sábado, 14 de abril de 2012

ASSIM SE APRENDE MATEMÁTICA

Durante muitos anos, a matemática foi considerada um bicho-de-sete-cabeças nas escolas. Para muitos alunos, a disciplina não era apenas difícil, mas também chata. Para contornar a situação, professores começaram a usar a criatividade com o intuito de atrair a atenção dos alunos e conquistar seu gosto pela matéria.
Os meus primeiros meses no CEF 04 de Sobradinho trouxeram muitas angústias pois os alunos acreditavam que a matemática era uma disciplina muito difícil e sem sentido, aos poucos fui incrementando as aulas com jogos e material concreto e os alunos foram percebendo que a matemática pode ser fácil e divertida. Quero dividir o sabor que estou sentindo ao ver meus educandos descobrirem uma nova matemática.










Para a realização dessa atividade o primeiro passo foi compreender a estrutura de um dominó, aplicamos conhecimentos do conceito de múltiplos e aprendemos a utilizar a régua. 
Sabendo que um dominó possui 28 peças, pensamos juntos como eram marcadas as pedras (desde a pedra em branco até a pedra marcada com 6 pontos), trocamos cada ponto com uma operação matemática (trabalhamos com adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação, potência e uma pedra em branco), dividimos as 28 pedras por 7 e obtivemos 4 , chegamos a conclusão que o nosso dominó deveria ter quatro pedras com cada operação, concluindo essa etapa montamos as operações que iria compor o dominó.

Na segunda fase, utilizando uma régua, medimos uma folha de papel  e anotamos as suas dimensões, pensamos como poderíamos dividir a folha deixando o mínimo possível de sobra do papel, assim determinamos o tamanho das peças do dominó utilizando o conceito de múltiplos pois determinamos que o dominó deveria ter o tamanho de 7X4 cm,  para medir utilizamos os múltiplos de 7 e de 4 para fazer as marcações no papel.

Depois de tudo organizado mãos à obra para a confecção do dominó. Para finalizar a atividade os alunos puderam  saborear um pouco da brincadeira, o que era tão chato responder os exercícios no caderno, passou a ser divertido pois os alunos aprenderam a brincar e resolver as operações com alegria. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário