segunda-feira, 21 de maio de 2012

O sucesso de Cheias de Charme

30 capítulos se passaram e parece que foi ontem que eu fiz um texto para este espaço falando do que poderíamos esperar de Cheias de Charme. Parecia unânime dizer que a novela ou seria um fracasso completo ou um fenômeno de repercussão e audiência. E, mesmo que tudo parecesse funcionar no material promocial divulgado pela emissora, ainda existia, no fundo, um medo de que a produção se perdesse pelo meio do caminho e não acontecesse, de fato.

Ainda estamos no 30º capítulo e faltam mais de 100 para ir ao ar. Pode ser que a novela se perca até o final, mas, até o momento, os autores estreantes, Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, mostraram um domínio de sua trama que impressiona pela qualidade e pelo rumo que ela vem tomando. 

A novela, a bem da verdade, afasta-se do complexo e flerta com uma trama mais simples. Erro? Muito longe disso. O texto da novela não subestima o telespectador e, pelo contrário, enriquece ainda mais a produção. Os personagens têm falas afinadíssimas e que valorizam ainda mais o produto final. 

Por vezes, a direção não tem medo de dar um toque nonsense à trama. Maior exemplo disso vem da personagem Socorro, muito bem defendida por Titina Medeiros. Em uma de suas cenas, ela, depois de se jogar num rio, sai das águas ao som da trilha do Fantástico, fazendo referência a uma das aberturas mais clássicas do "show da vida". 

O elenco, num primeiro momento, não se mostrou tão bem (à exceção das protagonistas), mas hoje não parece incomodar mais. É claro que Jonatas Faro e Jayme Matarazo continuam não sendo um exemplo de atuação para ninguém, mas não compremetem mais como antes. Parece que, enfim, captaram o que os seus personagens pedem. 

Uma das grandes viradas da trama se deu no capítulo do último sábado, com o clipe das Empreguetes sendo lançado na internet e, em questão de minutos, ter se espalhado por toda a rede. Com ele, um novo desafio surge para Isabelle Drumond, Leandra Leal e Taís Araújo, já que, sabemos, a carreira delas como cantora vai deslanchar de vez e uma nova fase da vida delas está por vir. 

Se antes, as três estavam muito bem em seus determinados papéis (Taís encarnou Penha de modo espetacular; Cida parece ter sido feita sob medida para Isabelle; Leandra Leal captou logo o que Rosário pedia), agora novos desafios surgem para elas. E alguém tem dúvidas que elas continuarão bem? Eu não tenho nenhuma. 

Mas difícil mesmo é alguém brilhar mais do que Cláudia Abreu, melhor atriz da atualidade defendendo uma das melhores personagens da atualidade. Chayene, antes mesmo de a novela começar, já era aposta fácil de sucesso. E não há decepção alguma quanto à personagem.

A repercussão que ela tem, seja pelas suas falas ácidas, seja pelas suas músicas contagiantes, é de saltar aos olhos. Cláudia mostra conhecer a personagem muito bem, por isso ela é exagerada naturalmente, mas nunca cai na caricatura. E, além de tudo, ainda canta. Não tem como não amar. 

Cheias de Charme, assim, encerra 30 capítulos com muita história contada e muito história pra contar. Em sua primeira novela solo, a dupla Filipe Miguez e Izabel de Oliveira mostra-se inspirada. Simples, mas contagiante, Cheias de Charme tem tudo para fazer ainda mais sucesso. E será merecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário