sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Cerimônia coletiva celebra união estável de 47 casais gays em São Paulo




Casais homossexuais celebram nesta sexta-feira (28) uma cerimônia coletiva para oficializar a união estável. O ato é promovido pela Coordenação da Diversidade Sexual, Centro de Integração da Cidadania, ambos parte da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.
Apesar de ter sido uma cerimônia de união estável, na prática, o que ocorreu foi uma grande festa coletiva de casamento. Os 47 casais, 32 de mulheres e 15 de homens, assinaram um terno e receberam escrituras, mas também trocaram beijos, alianças, juras de amor e oficializaram os relacionamentos na frente dos padrinhos, amigos e parentes.
"No Rio de Janeiro, a Justiça não aceita o casamento gay. O casal pode assinar um contrato de união estável, mas não pode se casar", afirmou o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) presente na cerimônia e autor de uma proposta de emenda constitucional (PEC) que mudaria o artigo 226º da Constituição para que o casamento homoafetivo seja assegurado pela lei.
"Hoje os casais dependem da boa vontade da Justiça. Sei que a diferença entre união estável e casamento é mínima, mas não podemos nos contentar com uma sorte de gueto", disse o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário