sábado, 1 de setembro de 2012

Guaratinga comemorou 51 anos da sua Emancipação



GUARATINGA - A história do município de Guaratinga tem os seus primórdios no século XVI, na Capitania de Porto Seguro, uma das 15 capitanias criadas pelo Coroa Portuguesa nas terras recém-ocupadas, que foi doada ao donatário Pero do Campo Tourinho.

No ano de 1759, a Capitania passou par aos bens da Coroa, vindo depois a fazer parte da Província da Bahia, criada com a instituição do Governo Geral. Que teve como primeiro mandatário Tomé de Souza.

Em 20 de outubro de 1795, Porto Seguro foi elevado à categoria de freguesia, e no dia 30 de junho de 1891, município. Foi na parte oeste desse município, na primeira metade do século passado- acredita-se que no final da década de 40 -, que teve início a história mais recente de Guaratinga, com a fixação de diversas famílias vindas do estado de Minas Gerais, na área de uma fazenda – cujo nome não se conhece – que havia sido doada, em vida, pela sua dona, Maria da Conceição, em testamento, para Nossa Senhora da Conceição. Nascia uma pequena povoação então denominada de Jaquetão, ou Jaquetou, situada na área do distrito de Buranhém, cujas famílias pioneiras era os Gonçalves, Rodrigues, Chaves, Moura e os Dias Rocha. 

Na época – até o ano de 1952 -, o município de Porto Seguro era formado por quatro distritos: Porto Seguro, Buranhém (ex-São José do Bruanhém), Trancoso e Vale Verde (ex-Vila verde). 

A povoação prosperou com a criação de gado e o cultivo de diversas culturas, como a mandioca, o milho e o feijão. Com o crescimento, a povoação foi elevada à condição de povoado com a denominação de Novo Horizonte – não as sabe a partir de quando. No dia 31 de dezembro de 1953, pela Lei estadual nº 628, foi criado o distrito, desmembrado do distrito de Buranhém. 

Algum tempo depois, provavelmente no início da década de 60, foi introduzido o plantio do cacau, trazido por agricultores vindos da área tradicionalmente produtora, a região cacaueira. A nova cultura encontrou ambiente propício nas área úmidas das beiras dos inúmeros rios, córregos e ribeirões, dando novo impulso à economia local, e não tardou para que a localidade fosse elevada à categoria de povoado tendo nova denominação: Guaratinga. 

Em 31 de agosto de 1961, através da Lei nº 1.466, o povoado obteve a sua emancipação, com território desmembrado do município de Porto Seguro. Sua instalação se deu no dia 7 de abril de 1963.

Nenhum comentário:

Postar um comentário