçara, se eleita será a terceira prefeita de Itabuna, sendo realmente Namir Mangabeira a primeira prefeita da história de Itabuna
Foto: Reprodução/internet

ORELHA CAIU E JÁ ESTÁ NO XILINDRÓ

A Polícia Militar de Valença, prendeu o elemento de vulgo Orelha. O elemento é acusado de vários homicídios e faz parte da quadrilha do Mangue Seco. Ele também é um dos integrantes do Porto Imbira e acusado de trocar tiros com gangues em Valença. O bandido já está a disposição da Justiça
HOMICÍDIO AGORA EM VALENÇA
Um homem até o momento desconhecido, foi executado esta noite , no Loteamento Águas de Março, vitima de varios disparos de arma de fogo pelo o corpo, principalmente na cabeça.Ele é claro e mais ou menos 1,70 de altura. Foi socorrido até o Pronto Socorro, chegando sem sinais vitais.

MAIS UM ACIDENTE DE MOTO EM ITABUNA

Uma dona de casa, identificada como Jociara, colidiu a sua moto com uma bicicleta, sofrendo escoriação. Populares acionaram o Samu, que encaminhou a mulher para o hospital de Base. O ciclista não saiu ferido. O acidente ocorreu na Avenida Princesa Isabel, em frente ao Itão no bairro São Caetano, em Itabuna.

ANIVERSÁRIO DE ITABUNA - 102 ANOS ( FOTOS )