quarta-feira, 25 de julho de 2012

Olimpíada de Londres aumenta tensão entre Globo e Record




Os próximos 15 dias serão de muita tensão entre Globo e Record. A partir de sexta-feira, 27 de julho, a emissora da Barra Funda inicia oficialmente a transmissão da Olimpíada de Londres. É a primeira vez que a Globo não obtém os direitos de imagem do maior evento esportivo do planeta. A expectativa é que a audiência da Record suba e tire boa parte do público da concorrência, principalmente nos períodos da manhã e tarde, quando os jogos acontecem. A tão esperada cerimônia será exibida a partir de 17h.
A disputa entre as duas maiores emissoras do Brasil já começa a repercutir na imprensa especializada. Na tarde desta quarta-feira, 25 de julho, a Globo divulgou nota oficial para informar que fará uma cobertura “limitada” dos Jogos Olímpicos. A justificativa é que a emissora não possui os direitos de transmissão.
A poucos dias do início da competição, a Globo tem ignorado a Olimpíada. Quem assiste ao canal, só fica sabendo dos Jogos de Londres pelos comerciais, como o do Bradesco, que exibe uma campanha direcionada à participação do Brasil.
Na nota divulgada, a Globo afirma que comprou a assinatura de um serviço de imagens para quem não possui os direitos de transmissão. “Essas regras determinam que, ao longo do dia, um total de apenas seis minutos de imagens sejam usados por no máximo três programas jornalísticos regulares, sendo que cada um deles poderá usar apenas até dois minutos, não ultrapassando, por evento ou prova, 30 segundos ou 1/3, o que for menor”, diz o comunicado.
Já a Record, que também divulgou nota oficial sobre a transmissão, afirma que serão oferecidas às concorrentes “melhores condições para a concessão de imagens” do que quatro anos atrás. As emissoras que assinarem documento proposto pela Record terão direito a seis minutos de imagens por dia, que poderão ser “usadas em blocos de até três minutos em qualquer telejornal ou programa de cobertura nacional durante 24 horas”.
As regras as quais a Globo se submete seriam as mesmas dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. No Pan-americano de Guadalajara, em 2011, problema com direitos de imagem geraram uma crise entre Record e Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário