terça-feira, 23 de outubro de 2012

Debate na TV Itapoan: Pelegrino e ACM Neto fazem debate mais agressivo da campanha



O embate mais quente e agressivo da campanha eleitoral para a prefeitura de Salvador até agora. Foi assim o debate da TV Itapoan realizado na noite desta segunda-feira (22) entre ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT). A temperatura subiu quando o tema foi o que fazer para promover o crescimento da cidade com responsabilidade ambiental, o que resvalou para o Código Florestal. Pelegrino observou que o deputado Ronaldo Caiando, do DEM, foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir anistia aos desmatadores, o que provocou uma reação do adversário. “O senhor mente. O DEM não vai entrar com ação. Palavra e compromisso do presidente do DEM [José Agripino]”, afirmou.

Aliás, os termos “o senhor mente” e “o senhor falta com a verdade” pontuaram todo o debate, que chegou a ficar enfadonho em alguns momentos. ACM Neto voltou a afirmar que Pelegrino indicou quatro secretários para a gestão de João Henrique; o petista, por sua vez, responsabilizou o ex-presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, pela situação do turismo na cidade. ACM rebateu ao afirmar que a responsabilidade sobre o abandono do Pelourinho e do potencial turístico de Salvador é do governo do Estado, exaltando o trabalho de Cláudio Tinoco como organizador do Carnaval.

“Fracassado” também foi uma palavra muito usada durante o debate. Quando o assunto foi a greve dos professores da rede pública de ensino, o grupo político de Pelegrino foi alfinetado por Neto, que sugeriu que a administração estadual não tenha lidado bem com a situação. “Fracassado é você. Duas vezes você foi fracassado nas eleições e em 2008 não foi nem para o segundo turno. Todo mundo sabe que você é a continuidade do carlismo. Não pode criticar João Henrique e por isso fica fazendo confusão”, afirmou Pelegrino. “Vai cortar salário? Esse é o tratamento que o senhor vai dar?”, indagou o democrata. “Não farei o que vocês fizeram a vida inteira. Na minha administração vai ter diálogo, ao contrário deles, que tratavam greve com repressão”, completou.

ACM Neto chegou a afirmar, durante o debate, que vai processar Pelegrino por calúnia e difamação. Os escândalos conhecidos como mensalão do PT e do DEM também marcaram presença no debate, o que acabou retirando seu aspecto regional. E Cajazeiras nunca foi tão comentada nessa campanha eleitoral: ambos reafirmaram o compromisso de levar o metrô até o bairro. Pelegrino ressaltou que ACM Neto não terá condições de captar recursos para isso, ao contrário dele, que conta com a parceria dos governos estadual e federal. ACM Neto, por sua vez, afirma que o PT agora quer construir a Avenida 29 de Março, mas não priorizou a região no projeto do metrô.

Até o escândalo dos grampos telefônicos e a fraude no painel eletrônico do Senado na década passada foram lembrados pelo candidato Nelson Pelegrino, que acusou o grupo político de ACM Neto de serem responsáveis pelos episódios. ACM Neto, no entanto, sugeriu que Pelegrino discuta o assunto com César Borges e Otto Alencar, seus ex-aliados políticos, agora pertencentes ao time de Pelegrino. Pelegrino rebateu: “Veja como ele trata seus aliados. Jogou agora na conta dos aliados”. Ao final, Pelegrino chegou a afirmar que seu adversário não vai ganhar a eleição, o que provocou mais um disparo de ACM Neto. “O senhor continua com arrogância. Eu não me coloco no lugar do eleitor”, observou. (Política Livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário