sexta-feira, 25 de maio de 2012

Aprenda como remover um pendrive com segurança sem perder tempo com cliques


Aprenda como remover um pendrive com segurança sem perder tempo com cliques

Antes de puxar um dispositivo USB, usuários geralmente procuram clicar par “remover drive com segurança”; aprenda a pular essa etapa de maneira fácil.
A maioria dos usuários de Windows ficou condicionada com o passar do tempo a nunca retirar um pendrive ou drive USB sem primeiro remover o disco com segurança – é quase um pecado capital simplesmente arrancar o dispositivo da porta do computador. Por que isso é necessário? Na teoria, esse procedimento assegura que o Windows não está lendo ou gravando dados no volume, o que realmente pode fazer com que dados sejam corrompidos no dispositivo, ou até mesmo causar danos permanentes no drive.
No entanto, existe uma maneira alternativa de remover com segurança um pendrive sem nenhuma perda de performance ou tempo – na verdade, essa opção pode até já estar habilitada em seu sistema, e você nem sabia. É possível economizar alguns cliques e deixar de esperar a boa vontade da máquina para “liberar” seu dispositivo USB.
Faça o seguinte:
1. Plugue seu dispositivo USB no computador, e abra o Gerenciador de Dispositivos (vale lembrar que esses passos são baseados no Windows 7 – o caminho pode ser um pouco diferente em outras versões do sistema operacional). Basta entrar no Painel de Controle e fazer a busca por “Gerenciador de Dispositivos”.
2. Abra Unidades de Disco, e encontre o item correspondente ao seu disco removível. Aqui, por exemplo, meu pendrive se chama “General Flash Disk USB Device”.
3. Clique com o botão direito nesse volume e vá em Propriedades.
4. Clique na aba Diretivas – você deve ver uma janela como esta:

Opção de remoção rápida impede que Windows faça gravações em cache no volume
5. Se a primeira opção, Remoção Rápida, já estiver selecionada, não há mais nada a fazer; assim como está dito na descrição, “é possível desconectar o dispositivo com segurança sem usar o ícone de notificação Remover Hardware com Segurança.” Se Melhor Desempenho estiver selecionado, mude para a opção de Remoção Rápida e clique em OK.
O impacto na performance do computador é imperceptível (claro, dependendo da máquina), contudo é bem melhor do que ter que lidar toda vez com o menu chato de remoção com segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário