segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ilhéus não renova com Portocorp; cidade ganha uma nova empresa na coleta de lixo

Empresa elogiada na zona sul passa a fazer a limpeza de toda a cidade

Crédito: Ascom
Alvo de críticas da população e responsável por um dos maiores desgastes da atual administraçao, a empresa de limpeza urbana PortoCorp já não é mais responsável pela coleta de lixo na cidade. A Prefeitura aguardou silenciosamente o final do seu contrato, ocorrido no último sábado, e não o renovou atual o final da atual gestão. A nova empresa que está atuando na zona sul da cidade e tem sido alvo de elogios da população, já assumiu o comando da coleta em toda a cidade.

Hoje pela manhã, em diversos pontos da cidade, a situação era a mesma de quando a Portocorp atuava. Muito lixo espalhado em bairros importantes - e populosos. Mas, segundo o secretário de Serviços Públicos, Gerson Marques, será necessário um "período de adaptação" de, no mínimo, uma semana, já que a nova empresa está se adequando a uma nova rotina na cidade.


O lixo sempre foi um problema crônico enfrentado por Ilhéus. A Prefeitura coleta, em média, todos os dias, 200 toneladas de lixo e, apesar do alto volume, ainda existe uma sensação de que a cidade não consegue ficar limpa. Com a nova empresa, está sendo dobrado o número de carros, saindo de 4 usados para 8 novos. Além dos carros coletores novos, a Prefeitura está assumindo a engenharia do sistema. Antes, este controle operacional ficava com a empresa realizadora do serviço. O primeiro passo será organizar rotinas. Serão implantados horários de coletas que a população confie. Nos locais serão distribuídos panfletos com informações para que o sistema torne-se eficiente. Está sendo criada também a figura do fiscal da lixeira, para verificar os horários em que o lixo é depositado nas portas das residências e empresas. No primeiro mês de implantação, os moradores são estimulados a cumprir os horários e as normas. Mas caso não obedeçam as orientações, a partir do segundo mês, a prefeitura vai acionar e emitir multa por não colaborar com o sistema. Isso tudo já está acontecendo na zona sul. Mas valerá na cidade inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário