terça-feira, 15 de maio de 2012

Presídio e facções criminosas fazem Itabuna ser destaque nacional novamente


Em um encontro com sociedade e lideranças regionais na segunda-feira (14), o juiz da 2ª Vara Crime de Itabuna, Antonio Carlos Rodrigues Moraes, falou sobre a violência que assusta e Itabuna e afirmou que os crimes na cidade têm ligação direta com o presídio. “Cerca de 90% dos crimes de homicídio em Itabuna são ordenados de dentro do Presídio, que também é de onde é controlado o tráfico de drogas e entorpecentes”, afirmou.
Em uma matéria exibida na manhã desta terça-feira (15), no jornal de veiculação nacional, Bom Dia Brasil, a situação de Itabuna foi abordada. A matéria mostra a divisão de facções criminosas dentro do presídio da cidade, separado por duas facções criminosas, Raio A e Raio B.
Segundo o diretor do presídio, Capitão Fábio, explica que a divisão ocorre para evitar conflitos entre os detentos e assim preservar a vida dos presos. Segundo o comentarista de segurança do Bom dia Brasil, Rodrigo Pimentel, o ideal é fazer a mistura dos presos e mesmo assim preservar a vida deles. Ainda de acordo com o comentarista, o ideal é misturá-los e garantir a vida dos detentos mesmo assim.
Para o sociólogo Carlos Alberto Gomes, “eles (os criminosos) não têm o mínimo de receio de serem alcançados pela polícia, de serem processados, de serem condenados. E se forem condenados, vão para um presídio que eles dominam”.
Dados
Atualmente, o Conjunto Penal de Itabuna possui 480 vagas, mas a unidade estava sendo ocupado por mil presos. No mês passado, 150 foram transferidos para um novo presídio construído em Eunápolis. Em uma revista recente, trinta aparelhos de celular foram apreendidos dentro das celas, em Itabuna. Itabuna está em 8º lugar no ranking de cidade mais violenta do país.Radar Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário