sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Primeiro debate entre candidatos é marcado por críticas a João Henrique



Os seis candidatos à prefeitura de Salvador participaram na noite desta quinta-feira (2) do primeiro debate televisionado destas eleições, organizado e exibido pela Band Bahia. Estiveram presentes ACM Neto (DEM), Rogério da Luz (PRTB), Mário Kertész (PMDB), Márcio Marinho (PRB), Hamilton Assis (PSOL) e Nelson Pelegrino (PT). A diretora de jornalismo da Band, Silvana Oliveira, mediou o debate.

No primeiro bloco, os candidatos responderam a uma mesma pergunta, elaborada pela produção, em uma ordem previamente sorteada. Eles foram questionados sobre qual pode ser considerado o maior problema de Salvador e como, e em quanto tempo, resolveriam esse problema se eleitos.

As críticas à atual gestão do prefeito João Henrique (PP) já começaram a surgir nesse primeiro momento. ACM Neto declarou que o principal problema de Salvador é a "falta de ordem". "Salvador precisa de um prefeito que coloque ordem na casa. Esse é o primeiro passo. Um prefeito que chame para si a responsabilidade", disse, elencando problemas na saúde pública e na educação. "Essa cidade precisa voltar a ter respeito".

O candidato Da Luz escolheu o trânsito como o problema mais urgente da cidade hoje. "O trânsito a cidade hoje está parecendo um coração infartado precisando fazer ponte de safena". Ele prometeu construir 40 km de aerotrem nos 4 anos de governo.

Mário Kertész se classificou como "ouvidor da cidade" por conta de seus 18 anos no rádio ouvindo reclamações da população. "Nos últimos 3 anos, essa reclamação passou a ser pedido de socorro", disse. Ele destacou estar na "maturidade da idade da vida" e suas experiências anteriores na prefeitura para dizer que tem condições de governar Salvador. "Em 180 dias a cidade estará totalmente limpa, com seus canteiros, avenidas e tudo funcionando. Em 1 ano teremos um hospital militar. Em 6 meses começaremos o projeto de Cajazeiras, que vai beneficiar 700 mil habitantes", prometeu. "O que Salvador viveu e vive ainda nesses 8 anos é realmente lamentável", disse, alfinetando os outros candidatos que apoiaram ou estiveram na base da administração de João. "Dessa família eu não participei".

Márcio Marinho também insistiu que Salvador "precisa na verdade de um gestor". "Temos problemas de mobilidade urbana, problemas na educação, problemas na saúde, problemas na segurança, problemas na atração do turista para nossa cidade", criticou. Por fim, Hamilton Assis disse que o principal desafio à frente de Salvador será "desprivatizar a prefeitura". Informações do CORREIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário