sábado, 6 de outubro de 2012

"O Globo": Rosinha e Garotinho tem bens bloqueados pela Justiça.




A prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, deve se reeleger no primeiro turno. Rosinha lidera todas as pesquisas. A candidata do PR teve seu registro indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, mas através de uma decisão monocrática do ministro Marco Aurélio, do Tribunal Superior Eleitoral, conseguiu reverter sua situação e seus votos são válidos. 

Entretanto Rosinha e Garotinho acabam de sofrer um novo golpe. A Justiça bloqueou os bens do casal. Os ex-governadores do Rio de Janeiro estão sendo acusados de desviar dinheiro dos cofres públicos em favor de suas campanhas eleitorais. 

De acordo com informações do jornal "O Globo", Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho teriam desviado R$ R$ 1.061.124,63, além do casal mais 17 pessoas estariam envolvidas no esquema.  

Ainda segundo a publicação, o Ministério Público Federal (MPF) tornou indisponíveis os bens móveis e imóveis dos réus para a garantia da devolução do dinheiro. As verbas teriam sido desviadas quando foram governadores do estado do Rio: Garotinho de 1999 a 2002 e Rosinha nos quatro anos seguintes. 

O procurador da República do Ministério Público Federal Edson Abdon Peixoto Filho não quis listar os bens encontrados em nome do casal Garotinho porque o processo está em segredo de Justiça:  — A decisão para o bloqueio dos bens tomou por base todo o levantamento feito pelo Ministério Público Federal. Houve provas suficientes da ilicitude. Foi criado um esquema que se repetia em todo os estado para financiar a campanha de Anthony e Rosinha Garotinho. 

De acordo com a ação de improbidade administrativa proposta pelo MPF, os réus atuaram com o objetivo claro de desviar recursos públicos. Isso fica evidente porque as pessoas jurídicas acusadas no processo judicial aparecem em inúmeras apurações como envolvidas em esquemas de financiamento de campanha eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário