quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Grevistas condicionam fim da greve à garantia de 'pauta mínima' na Bahia




Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (1º), em Salvador, os professores das escolas públicas estaduais da Bahia decidiram pela continuidade da paralisação no ensino. Apesar de mais uma vez apresentarem a postura mantida há 113 dias, os grevistas apontaram opção de saída para o fim da greve, que pode terminar na sexta-feira (3).
"Se o governo nos garantir até amanhã [quinta-feira], comprovado em documento, os itens já apresentados pela categoria, vamos suspender a greve e continuar o movimento. Nós queremos atestado em documento a segurança de que os demitidos durante a greve serão readmitidos, queremos a suspensão de processos contra profissionais em estágio probatório, devolução dos salários e da receita da APLB, e a retirada de todos os processos contra o sindicato", afirmou ao G1 o líder grevista Rui Oliveira.
De acordo com o secretário Robinson Almeida, o documento protocolado foi recebido e está sendo avaliado pelo Governo da Bahia, por volta das 17h30. A pauta foi encaminhada para a Governadoria e as secretarias da Educação e de Comunicação.
O sindicalista ressalta que as questões salariais, como a exigência dos 22,22%, permanecem como prioridades de negociação com o governo mesmo com a suspensão da greve. A assembleia que pode decretar o fim da paralisação no ensino será realizada na sexta-feira (3).
Pela manhã, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Educação (SEC) informou que o governo mantém a proposta já feita anteriormente, dois avanços de 7%, somados ao reajuste de 6,5% dado a todos os servidores do estado no início do ano.
Intermediação do MPT
O Sindicato dos Professores encaminhou na manhã de terça-feira (31) um pedido ao Ministério Público do Trabalho na Bahia para que o órgão intermedeie as negociações junto ao Governo do Estado. O coordenador geral do sindicato, Rui Oliveira, informou que ainda aguarda a resposta do Ministério nesta quarta-feira (1º).
De acordo com informações da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região, a solicitação foi recebida e o órgão tenta manter contato com representantes do governo, para que possam iniciar as negociações. Procurado pelo G1, o secretário de Comunicação, Robinson Almeida, afirma que o governo já está ciente da solicitação dos professores junto ao Ministério Público do Trabalho e que está disposto a sentar à mesa de negociação com os professores grevistas.

Entretanto, ele ressalta que o governo tem como parâmetro a proposta que foi apresentada pelo Ministério Público e Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Ao ser questionado sobre mudanças no documento que foi apresentado, ele afirmou que as alterações devem ser sugeridas pelos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário