terça-feira, 15 de maio de 2012

Assembleia de professores termina com tumulto e agressão no Piauí

A presidente do sindicato, Odeni de Jesus Silva, foi agredida pelos próprios professores, que se opunham ao fim da paralisação. Foto: Yala Sena/Especial para Terra A presidente do sindicato, Odeni de Jesus Silva, foi agredida pelos próprios professores, que se opunham ao fim da paralisação

Direto de Teresina
A assembleia dos professores em greve no Piauí terminou nesta terça-feira com tumulto e agressão à presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte). Em greve há 79 dias, os professores da rede estadual iriam votar pelo fim ou pela continuidade do movimento, quando houve a confusão. A assembleia, que ocorria na Praça da Liberdade, centro de Teresina, foi suspensa, e a Polícia Militar teve que ser acionada para conter os ânimos dos grevistas.
A presidente do Sinte, Odeni de Jesus Silva, foi agredida durante a votação pelos próprios professores, que se opunham ao fim da paralisação. Ela chegou a ser retirada do palanque por um grupo de professores. A sindicalista recebeu ameaças, ovos no rosto, socos, e teve quer ser escoltada.
"É uma agressão a mim e a todos os trabalhadores. Um grupo não respeita as decisões do Sinte e quer tumultuar, mas nós não admitimos isso", gritava Odeni em meio à escolta de professores e policiais.
A professora informou que vai registrar queixa na Polícia pela agressão. O presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Manoel Rodrigues, pegou o microfone e anunciou que a assembleia estava suspensa. Porém, confirmou que o acampamento ao lado do Palácio de Karnak, sede do poder estadual, iria continuar.
Os professores estavam votando a proposta apresentada pelo governador do Piauí, Wilson Martins (PSB). O governo propôs reajuste linear de 22,23% divididos em quatro parcelas até outubro. Os professores defendiam aumento integral do piso nacional do magistério. No Estado, são mais de 26 mil trabalhadores na educação - ativos e inativos.
O governo do Estado anunciou o corte dos pontos dos grevistas e a contratação de concursados para substituírem os professores paralisados.
A Secretaria Estadual de Educação informou que 80% das escolas estão funcionando normalmente, e que a greve atinge as escolas da capital piauiense.
Após o tumulto, o sindicato anunciou que nova assembleia deve ocorrer quinta ou sexta-feira. Hoje, o Sinte divulgará nota de repúdio contra as agressões a professora Odeni de Jesus e informando os rumos do movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário