terça-feira, 9 de outubro de 2012

Município de Belmonte ganha agência da previdência social



BELMONTE - O primeiro benefício concedido pela recém inaugurada Agência da Previdência Social, em Belmonte, foi o salário-maternidade para Aleandra dos Santos Alexandrino. A trabalhadora rural recebeu a carta de concessão do benefício imediatamente após a abertura oficial da unidade. 'Esse dinheiro vai ajudar muito. Não penso em nada grande, quero apenas um local para colocar os pés, a cabeça e sair do aluguel', comemorou.

Desde terça-feira (25), os 22 mil habitantes de Belmonte, no extremo sul da Bahia, agora contam com uma Agência da Previdência Social (APS) e, por isso, não precisam mais se deslocar para Porto Seguro, distante 73 quilômetros, em busca do atendimento previdenciário. A unidade foi aberta oficialmente pelo superintendente regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Nordeste, João Maria Lopes, acompanhado da gerente-executiva do Instituto em Itabuna (BA), Ariádene Pitanga. 'Somente na Bahia, o empenho de todos já garantiu a execução de 34% do Plano de Expansão do INSS', disse o superintendente.

Instalações 

A unidade de 340m² de área construída, na Travessa Visconde de Cairu, s/nº, Centro, está prevista no Plano de Expansão (PEX) da rede de atendimento do INSS, que amplia em 140% a rede operacional no sul e extremo sul da Bahia. A obra, que atende os padrões de acessibilidade e possui equipamento e mobiliário de última geração, exigiu um investimento de R$ 800 mil. Com a abertura da Agência da Previdência Social em Belmonte, a Gerência-Executiva do INSS em Itabuna conta com 21 unidades em pleno funcionamento.

Atendimento 

Em Belmonte, incluindo o Distrito de Barrolândia, a Previdência Social paga atualmente 1,8 mil benefícios, o equivalente a R$ 1,5 milhão. Segundo a gerente-executiva em Itabuna, Ariádene Pitanga, a tendência é que a folha de pagamento do INSS na região cresça, já que os benefícios serão requeridos e mantidos no município. Pitanga ressaltou a contribuição na economia doméstica da população belmontense. O dinheiro antes gasto com o transporte até Porto Seguro, agora pode ser investido na melhoria da compra do mês do cidadão, por exemplo, afirmou. (Ivan Cláudio ACS/BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário