Greve completaria 15 dias amanhã. Professores voltam às salas de aula, mas o Simpi vai para a justiça
Assembleia realizada na tarde desta segunda-feira, 23, no auditório do campus I, da Unime, deliberou pelo fim da greve dos professores municipais de Itabuna. Desde o dia 9 as aulas tinham sido suspensas pela categoria, que reivindicava um reajuste de 22,22% para os três níveis, proposta que não foi aceita pelo governo
Na manhã de hoje, a Câmara de Itabuna aprovou projeto de lei do Executivo que reajusta os vencimentos dos professores do nível I  (profissionais com ensino médio) em 22,22%, com retroatividade a 1º de janeiro, e de 15% para os níveis II (superior) e III (pós-graduação), escalonado em 8% a partir de abril e 7% a partir de setembro.
Segundo a assessoria de comunicação do Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (Simpi), o fim da greve seria comunicado esta noite à Secretaria da Educação. As aulas na rede serão retomadas já nesta terça-feira (24), mas um grupo de professores liderado pelo sindicado vai fazer manifestação pela manhã na Praça Adami.
Apesar da decisão de encerrar a greve, o Simpi recorreu à Justiça do Trabalho na tentativa de obter o reajuste linear. A assembleia realizada hoje contou com a participação de 186 dos cerca de 1.400 professores da rede municipal.