sexta-feira, 23 de março de 2012

Iniciada 2ª edição do Progestão na Rede Municipal de Itabuna

Com aula inaugural realizada no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), a Secretaria da Educação do Município de Itabuna, através do Departamento de Acompanhamento da Gestão, iniciou na última quinta-feira (22), as atividades do Programa de Formação de Gestores – Progestão, tendo como público-alvo as equipes gestoras das unidades escolares municipais. 23/03/2012 15:33 Mudar o tamanho da letra:
Iniciada 2ª edição do Progestão na Rede Municipal de Itabuna
        O Progestão é um programa de formação continuada, organizado na modalidade semipresencial para atender, em serviço, gestores escolares das escolas públicas do país. Tem por finalidade a democratização da gestão escolar e local. É promovido pelo MEC, com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de EducaçãoConsed em parceria com sistemas públicos de ensino estadual e municipal.
        Na solenidade de abertura, a diretora do Departamento de Gestão e Recursos Humanos da SEC, Sandra Leal Damasceno, ressaltou a formação de gestores escolares da Rede Municipal de Educação é uma exigência que cresce a cada dia, por conta das responsabilidades que a escola abarca na busca incessante pela oferta qualitativa dos serviços educacionais.
“O Progestão vem proporcionar oportunidades de vivências voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais necessárias para a atuação em gestão escolar”, elucida Sandra. O evento contou com a participação, além dos cursistas, de representantes de representantes da Secretaria Municipal da Educação, da Direc 7, multiplicadores e tutores estaduais e municipais do Projestão.
Nesta edição o Programa, estarão envolvidos um total de 197 cursistas, abrangendo toda a equipe gestora escolar, composta por diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares e membros do conselho escolar, sob a responsabilidade de tutores que acompanharão as equipes nos encontros presenciais com os cursistas e através de atividades à distância.
              O multiplicador regional e tutor da Rede Estadual do Progestão, professor Cláudio Bidu, apresentou toda a estrutura curricular do curso, a exemplo da carga horária que está distribuída em 300 horas, sendo 220 horas de estudos à distância, 80 horas de estudos presenciais e 10 Encontros presenciais. Bidu destacou ainda questões como sistemática de avaliação, pontuação e certificação, bem como a construção do memorial que deve ser feita pelos cursistas por etapa ao final de cada módulo.
              Convidando os participantes à reflexão, a partir dos textos Travessia, de Fernando Pessoa, e Cada Um Tem Sua Missão, de  Roberto Shinyashiki, professor Cláudio Bidu convidou os cursistas a se questionarem sobre a educação que estão desenvolvendo. “É chegado o tempo de pensarmos que tipo de escola estamos oferecendo à nossa comunidade”, argumentou. Ao final do encontro os participantes foram informados sobre o calendário dos encontros presenciais que começam no dia 13 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário