sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Após punição, Oi publica lista de cidades com orelhões que fazem chamadas grátis

Ligações gratuitas em cerca de 2.000 municípios devem ser locais e para telefones fixos

A operadora Oi publicou em seu site a lista de cidades brasileiras onde os orelhões mantidos pela concessionária já deixaram de fazer cobrança por ligações locais (confira aqui quais são essas cidades). Para ligar de graça, o usuário não precisa de cartão: basta digitar o número do telefone fixo.
Por não cumprir os objetivos do Plano de Revitalização da Telefonia de Uso Público, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a Oi ajustaram, no último dia 24, umacordo que prevê a gratuidade desse tipo de ligação em cerca de 2.000 municípios do país. De acordo com a Anatel, a medida irá beneficiar cerca de 29% da população brasileira.
Na quinta-feira (30) venceu o prazo para a Oi efetivar as ligações gratuitas em pelo menos 90% dessas localidades.
Em Itabuna a gratuidade vai até outubro deste ano.

As ligações grátis deverão ser mantidas até pelo menos o final de 2012 em 742 municípios com densidade de orelhões abaixo da meta de quatro aparelhos a cada 1.000 habitantes. Nos demais 1.278 municípios que registraram as piores condições de funcionamento dos orelhões, o prazo da gratuidade vai pelo menos até o próximo dia 30 de outubro.
Para voltar a cobrar pelas ligações após essas datas, a empresa terá de garantir, conforme o município, o funcionamento de pelo menos 90% dos aparelhos (ou 95% onde não há serviço individual de telefonia)  ou ainda cumprir a proporção mínima de aparelhos por habitante. Em 446 municípios, a Oi terá de se adequar às duas metas.

Equipamentos
Procurada pela Agência Brasil, a Oi informou, por meio de nota, que opera mais de 700 mil orelhões em cerca de 4.000 municípios brasileiros. Segundo a empresa, o cronograma de melhorias dos telefones públicos foi prejudicado pelo atraso na entrega de equipamentos por fornecedores e intempéries climáticas. A Oi informa ainda que 252 mil aparelhos serão trocados até 2013.
A Anatel, por meio de sua assessoria de imprensa, garantiu que o órgão está fiscalizando o cumprimento do acordo. Já a Coordenadoria Estadual do Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná disse que abrirá reclamações se algum consumidor denunciar o não funcionamento dos telefones públicos ou a "queima" de crédito.
Em uma ação similar, no último mês de abril, a Anatel determinou a gratuidade das chamadas interurbanas para telefones fixos originadas de orelhões da Embratel. A medida, que em geral atinge áreas remotas do país, vale até o final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário