sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Itabuna ganha neste domingo quatro novos Centros Digitais de Cidadania



O município de Itabuna, no sul do Estado, ganha neste domingo (dia 12) mais quatro Centros Digitais de Cidadania (CDCs), que serão inaugurados pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera. As unidades (veja relação abaixo) são voltadas à inclusão sociodigital da população de baixa renda. Nos CDCs são desenvolvidos trabalhos com a comunidade para estimular a capacitação e a geração de renda, além de contribuir para a realização das atividades escolares, ajudando a melhorar o aprendizado dos estudantes, favorecendo a difusão do conhecimento digital.

Com os novos equipamentos, Itabuna passa a contar com seis CDCs de um total de 880 unidades espalhadas pelo Estado, em pleno funcionamento. Na avaliação do Secretário Paulo Câmera, essa iniciativa integra o esforço da SECTI de levar mais CDCs para o interior da Bahia e desta maneira dar o acesso as tecnologias da informação a população carente de Itabuna. ”É uma maneira de levar gratuitamente informação e possibilidades de capacitação para quem não tem acesso à tecnologia e desta maneira aumentar as chances inserção no mercado de trabalho”, destaca o secretário.

O CDC é composto por um servidor, 10 computadores com diversos softwares e conectados à Internet banda larga. Os Centros Digitais utilizam softwares livres desenvolvidos para atender às necessidades dos usuários. Qualquer cidadão pode utilizar os CDCs, que funcionam em horário comercial.

A comunidade local tem acesso aos centros gratuitamente e pode usar editores de texto e planilha, construir apresentações, formatar imagens e navegar pela internet. Centros comunitários, escolas, instituições religiosas de diversos credos, comunidades tradicionais – como afrodescendentes, indígenas ou quilombolas –, associações rurais, prefeituras, entidades de classe e centros de ressocialização de jovens são alguns tipos de instituições parceiras na gestão e manutenção dos Centros Digitais de Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário