quarta-feira, 30 de novembro de 2011

TOPA - " Todos Pela Alfabetização" - Aplicação do Teste Cognitvo de Saída - Itabuna ( DIREC 7 )






Aconteceu nesta quarta-feira (30/11/11) as 18:00hs, no bairro Novo Fonseca na sede da Associação de Moradores onde funciona duas turmas do Topa a aplicação do teste cognitivo de saída com os alfabetizandos. 
O mesmo aplicado pelo Coordenador Marcos juntamente com a colaboração dos alfabetizandos Naira Cardoso, Cariolane Alves, Teresa Cristina, Rita de Cássia, Maria José e Elizabeth.
Foi um momento muito importante, pois estamos chegando na reta final e o teste cognitivo mostra o resultado do nosso trabalho durante os oito meses de muita dedicação e principalmente a aprendizagem dos alfabetizandos, ja que muitos no inicio do programa ainda não sabiam assinar o nome e hoje com o processo ensino-aprendizagem realizado por toda equipe, ou seja coordenador, alfabetizadores e o alvo principal os alfabetizandos chegamos a um resultado positivo em relação ao nosso trabalho durante a IV etapa do programa Topa - Todos Pela Alfabetização com a parceria do Goveno Estadual (BA) e Governo Federal ( Programa Brasil Alfabetizado).
Alfabetizadora Naira Cardoso uma das colaboradoras na aplicação do teste cognitivo.



MEC corta vagas de 15 cursos de Farmácia e Enfermagem na Bahia


O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (29) medidas cautelares preventivas a 148 cursos superiores de Farmácia, Odontologia e Enfermagem no país que obtiveram resultados considerados insatisfatórios na avaliação do órgão referente ao ano de 2010. Na Bahia, doze faculdades de Enfermagem, das 88 nacionais, e três de Farmácia, de 40 no total, estão na lista do MEC. Nenhuma faculdade de Odontologia no estado está enquadrada entre os casos irregulares no país.

Todos os cursos afetados pelo decreto precisam reduzir as vagas dos novos ingressos e deverão instaurar processo de supervisão das deficiências. As instituições que tiveram reincidência da avaliação negativa devem reduzir as vagas em 30%. O decreto é ordenado pelo Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Informações G1 Bahia.

Reforma e melhorias paralisam atendimento do Restaurante do Povo

Oferecer mais segurança e conforto é o que a Prefeitura de Itabuna e o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) prometem aos frequentadores do Restaurante do Povo, a partir de maio de 2012. Para tanto, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Combate à Fome do MDS, serão investidos recursos da ordem de R$ 350 mil na melhoria da infraestrutura do Restaurante, que fornece nada menos que 1,8 mil refeições diárias.
 Por conta das obras de reforma, o restaurante será fechado por um prazo de quatro meses, a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de dezembro. Das refeições disponibilizadas diariamente pelo Restaurante do Povo, 1.000 são consumidas por trabalhadores, estudantes, aposentados e pessoas da comunidade itabunense, bem como por visitantes de outros municípios que buscam os serviços de saúde e do comércio da cidade, a um preço simbólico de R$ 2. As outras 800 refeições são disponibilizadas em “quentinhas” para as crianças e adolescentes assistidos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)

Câmara de Vereadores de Itaberaba anula concurso

O concurso público realizado no último domingo, dia 26 de novembro, em Itaberaba, foi anulado pelo presidente da Câmara de Vereadores do município, Ricardo Pimentel de Sá, com base no decreto n° 089 de 29 de novembro de 2011, devido a vícios insanáveis constatados, que ferem o princípio da impessoalidade. Segundo informações do decreto, os candidatos, devidamente inscritos no certame, que se submeteram ou que não compareceram às provas anuladas, e que comprovarem esta condição, ficarão isentos do pagamento de nova taxa de inscrição para se submeterem às novas provas de avaliação.
Os novos testes serão aplicados no prazo máximo de 30 dias a contar da publicação do decreto. Ficam os membros da comissão coordenadora do concurso, junto com a empresa responsável, no âmbito de suas competências, responsáveis por autorizar e adotar as providências legais no sentido de que as provas objetivas sejam aplicadas no prazo estipulado. O decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Jovem é baleado enquanto andava de moto


Foto: Radar Notícias

Igor de Oliveira, de 22 anos, estava em uma moto na Rua Santa Rita, no bairro de Fátima, em Itabuna, quando foi baleado com um tiro nas costas. Três disparos foram efetuados, mas apenas um acertou Igor. O autor do crime também estava em uma moto, mas ainda não há suspeitas de quem foi. A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e encaminhada par o Hospital de Base de Itabuna. O crime ocorreu no final da manhã desta quarta-feira(30).
Os homicídios e as tentativas estão cada vez mais constantes. Quase todos os dias, a polícia local registra esse tipo de crime. Na tarde da última terça-feira(29), um rapaz de prenome Sidney foi assassinado com oito tiros. 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Assalto à UOT: Polícia Civil pega mais dois

EUNÁPOLIS - Dando sequência às investigações sobre a quadrilha que assaltou a loja Uot, agentes da Polícia Civil de Eunápolis detiveram, nesta desta terça-feira (29), mais duas pessoas.

Acusados de receptação, Cássio Moura Peixoto, 20 anos, e o irmão dele, um adolescente de 16, foram flagrados no meio da tarde, no bairro Minas Gerais. Na casa dos jovens, os policiais recuperaram mais três bermudas, uma camisa e um boné. Na noite de segunda, a Polícia Civil já havia apreendido, no mesmo bairro, o receptador Guilherme Calo Santos, 18, e um garoto de 15, que admitiu participação no roubo.

O material recuperado nos dois dias já foi entregue aos proprietários da empresa, que fica na Avenida Conselheiro Luiz Viana e já foi assaltada outras vezes.

Cássio – que foi atuado em flagrante por receptação, estava solto há 26 dias. Ele e mais quatro pessoas foram presas pela Civil em novembro do ano passado com três revólveres, munições e cocaína. O irmão dele foi ouvido e liberado.

Transparência e Controle Social são temas de Conferência Municipal

Começa nessa quarta (30), a partir das 19 horas, a I Conferência
Municipal de Transparência e Controle Social (Consocial), que
será realizada no Centro de Cultura Espírita de Itabuna (Icei),
com a participação de representantes do governo e da sociedade
civil organizada. O evento tem como tema “A Sociedade no
Acompanhamento e Controle da Gestão Pública” e termina em 1º de
dezembro.
e presidente da I Consocial, Antônio Calhau, o objetivo de promover
a transparência pública e estimular a participação da sociedade no
acompanhamento das ações do governo, o que é uma exigência legal
e uma prioridade para o prefeito Capitão Azevedo, “com o foco na
ampliação dos mecanismos que permitam a garantia de transparência
social da gestão pública para a sociedade”, observou.
O debate terá quatro eixos temáticos, com focos na
transparência pública e acesso à informação e dados públicos;
macanismos de controle social, engajamento e capacitação da
sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos
de políticas públicas como instâncias de controle e por fim, a de
diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Xuxa perde para a Record na audiência e Globo faz mudanças


De acordo com a coluna Zapping, do jornal Agora São Paulo, a Globo decidiu promover mudanças para acabar com a queda da audiência do TV Xuxa. Para isso, trocou o diretor Mariozinho Vaz, que trabalha com Xuxa há três anos, por Mário Meirelles, ex-Caldeirão do Huck. Além disso, a atração terá menos games com famosos e mais shows musicais.
No sábado (26), o programa foi derrotado pela Record no Ibope da Grande São Paulo por 10 a 8. Chegou até a perder na disputa contra o desenho Pica-Pau, por 10 a 7. Xuxa sonha com um espaço na grade de domingo, mas os resultados a afastam cada vez mais de seu objetivo.

Secretaria de Educação inscreve para cursos até esta quarta

Ao acessar o site, o candidato deve informar o CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando onde quer estudar e o turno
A inscrição para os cursos técnicos de nível médio da Secretaria de Educação da Bahia encerra nesta quarta-feira (30). Foram ofertadas ofertadas 7.844 vagas para a capital e interior. Itabuna disponibiliza 270 para os cursos técnicos de enfermagem, nutrição, análises clínicas, segurança do trabalho e biotecnologia.
 
As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, uma forma democrática de acesso para garantir igualdade de oportunidade para todos. O sorteio será realizado às 15horas dia 13, às 15h, no Instituído Anísio Teixeira, acompanhado por órgãos controladores do Estado. As inscrições devem ser feitas pelo site www.educacao.ba.gov.br.
 
A matrícula para os contemplados no sorteio ocorrerá nos dias 24 e 25 de janeiro. Os futuros alunos devem ir ao Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (antigo Polivalente de Itabuna) com originais e cópia dos documentos.

Foto: Ilustrativa

Imprudência no trânsito deixa motociclista ferido no Sarinha

Imprudência é o que pode definir um acidente que ocorreu na tarde desta terça-feira (29), no Bairro Sarinha, na Rua Campo Verde, em Itabuna.
Segundo informações de populares, a condutora de um Prisma Preto, falava ao celular enquanto dirigia, e colidiu com o motociclista de prenome Gilmar, que pilotava uma moto de 50 cilindradas e estava sem capacete.  No impacto, Gilmar foi lançado no meio da pista. Ele teve alguns ferimentos pelo corpo.
Para ajudar o motociclista, alguns moradores fizeram uma barreira com papelão e um banner para protegê-lo do sol, enquanto aguardavam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No entanto, os populares estavam chateados com a unidade móvel, pois, segundo eles, um morador ligou e foi informado que o SAMU não poderia deslocar uma unidade até o local, pois uma ambulância tinha saído para atender um chamado e a outra estava com defeito. 
Ao ligar para o SAMU, o Radar foi avisado que uma ambulância já tinha se deslocado até a localidade para atender o motociclista.


Foto: Danilo Sábio

Garota que desapareceu no Vila Anália é encontrada

Mariana Messias dos Santos, de apenas 11 anos, que desapareceu no bairro Vila Anália no domingo (27), foi encontrada nesta terça-feira (29). Segundo Kátia Messias, tia de Mariana, o conselho tutelar encontrou a garota pelas ruas e levou até a casa da família.
A tia explica que não há motivos para fuga da sobrinha. Acredita-se que tenha sido travessura de criança. Mariana estava na casa de parentes quando pediu pra brincar do lado de fora e desapareceu.


Foto: Radar Notícias

Flanelinha é assassinado em frente a Itadil

Um rapaz de prenome Sidney foi assassinado com oito tiros, por volta das 14h45min desta terça-feira (29), na Avenida J.S. Pinheiro, em Itabuna. Os disparos atingiram a vítima nas costas, na testa, na nuca e um tiro de raspão no braço. Ele trabalhava como flanelinha, segundo informações obtidas no local.
Uma testemunha que estava com Sidney no momento do crime, contou que eles iam atravessar a avenida. “Eu atravessei primeiro, foi quando ouvi os disparos”, contou. 
Ela relatou também, que conhecia Sidney há cerca de uma semana, e que o rapaz estava saindo com uma amiga dela. De acordo com populares, Sidney tinha saído do presídio há poucos dias.






segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Colisão entre carro e moto

Essas cenas são frutos de uma colisão entre uma moto e um carro, como se não bastasse, um caminhão que passava pelo local acabou fazendo o resto do serviço, estraçalhou o coitado!!!





Quanto custa anunciar nas Novelas da TV Globo? (2011/2012)

Depois de saber quanto custa para anunciar no Jornalismo da TV Globo, agora este blog vai mostrar quanto se paga para ter uma marca/produto exposto nos intervalos das novelas da maior emissora do Brasil.
Atualmente, a Globo exibe quatro novelas, sendo uma reprise e três inéditas, são elas:
Mulheres de Areia (reprise em Vale A Pena Ver de Novo);
Aquele Beijo, novela das 18h;
A Vida da Gente, novela das 19h; e
Fina Estampa, novela das 21h.
Há pouco tempo, a emissora também exibiu O Astro, intitulada como a novela das 23h.
Os dados apresentados são da tabela da Direção Geral de Comercialização (DGC) da Rede Globo, válida de 1º de outubro de 2011 a 31 de março de 2012.
Além do valor do anúncio de 10 e de 30 segundos a nível nacional, está apresentado também o valor do anúncio de 30 segundos nos cinco principais Estados, considerando a população (IBGE/2010).

Mulheres de Areia, exibida de seg a sex, das 14h45 às 16h.
Anúncio de 10 segundos em rede nacional custa R$ 42.200.
Anúncio de 30 segundos em rede nacional custa R$ 84.400.
Anúncio de 30 segundos para o Estado de SP custa R$ 33.299.
Anúncio de 30 segundos para o Estado de MG custa R$ 6.466.
Anúncio de 30 segundos para o Estado do RJ custa R$ 11.020.
Anúncio de 30 segundos para o Estado da BA custa R$ 4.074.
Anúncio de 30 segundos para o Estado do RS custa R$ 4.780.
Vale A Pena Ver de Novo tem disponível apenas uma cota de patrocínio local, cuja o valor varia conforme a localidade.
A Vida da Gente, exibida de seg a sab, das 18h25 às 19h15.
Anúncio de 10 segundos em rede nacional custa R$ 99.700.
Anúncio de 30 segundos em rede nacional custa R$ 199.400.
Anúncio de 30 segundos para o Estado de SP custa R$ 82.439.
Anúncio de 30 segundos para o Estado de MG custa R$ 16.743.
Anúncio de 30 segundos para o Estado do RJ custa R$ 26.473.
Anúncio de 30 segundos para o Estado da BA custa R$ 10.878.
Anúncio de 30 segundos para o Estado do RS custa R$ 13.211.
A Vida da Gente tem uma cota de patrocínio nacional com desembolso em torno de R$ 3,9 milhões por mês.
Aquele Beijo, exibida de seg a sab, das 19h30 às 20h30.
Anúncio de 10 segundos em rede nacional custa R$ 136.500.
Anúncio de 30 segundos em rede nacional custa R$ 273.000.
Anúncio de 30 segundos para o Estado de SP custa R$ 108.045.
Anúncio de 30 segundos para o Estado de MG custa R$ 22.126.
Anúncio de 30 segundos para o Estado do RJ custa R$ 37.011.
Anúncio de 30 segundos para o Estado da BA custa R$ 13.526.
Anúncio de 30 segundos para o Estado do RS custa R$ 19.723.
Aquele Beijo tem uma cota de patrocínio nacional com valor próximo a R$ 5,4 milhões por mês.
Fina Estampa, exibida de seg a sab, das 21h05 às 22h25.
Anúncio de 10 segundos em rede nacional custa R$ 238.300.
Anúncio de 30 segundos em rede nacional custa R$ 476.600.
Anúncio de 30 segundos para o Estado de SP custa R$ 193.615.
Anúncio de 30 segundos para o Estado de MG custa R$ 39.202.
Anúncio de 30 segundos para o Estado do RJ custa R$ 67.207.
Anúncio de 30 segundos para o Estado da BA custa R$ 22.455.
Anúncio de 30 segundos para o Estado do RS custa R$ 32.984.
Fina Estampa também tem uma cota de patrocínio nacional com valor próximo a R$ 9,3 milhões por mês.

As próximas novelas da Globo em 2012

novela-avenida-brasil-elenco1-150x150.jpg
Brasil e México são os dois países que mais produzem novela. Há anos a Rede Globo faz sucesso com seus folhetins, sempre muito semelhantes entre si.
Meses antes duma novela estrear começam a circular notícia sobre determinada trama. Confira abaixo algumas informações sobre as novelas que estrearão em 2012 na programação da Rede Globo.
Três Marias
Com o título de Três Marias, a nova novela das sete terá Tais Araujo, Mariana Ximenez e uma terceira protagonista que ainda não foi definida. Escrita por Filipe Miguel e Izabel de Oliveira, a trama contará a história a história de três empregadas domésticas.
Novela das nove que substituirá Fina Estampa. Prevista para começar sua exibição em abril, o folhetim será a volta duma trama de João Emanuel Carneiro, depois do sucesso de “A Favorita”. O elenco contará com a presença de Fabio Assunção, Cauã Reymond, Cláudia Abreu, Murilo Benício, Edson Celulari, Patrícia Pillar, entre outros já conhecidos do grande público.

Senai abre inscrições para mais de mil vagas em cursos técnicos na Bahia

Oportunidades são para Salvador, região metropolitana e interior.
Interessados têm até o dia 30 de dezembro para se inscrever pela internet.

O Senai Bahia abriu inscrições nesta segunda-feira (28) para o processo seletivo do primeiro semestre de 2012. As oportunidades são para os cursos técnicos da instituição. São oferecidas 1.300 vagas em 23 cursos disponíveis nas unidades localizadas em Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista.

Os interessados devem fazer a inscrição pela internet até o dia 30 de dezembro. A taxa é de R$ 15. A prova será realizada no dia 8 de janeiro de 2012. Podem participar candidatos que tenham concluído ou estejam cursando o 3 ° ano do ensino médio (ou equivalente). Quem se candidatar ao curso técnico em Petróleo e Gás deve ter, no momento da matrícula, a idade mínima de 18 anos

s

Caixa Econômica Federal vai realizar concurso em 2012

Caixa Econômica Federal vai realizar concurso em 2012

A Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal (CEF) informou que está  prevista a ampliação do seu quadro de funcionários em torno de 5 mil novas vagas até o final de 2012. As vagas serão preenchidas através de novo concurso público e por aprovados dos três concursos que ainda têm validade.
Para quem já  está (ou deseja começar a ir) se preparando, eis uma boa oportunidade de intensificar seus estudos. Os concursos públicos da CEF costumam ser para formação de cadastro de reserva de aprovados, tendo a vigência de um ano prorrogável por um, mas as chances de os candidatos bem classificados serem chamados é grande.
Vale lembrar também que o prazo de validade dos três últimos concursos da instituição bancária, realizados no ano passado (2010), foram prorrogados. À época, os processos pretendiam selecionar pessoas para formar cadastro de reserva, tanto para o cargo de Técnico Bancário (Nível Médio), quanto para para cargos de nível superior, um com abrangência nacional, outro para preenchimento de vagas a surgirem nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A organizadora de todos eles foi o Cespe/UnB e nos editais estava previsto que a contratação seria efetivada quando houvesse o surgimento de vagas no quadro de funcionários da Caixa.
Portanto, como a validade dos três certames enfim expira a partir de junho de 2012, é natural que o planejamento de um novo concurso seja iniciado o quanto antes. Em junho de 2011, já haviam sido empossados 2.841 aprovados no concurso de Técnico Bancário para São Paulo e Rio de Janeiro, além de 4.306 Técnicos em âmbito nacional e 176 para os cargos de Advogado, Arquiteto e Engenheiro.
Para 2012, o Edital a ser lançado terá a finalidade de prover postos na carreira de Técnico Bancário Novo, de nível Médio e outros cargos de nível Superior, oferecendo salários que vão de R$ 1.784,00 (Técnico) a R$ 7.931,00 (Profissionais de nível Superior). A esses valores básicos, serão acrescidos benefícios como auxílio alimentação e  auxílio cesta alimentação de R$ 339,08 e R$ 435,16, respectivamente.
CEF

 

Homens gays e mulheres até 19 anos apresentaram maior risco de infecção pelo HIV


No Brasil, há 630 mil pessoas com Aids, e o maior risco de contágio está no grupo formado por mulheres jovens e o público gay masculino, informou o Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (28).
“O maior aumento foi entre jovens gays, nas jovens travestis e nas mulheres de 13 a 19 anos. Isso chama muito atenção para nós”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Segundo o estudo, a probabilidade de homens gays, de 18 a 24 anos, é 13 vezes maior do que rapazes heterossexuais.  Por isso, eles serão um dos focos das campanhas, como a do dia 1º de dezembro, no dia mundial de luta contra Aids.
A preocupação com as jovens de 15 a 24 anos se deve ao aumento dos casos e proximidade com a incidência encontrada entre os homens da mesma faixa etária. A relação de mulheres infectadas, em 2010, é de 1,6 casos a cada 100 mil habitantes, enquanto o de homens é de 2 casos a cada 100 mil habitantes, nesta faixa.
A tendência do crescimento da doença entre o público jovem é mundial. Relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, divulgado na última segunda-feira (21), mostra que, apenas em 2010, houve mais de 7.000 novas infecções por dia em todo o mundo, dos quais 34% entre jovens de 15 a 24 anos.

Conexão Repórter traça um retrato do racismo no Brasil


No Conexão Repórter desta quarta-feira, 30 de outubro, Roberto Cabrini traz um retrato do racismo no Brasil. O programa apresentará depoimentos contundentes de personalidades, formadores de opinião e artistas negros que falarão sobre o preconceito que sofreram ou presenciaram. Em imagens e depoimentos dramáticos é possível constatar como a cor  da pele põe pessoas em desvantagem em diversas situações do dia a dia.


Com câmeras ocultas, dois jovens da mesma idade serão submetidos a diversas situações. Roupas e idades semelhantes e apenas uma diferença: a cor da pele. Um registro chocante de como para o negro tudo é mais difícil e humilhante. Roberto Cabrini mostra ainda os bastidores e a origem das organizações internacionais que pregam a violência contra negros e que tem seguidores no Brasil.
   

Jovens do Grimi brilharam no Festival de Ginástica Rítmica


Fundamentados na temática do “sonho”, crianças e adolescentes do Grupo de Ginástica Rítmica Municipal de Itabuna (Grimi) abrilhantaram o 2º Festival Purpurina, realizado na última sexta-feira (25), na Vila Olímpica de Itabuna, com a apresentação de 22 coreografias, que encantaram a plateia. O projeto, que envolve a participação de 172 jovens da Rede Municipal de Ensino, é coordenado pela professora Sheila Athaly Belém Adorno, com o patrocínio da Secretaria de Educação de Itabuna.
As coreografias ganharam leveza e desenvoltura pelas pequenas iniciantes do projeto, em conjuntou ou individual, com o apoio de aparelhos (arco, massa, fita, bola, corda e mãos livres), que deslizavam a cada passo. As apresentações ganharam denominações diferenciadas, com poemas específicos, que refletem a busca por um dia melhor para essas crianças.
O festival teve o apoio da plateia e para finalizar, foram apresentadas as coreografias: Presente, pelo conjunto corda – categoria pré-infantil; Potência, pelo conjunto fita – categoria infantil e Consagração, pelo conjunto massas – categoria juvenil, campeãs baianas deste ano, em Salvador, quando as atletas competiram com academias de todo o estado da Bahia e com grupos tradicionais da capital baiana.

Inscrição para concurso da prefeitura de Feira começa quinta-feira (1)

Os candidatos interessados em concorrer a uma das vagas no concurso público da Prefeitura de Feira de Santana poderão se inscrever através do site www.uefs.br, a partir desta quinta-feira (1º). O valor da taxa de inscrição é R$ 30,00 para os cargos que requerem Alfabetização e Ensino Fundamental; R$ 60,00 para áreas que exigem Ensino Médio e R$ 90,00 para cargos de nível Superior.