segunda-feira, 19 de março de 2012

Itabuna prepara grande festa para celebrar o Dia de São José


A julgar pelo incansável e números fiéis que tem acorrido à Catedral para participar do novenário em preparação à festa do padroeiro da Cidade e da Diocese de Itabuna, desde o último dia 10 de março, a Solenidade do Dia de São José, que transcorre nesta segunda-feira (19), se constituirá em mais uma grande manifestação de fé protagonizada pela comunidade católica grapiúna.
Considerada como uma das mais tradicionais no âmbito religioso do Sul da Bahia, a Festa de São José de Itabuna já ultrapassa mais de um século e foi iniciada antes mesmo da elevação da Vila de Tabocas à categoria de cidade. A devoção ao santo foi herdada dos desbravadores sergipanos que chegaram à região ainda na segunda metade do século XIX.

Neste ano de 2012, a comissão organizadora escolheu para reflexão dos fiéis na Festa de São José o tema central “Jesus Cristo Nossa Razão de Ser”, com base nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, definidas pela CNBB para o período de 2011-2015.
Iniciadas no sábado, 10 de março, com a participação das paróquias São Judas Tadeu e Nossa Senhora das Vitórias, o novenário têm reunido milhares de fiéis das demais paróquias da cidade, além de padres, religiosas e agentes de pastorais da diocese. Para o sábado (17), está programada a participação da Paróquia de Santa Rita de Cássia, com os Frades Capuchinhos. O encerramento da novena, no domingo (18), será marcado pela Solene Concelebração Eucarística do 19º aniversário de Dedicação da Igreja Catedral, presidida pelo bispo diocesano Dom Ceslau Stanula.
De acordo com o pároco da Catedral, Moizés de Souza, para o Dia de São José está programada uma alvorada festiva, com repicar dos sinos e queima de fogos, às 5h. Os atos litúrgicos da festa do padroeiro, que começaram às 7h com a Missa Festiva, terá seu ponto alto na Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo bispo Dom Ceslau Stanula, que terá como pregador oficial o bispo auxiliar de São Salvador da Bahia, Dom Gilson Andrade da Silva.
“Esta celebração é o ápice de toda a programação. Portanto, esperamos contar com a presença dos padres do clero diocesano, além de agentes de pastoral, movimentos e associações religiosas da Igreja Particular de Itabuna, bem como autoridades, devotos de São José e todos os demais fiéis católicos grapiúnas”, enfatiza o padre Moizés. Ele acrescenta que a programação será encerrada com a tradicional Procissão de São José, seguida da Bênção do Santíssimo Sacramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário