domingo, 27 de maio de 2012

Marcha das Vadias protesta contra violência sexual

Manifestantes tentaram invadir uma igreja durante missa. Uma delas chegou a tirar a blusa, causando confusão.
A Marcha das Vadias levou centenas de pessoas às ruas de Copacabana neste sábado. A passeata, que é uma forma de protesto contra a violência sexual, acontece em diversas cidades no Brasil. No Rio de Janeiro, a marcha partiu do Posto 4, em Copacabana (Zona Sul), e seguiu até a 12ª DP (Copacabana). Segundo a Polícia Militar, o protesto reuniu cerca de 500 pessoas. Uma das manifestantes causou tumulto ao tirar a camisa em frente à Igreja Nossa Senhora de Copacabana, onde parte do grupo tentou entrar durante uma missa. 
A Polícia Militar  interveio e um policial chegou a disparar  gás de pimenta para dispensar os manifestantes, mas ninguém foi preso ou ficou ferido. No início da caminhada, houve um desentendimento entre participantes do movimento e membros da Guarda Municipal, que queriam proibir a manifestação na Avenida Atlântica alegando que atrapalharia o trânsito. O problema foi solucionado com a chegada da Polícia Militar e a marcha seguiu em duas faixas da via.
Além das mulheres, que optaram por pintar o corpo ou usar fantasias, muitos homens também aderiram à causa, participando da passeata com frases de apoio às mulheres.
A Marcha das Vadias ocorre simultaneamente em mais de 20 cidades do Brasil e do mundo, incluindo, Rio, São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Toronto, no Canadá. Foi lá que o movimento começou, em resposta à uma declaração de um policial durante uma palestra na Universidade de Toronto. (informações/Foto:Jornal do Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário