sexta-feira, 30 de março de 2012

Programa reduz analfabetismo na zona rural de Itabuna

A Secretaria de Educação, por meio do projeto de alfabetização para jovens e adultos “BB Educar Eu Cidadão”, tem conseguido um importante avanço na zona rural de Itabuna, onde já se registra uma queda nos índices de analfabetismo. A iniciativa faz parte do Programa Brasil Alfabetizado, executado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Fundação Banco do Brasil (FBB).
O projeto, que tem 1.488 alunos cadastrados atualmente em 113 turmas (40% na zona rural), conta com 122 educadores capacitados pelo programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) e material didático e paradidático especial para a faixa etária atendida. São garantidas ao aluno, que deve ter idade acima de 15 anos, dez horas por semana de aulas.
De acordo com o censo de 2010, Itabuna apresentou o menor índice de analfabetismo do estado da Bahia, de 10,38%, dentro da faixa etária em questão. A queda foi de aproximadamente 5% em relação ao ano 2000, fato constatado pelo consultor do Ministério da Educação (MEC), Jaisson Costacurta. Os dados relativos ao sucesso do projeto no município serão inseridos no relatório anual da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Segundo a gestora local do projeto, Lucineide Silva, o êxito da iniciativa se deve em grande parte à metodologia Paulo Freire, ao atendimento específico ao público do campo, aos encontros semanais dos educadores para planejamento de atividades e ao grupo de estudos. “Sabemos que ainda há muito o que melhorar e esse é o principal objetivo da Secretaria de Educação”, diz Lucineide. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário