sábado, 4 de fevereiro de 2012

Itabuna e Ilhéus revisam limites territoriais



Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O encontro do presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa, João Bomfim, e do diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Geraldo Reis, com representantes de 26 municípios da região na Universidade Estadual de Santa Cruz, para a revisão de limites territoriais já apresenta os primeiros resultados. O processo será concluído em um prazo de 15 dias e envolve agora discussões entre os municípios envolvidos e integrantes da comissão que estuda a revisão dos limites territoriais.
No caso de Ilhéus e Itabuna a questão voltou a ser discutida hoje, dia 1, no gabinete do prefeito Capitão Azevedo, no Centro Administrativo Firmino Alves, por técnicos SEI, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Assembléia Legislativa e dos dois maiores municípios da região, que disputam faixas territoriais na Califórnia, no Cerrado e na BR-415.
Na oportunidade, ficou decidida a realização de uma nova reunião, na próxima semana, quando representantes das prefeituras de Itabuna e Ilhéus, voltam a se reunir no Centro Administrativo Firmino Alves, onde apresentam as respectivas propostas aos técnicos da comissão com sugestões para a revisão dos limites municipais.
Região Metropolitana
O prefeito Azevedo defendeu uma solução negociada em termos econômicos, sociais e ambientais para os dois municípios. Destacou ainda, que a questão dos limites também deveria envolver a necessidade da criação da região metropolitana englobando Ilhéus, Itabuna e municípios circunvizinhos, até porque as duas cidades são complementares entre si e interdependentes.
Ele defende de forma complementar à demarcação a criação de uma grande avenida que definiria os novos limites entre Ilhéus e Itabuna, em uma reunião que teve também as participações dos secretários de Administração, Maurício Athayde; de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino; de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy e da coordenadora de articulação política e institucional do governo municipal Maria Alice Araújo Pereira.
Estudos
O secretário de Administração, Maurício Athayde explica que os estudos foram iniciados há quase um ano junto com a equipe do governo Ilheense, coordenada pelo chefe de gabinete da prefeitura de Ilhéus, José Nazal,  “mas ainda nos próximos dias nós estaremos bem mais próximos para chegar a um resultado de consenso”.
Ele explica que a próxima etapa do processo será na terça-feira (7), com a formalização da entrega das propostas e argumentações técnicas das prefeituras de Itabuna e de Ilhéus, através de uma exposição de motivos e levando em conta as mudanças ocorridas ao longo dos últimos anos, com o desenvolvimento dos dois principais pólos regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário