sábado, 21 de abril de 2012

21 DE ABRIL DIA DE TIRADENTES

Estátua de Tiradentes 
 
No Brasil, todos os anos se comemora um feriado nacional em memória do martírio de Joaquim José da Silva Xavier, ocorrido em 21 de abril de 1792. Mais conhecido como Tiradentes, Joaquim foi o líder da Inconfidência Mineira, movimento que pretendia eliminar a dominação portuguesa da então "capitania de Minas Gerais", criando ali um país livre.
O movimento estava inspirado nas idéias iluministas francesas e na recente declaração de independência norte-americana. Embora estivesse baseado em idéias libertárias, nem todos os inconfidentes eram abolicionistas, pois muitos deles ainda faziam uso da mão-de-obra escrava. O movimento conspiratório foi crescendo em número de participantes ao longo dos anos, até ser desmantelado em 1789, devido à traição cometida por um de seus próprios integrantes, que delatou os demais inconfidentes em troca do perdão de suas dívidas com a coroa portuguesa.
Em um primeiro momento, doze dos inconfidentes foram condenados à morte, mas apenas Tiradentes foi realmente executado, sendo comutada para degredo a pena dos demais inconfidentes. O dia de Tiradentes conta com celebrações oficiais em vários pontos do território nacional, mas certamente o destaque fica para a cidade de Ouro Preto. Principal cenário da inconfidência, durante a semana do dia 21 de abril Ouro Preto se transforma na capital simbólica do Estado de Minas Gerais. A Semana da Inconfidência, como é mais conhecida, além de vários eventos comemorativos também conta com a entrega oficial da Medalha da Inconfidência. Criada em 1952, essa medalha é entregue a cidadãos brasileiros que tenham se destacado por sua contribuição para o desenvolvimento cultural, social ou econômico de Minas Gerais ou do Brasil.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário