quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Secretaria diz que 92% das escolas da rede estadual estão funcionando

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou nesta quinta-feira (2) que apenas 8% das unidades escolares do estado ainda estão paralisadas por conta da greve dos professores. Das 118 escolas ainda sem aula, 78 estão localizadas em Salvador. Das 1.411 escolas da Bahia, 1.293 já estão em funcionamento (92%), segundo a SEC.

Nos últimos dois dias, 47 unidades voltaram ao funcionamento no estado, sendo 35 em Salvador. A Secretaria da Educação diz que a reposição de todas as aulas prejudicadas está garantida.  Os programas de reposição de aulas são aprovados pelos colegiados escolares das unidades e supervisionados pela Secretaria da Educação. 

Para aquelas unidades escolares que ainda não realizaram reposição, a orientação é que priorizem a utilização dos sábados e, naquelas que forem preciso, utilizar o mês de janeiro de 2013.

Contraproposta 
A paralisação dos professores já dura 114 dias. Na quarta-feira (1º), a categoria enviou uma nova pauta de reivindicações para negociação com o governo. O documento foi entregue pelo presidente da Associação dos Trabalhadores em Educação (APLB-Sindicato), Rui Oliveira, ao procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Pacífico Rocha.

Entre as exigências dos docentes estavam a não punição dos professores demitidos e a retirada dos processos administrativos daqueles em estado probatório; a devolução imediata dos quatro salários confiscados durante a greve; a devolução da contribuição mensal da APLB; além da reabertura da mesa de negociação.






Na manhã desta quinta-feira (2), o governo estadual enviou uma contraproposta para a APLB. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom), entre os itens da contraproposta estão os reajustes salariais concedidos à categoria neste ano, assim como a promoção com aumento de 7% para os professores licenciados da carreira de Magistério, por meio de curso de atualização de práticas pedagógicas em novembro de 2012.

Uma nova promoção também está prevista nas mesmas condições para março de 2013. Ainda de acordo com a Secom, as solicitações da categoria em relação a demissões, processos administrativos, salários dos professores e repasses das contribuições sindicais enviadas ao governo na quarta-feira (1º) foram aceitas.

Um assembleia para avaliar os rumos da greve está marcada para às 9h desta sexta-feira (3), no Colégio Central, em Nazaré. Depois que a Justiça determinou a desocupação do saguão Deputado Nestor Duarte da Assembleia Legislativa da Bahia, o Colégio Central passou a ser a nova base da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário