domingo, 8 de abril de 2012

Xuxa se volta à família após 'era das loiras' ruir


O passado de ouro não se resumia à tinta dourada no cabelo da apresentadora infantil, figura onipresente na infância dos anos 1980 e 1990.
Mas ruiu o império das loiras, em que reinaram Xuxa, Angélica, Eliana e outras tantas cujo tamanho cujos shorts podiam ter comprimentos inversamente proporcionais às audiências generosas.
Hoje, esse modelo de programa infantil -que reunia gincanas, números musicais, animações e, sobretudo, a loira protagonista - é espécie em extinção. Quando muito, o apresentador se restringe basicamente a isto: apresentar desenhos animados, emendando uma atração na outra com gritinhos de "veja a seguir!".
Segundo Newton Cannito, ex-secretário do Audiovisual, o formato atual já mostra sinais de desgaste."Os desenhos que a Globo passa não são os que mais estão na moda, e o formato de apresentadores chamando atrações é um modo de produção barato, mas que não se sustenta."
Continua ele: "Os programas eram marcas, significavam mais do que o conteúdo que passavam. Agora, são meros veículos para desenhos".
Quando a era dos infantis diários ficou para trás, as loiras quiseram se reinventar. Todas se voltaram a audiências mais velhas. Há alguns sábados, o "TV Xuxa" exibia de show de Luan Santana a uma entrevista com Maria da Penha, que luta em defesa das mulheres agredidas.
Xuxa estreou na Globo em 1986, para substituir o "TV Mulher". Hoje, ela diz à Folha que seu programa tem "quadros e atrações que agradam desde os pequenos aos mais velhos. Família!". (Ilustrada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário