sábado, 4 de fevereiro de 2012

Aposentado de PE elimina 12 kg com mais verduras, jantar leve e exercícios

José Eraldo da Silva, de 53 anos, também evita beber junto com a comida.
Ele baixou nível de colesterol e triglicérides.


O eletrotécnico aposentado José Eraldo da Silva, de 53 anos, começou 2011 com 92 kg, em 1,72 m de altura. Em cinco meses, eliminou 14 kg. “Aí fiquei seco, só osso, e decidi engordar 2 kg”, conta o morador de Bezerros (PE), a 100 km de Recife.
José Eraldo perdeu principalmente barriga, papo e gordura nos braços e pernas. Para atingir esse resultado, ele introduziu mais verduras e legumes na alimentação, parou de comer alimentos pesados à noite – trocou o prato de arroz, feijão e carne por frutas, sopas ou mingau de aveia – e passou a evitar líquidos durante as refeições. “Se quero beber algo, faço isso antes ou depois”, diz.
José Eraldo (Foto: Arquivo pessoal)José Eraldo aparece em foto (à esq.) com 92 kg, no início do ano, e ao lado em imagem recente, 12 kg mais magro. A gordura perdida se concentra na barriga, no papo do rosto, braços e pernas
Ele também pratica atividade física, respeitando seus limites, já que já fez duas cirurgias de hérnia de disco na coluna, rompeu a panturrilha e há um ano passou por uma cirurgia para retirada de um câncer de próstata.
“Caminho todos os dias por uma hora e corro três vezes por semana, intercalando com trechos de ritmo mais lento”, revela. Antes de operar o tumor, José Eraldo fazia musculação, mas parou por recomendação médica.
saiba mais
O aposentado diz que o programa do dia 7 de outubro o ajudou na superação e tirou dúvidas sobre como se comportar na caminhada e na corrida, que realiza próximo a uma rodovia e também no quintal de sua chácara. “Hoje sei escolher o terreno certo, e locais mais inclinados são bons para subidas”, afirma.
Além dos benefícios no peso,o exercício baixou o colesterol total de 330 mg/dl para 210 mg/dl – faltando pouco para o nível recomendado: até 200 mg/dl. Os triglicérides foram reduzidos de 490 mg/dl para 220 mg/dl, a caminho da taxa indicada, que é inferior a 150 mg/dl.
Para quem morou 35 anos na capital paulista e outros sete em Goiás, José Eraldo destaca a importância de hoje estar mais tranquilo, perto do litoral. “Vivo bem, porque o estresse só leva a problemas de saúde”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário