quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia do Índio – Origem e História – 19 de Abril de 2012

O dia 19 de abril é instituído como o Dia do Índio em todo o Brasil. A data foi criada pelo presidente Getúlio Vargas  pelo decreto de lei 5540 de 1943.
A comemoração relembra quando em 1940, várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do  Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que foi realizado no México.
Os índios boicotaram os primeiros dias do evento, pois tinham medo que as suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “Homens Brancos”. No congresso, foi criado o Instituo Indigenista Interamericano, também com sede no México. Ele tinha o objetivo de zelar os direitos dos indígenas na América.
No Brasil, o país não aderiu de forma imediata o instituo, mas depois de uma intervenção de Marechal Rondon, que apresentou sua adesão, foi instituído o Dia do Índio na data de 19 de abril.
A grande proposta da data é relatar os direitos dos indígenas e faz com que a sociedade saiba da importância que eles têm em nossa história. Um povo sofrido, que sempre foi massacrado, humilhado e escravizado pelos colonizadores, mas nunca deixaram de participar ativamente em nossa história e cultura.
Feliz Dia do Índio!


Nenhum comentário:

Postar um comentário