sábado, 12 de novembro de 2011

12 DE NOVEMBRO: ANIVERSÁRIO DO COLÉGIO CISO

CISO: UMA HISTÓRIA DE MUITAS VIVÊNCIAS

O Colégio Estadual Sesquicentenário-CES/CISO tem uma história singular vista às outras unidades de Ensino.Começou em 1973, pelo educador Josué de Souza Brandão, com um sonho de atender crianças e adolescentes carentes da região. Prédio construído com doações da Comunidade e de Empresas que compreendiam o objetivo do fundador.
FACHADA DAS PRIMEIRAS SALAS DE AULA DO CISO
Inicialmente, a Escola era particular, mantida pelo CISO, em celebração de Convênio de Cessão de Salas com a SEC-BA. Como também, mantinha vínculo com os Programas Bolsa Empresa e Salário Educação. Ainda também, parceria com o Governo Municipal. Isto fazia desta unidade escolar a primeira na área da inclusão social: alunos das diversas Redes dividiam espaço em uma mesma sala de aula. Professores de várias Redes também atuavam no mesmo espaço, trazendo a qualidade e Ensino merecido ao aluno carente.
JOSUÉ BRANDÃO

Com o falecimento do gande líder, veio a vulnerabilidade. Alguns pais, incomodados com a vivência coletiva, comunicaram ao MEC que não estariam dispostos a conviver com alunos da Rede Pública. Dessa forma, houve um rompimento: 1992, separou-se a Escola Particular, permanecendo as Redes Muncipal e Estadual juntas; 1993, a Rede Municipal passou a funcionar independente. Dessa forma todas redes receberam uma administração própria, com um diretor.
Até 2004, A Rede Estadual funcionou em Convênio de Cessão de Sala: o CISO dispunha das salas e o Estado mantinha alunos e professores. A partir de 2005, o CISO preferiu realizar outra modalidade de acordo com o Estado; alugou as salas. Neste momento nasceu o Colégio Estadual Sesquicentenário-CES/CISO.
Esta Unidade Escolar é situada à rua Francisco Ferreira da Silva, 76- Fátima, nesta cidade de Itabuna.
fone/fax: 73 3613-9035; e-mail: cesciso@gmail.com; INEP 29304431. IDEB 3.5 e o 1º lugar na clasificação do ENEM( rede pública) em 2009.
Gestores: Genilda Alves Nascimento Melo; Josué de Souza Brandão Júnior; Gilvan Silva Santos; Eugênio de Abreu Júnior;
Escola privilegiada em manter 2.300 alunos da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, com tempos humanos de 10 aos 60 anos. 100 professores e 35 funcionários.
GINÁSIO DE ESPORTES JOSUÉ BRANDÃO COM TRÊS QUADRAS COBERTAS
Quanto a Estrutura física:
O Colégio Estadual Sesquicentenário está instalado em um prédio de construção realizada há mais ou menos 35 anos, o que denominarei de nº 2( de um complexo de 4 prédios) e tem passado por reformas consideráveis nas últimas gestões.
Possui 4 pavimentos, divididos em: 25 salas de aula, 1 sala de professores, 1 de coordenação pedagógica, 1 de articulação de área e estudo dos professores; 1 sala de direção e de vice-direção; 1 sala de vídeo, 1 de digitação/xerografia; 1 sala de inclusão digital; uma sala de leitura, que está sendo estruturada; 1 sala de coordenação de educação física, 18 sanitários para atendimento ao aluno, 1depósito, 1 refeitório onde serve a merenda escolar, 1 área jardinada, 2 pátios que dão acesso as escadas do prédio. Anexo, ao lado direito, se tem a quadra poliesportiva coberta, com 3 áreas. A biblioteca está vinculada ao outro prédio (nº 3), lado esquerdo, funciona em modalidade comunitária, onde atende aos estudantes de todo complexo, das demais modalidades de convênio com o CISO; há ainda à disposição um auditório, com capacidade para 1.200 pessoas sentadas, construído em anexo ao prédio nº 1, onde se efetivam as atividades didático-pedagógicas, inclusivas e de caráter social em geral. Vinculado a este contrato, está também à disposição desta comunidade escolar um parque aquático, com 1 piscina semi-olímpica e uma de iniciação, funcionando no prédio de nº 4; onde também abriga a Secretaria da Escola.
As salas estão dentro do padrão normal estabelecido por lei, mas em virtude do tempo de construção, o prédio já deixa algumas marcas de urgentes mudanças: os corredores ficaram apertados, para o estilo do aluno do século XXI, as salas precisam de maior ventilação, os móveis de sala de aula precisam ser trocados, a parte elétrica está precária. Por se tratar de uma construção de grande porte, são muitas as despesas para limpeza, manutenção e conservação do imóvel e demais áreas adjacentes, mostradas acima, nem sempre há recursos financeiros suficientes para as intervenções necessárias.
A Escola acha-se relativamente equipada para dar consecução às suas atividades educacionais. Aparelhos de televisão e de vídeo/DVD; retro-projetores; datashow; microcomputadores para alunos e professores, com impressoras (usados somente pela administração e professores), duplicadora, para elaboração de atividades pedagógicas, à disposição do professor; scanner; aparelho de som , biblioteca, sala de estudo para os professores; 1 monitor educacional para cada sala de aula. A parte de administração está consideravelmente instalada, com mobiliário e equipamentos adequados ao seu uso. A cozinha conta com os equipamentos necessários para a consecução de suas atividades.

AUDITÓRIO DO CISO
Perfil dos Estudantes:
A clientela do Colégio Estadual Sesquicentenário-CES/CISO não difere muito de outras da escola pública da região. Proveniente da classe baixa, muitos, portadores de benefícios das ações positivas do Governo Federal; pais desempregados, com poucas perspectivas para o futuro, simbolizando poucos sonhos. A imersão de muitos jovens no mundo das drogas tem revelado esta face obscura da nossa comunidade. Diante da situação sócio-econômica, não vêem na escola um meio para ascensão social. Para uns, ir à escola é ter encontro com os amigos, comercializar e ou usar drogas, fato que tem gerado indisciplina, agressão e até depredação do patrimônio; outros ainda vêm para a escola por uma atividade de rotina impulsionada pela lei.
Neste contexto, o número de alunos que procuram os programas de aceleração tem surpreendido, gerando um efeito dominó: menos alunos, menos classes, menos professores lotados; o que tem reduzido o quadro de matricula nesta escola.
Este é o grande desafio da gestão escolar desse século criar estratégias para ressignificar o ensino e deixar claro para a comunidade o papel social da Escola.
A escola mantém um bom relacionamento com a comunidade, via entidade contratada, dispõe de vários espaços físicos que são cedidos para jogos, intercâmbios, seminários, palestras, festivais, casamentos, batizados, entre outros.
PARQUE AQUÁTICO DO CISO COM PISCINA SEMI-OLÍMPICA
Comunidade do Entorno:
Situado numa área residencial de classe média-baixa, próximo de vários pontos comerciais, tendo em sua adjacência os bairros Vila das Dores, Vila da Paz, Califórnia, Parque Boa Vista, Parque Verde,Santa Inês. Nova Califórnia, Monte Cristo.
A instituição foi erigida para atender aos alunos das classes menos favorecidas dos bairros circunvizinhos, sendo estes alunos filhos de comerciantes,funcionários públicos empregadas domésticas ,comerciários entre outros.
FUTSAL: BI CAMPEÃO BAIANO 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário