quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Mutirão mobiliza moradores do Daniel Gomes contra dengue


Mais uma vez, Itabuna sai na frente na luta contra a dengue. A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Defesa Civil, promoveu com apoio de voluntários e lideranças comunitárias, um mutirão de Combate a Dengue no bairro Daniel Gomes, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para o risco da proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Segundo o coordenador da Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, o trabalho envolveu a realização palestras, além das ações educativas, através de visitas de casa em casa e distribuição de folhetos, culminando com uma grande faxina para a retirada de mais de quarenta sacos de lixo. O material foi levado para reciclagem ou descarte no lixão da cidade.
A presidente da Associação de Moradores do Bairro Daniel Gomes, Maria Luzia de Araújo, Zefa, explica que os moradores foram mobilizados e participaram de forma intensiva das atividades que marcaram o mutirão na comunidade visando a erradicação dos focos do mosquito causador da doença.
Ela ressalta que “as pessoas estão se conscientizando sobre a gravidade do problema e estão contribuindo para que a dengue não seja mais um risco para a vida da comunidade”. Zefa também elogiou a participação e o esforço dos voluntários, em especial dos Agentes de Endemia, que participaram do mutirão, que teve o apoio decisivo da Secretaria de Saúde e do Governo Municipal.

Medidas de combate a dengue:

• Mantenha as caixas d’água sempre fechadas;
• Remova folhas e materiais que possam impedir a passagem da água pelas calhas
● Não deixe a água da chuva acumulada sobre as lajes;
• Lave semanalmente por dentro com escovas e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
• Encha de areia os vasos e pratos com plantas;
• Guarde garrafas destampadas com a abertura pra baixo;
• Não deixe água acumular em pneus, vasos e outros recipientes;

Nenhum comentário:

Postar um comentário