sexta-feira, 12 de outubro de 2012

DIA DAS CRIANÇAS - RESGATANDO BRINCADEIRAS































Os tempos mudaram, os bairros cresceram e as ruas parecem não mais ter espaço para as brincadeiras antigas de crianças, que enchiam as calçadas e duravam o dia inteiro. Poucas são as crianças que ainda têm grupo de amigos de rua e que ainda passam a tarde brincando ao ar livre. Menor ainda é a sensação de liberdade dos pequenos, liberdade essa que tinham ao pular a amarelinha na rua ou ao brincar de pega-pega, por exemplo.

Brincadeiras de pegar, com cordas, cantigas, ou até mesmo brinquedos para serem jogados em turma. Qualquer que fosse a escolhida, era garantia de diversão para todos, o dia todo. Para matar as suas saudades desta época, fizemos uma lista de algumas das brincadeiras que a meninada costumava fazer.
Corda: as brincadeiras de corda eram as queridinhas das meninas e ocupavam ruas inteiras. Tinham muitas variáveis e podiam ser puladas individualmente ou com os amigos. na maior parte das vezes, uma criança segurava cada ponta da corda e uma fila delas pulava ao mesmo tempo. Aquelas que encostassem na corda, saíam da fila.
Mãe da rua: essa precisava de ruas tranquilas e muitas crianças juntas. Um participante é sorteado e passa a ser a mãe da rua. Os outros se dividem em dois grupos e cada um fica em uma calçada. O objetivo é atravessar a rua – pulando em um pé só, de costas ou como estipularem – sem ser pego pela mãe. Quem for pego, se torna a nova a mãe e a brincadeira continua. Quando todos forem capturados, ela chega ao fim.
Elefantinho colorido: as crianças formam uma roda e uma delas fica no meio. Ela fala: “elefantinho colorido” e todas respondem: “que cor?”. A criança escolhe uma cor e todas as outras precisam tocar em alguma coisa que tenha a cor escolhida. As que não conseguirem achar serão pegas pelo elefantinho – a criança do meio da roda. Para esta brincadeira ser mais divertida, é bom que os pequenos tenham muito espaço para correr.
Cinco marias: as cinco marias podem ser cinco pedrinhas ou cinco saquinhos de pano preenchidos com arroz. O objetivo é jogar um saquinho para cima e pegar outro antes do primeiro cair no chão. E assim sucessivamente, até jogar quatro saquinhos para cima e pegar o que resta no chão. A brincadeira pode ser jogada individualmente ou em grupos – quando alguém erra, perde a vez e outro joga.
Amarelinha: a mais famosa das brincadeiras de ruas agitou a infância de muitas gerações. Com as casas e números desenhados no chão, as crianças têm que pular dentro dos quadrados – sem pisar nas linhas – e evitando a casa com a pedrinha. Ela pode ser jogada com diferentes adaptações, como, por exemplo, pulando de costas. É só usar a imaginação.
Cantigas de roda: as brincadeiras de roda eram das mais comuns entre a criançada e tinham muitas variantes. Dependendo da cantiga entoada, a brincadeira se transformava e os pequenos mudavam o que fazer ao fim da canção.
Se mesmo depois dessa sessão nostálgica você ainda sentiu falta da sua preferida, mande para a gente. E aproveite nossas dicas para brincar as brincadeiras antigas de criança junto com seus filhos e relembrar um pouco os velhos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário