quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Pojuca é a única cidade baiana a utilizar urnas biométricas nas eleições

Eleitores de 60 municípios utilizam a nova tecnologia das urnas biométricas, de identificação digital. (Foto: Elza Fiúza/ABr)


A cidade de Pojuca, localizada na região metropolitana de Salvador, é a primeira da Bahia a realizar o cadastramento biométrico do eleitorado. Assim como em 2010, os eleitores do município vão utilizar a tecnologia nas Eleições 2012, cujo primeiro turno ocorre dia 7 de outubro. Este ano Pojuca conta com 66 urnas biométricas para atender aos 24.252 eleitores.
Escolhida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para realizar o cadastramento biométrico do eleitorado em 2009, a primeira votação com a utilização das urnas biométricas em Pojuca contou com 21.000 eleitores, há dois anos. De acordo com o chefe do cartório eleitoral do município (200ª zona), Luiz Fabiano Vasconcelos, os órgãos públicos municipais ofereceram apoio material para a realização do recadastramento. Pojuca contou com 40 colaboradores e o apoio da prefeitura e câmara de vereadores para atender diariamente 1.500 pessoas para realizar o cadastro.
Segundo o TRE-BA, a partir de 2013 outras cidades do estado devem iniciar o recadastramento biométrico para as Eleições 2014. "Ainda não estão definidas quais serão essas cidades", afirma Felisberto Bulcão, assessor de imprensa do TRE-BA.
Benefícios
Entre as vantagens do uso das urnas biométricas estão a agilidade na hora da votação e maior segurança na identificação dos eleitores, o que reduz os riscos de fraude. De acordo com Luiz Fabiano, o procedimento é muito simples e rápido, pois basta posicionar um dos dedos do eleitor no terminal do mesário e logo que for reconhecida a digital, ele é liberado para votar, pois não precisa de comprovação e verificação dos documentos pessoais do cidadão.
A agilidade na apuração do resultado é outro fator positivo da tecnologia. "Pojuca deu o resultado do segundo turno das eleições no ano de 2010 às 17h34, ou seja, apenas 34 minutos depois do horário de término das eleições, que é às 17h", conclui.
Segundo planejamento do Tribunal Superior Eleitoral, o cadastramento de todo o eleitorado do país deve ser realizado até 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário