quarta-feira, 25 de abril de 2012

A POPULAÇÃO TAMBÉM PODE SER RESPONSÁVEL PELO SURTO DE DENGUE

Hoje, Itabuna apareceu no noticiário nacional mais uma vez entre os municípios campeões da dengue no Brasil. Está no universo de municípios que enfrentam epidemia da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Mais de 70% dos criadouros de larvas do mosquito são encontrados em residências. São casas onde os donos vacilam no combate à doença. Deixam pneus, vasos e reservatórios descobertos e com água parada, cenário ideal para o mosquito.
A foto abaixo é de um reservatório de água de uma residência localizada entre a Avenida Itajuípe e a rua Nelson Oliveira, no bairro Santo Antônio, bairro campeão em casos suspeitos de dengue hemorrágica, que pode ser fatal. Tampar reservatórios e não deixar água limpa acumulada a descoberto são das medidas mais eficazes contra o mosquito.
Tanque descoberto em residência no bairro Santo Antônio (Foto DJ Nadinho).
Em tempo: o índice de infestação predial em Itabuna atingiu 15% em 2012 e a cidade ultrapassou 1.500 casos nos 100 primeiros dias deste ano. O percentual é mais de 900% superior ao número de casos registrados em 2011, conforme a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab). A preocupação por estes dias aumenta ainda mais com a longa estiagem, período em que parte da população acondiciona água em baldes e tonéis sem tampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário